Na mitologia grega Dolo ou Dólos (em grego Δόλος) era um Daemon, que personificava o ardil, a fraude, o engano, a astúcia, as malícias, as artimanhas e as más ações. Segundo Higino, era filho de Éter e de Gaia ou, segundo Cicero, de Érebo e Nix.
Adônis é um deus que congrega em si elementos de várias origens, mostrando como a religiosidade grega se tornou difundida pela humanidade. Na Psicologia, Adônis foi usado para nomear um complexo, onde o desejo dos jovens e adultos do sexo masculino por manter o corpo perfeito se torna uma obsessão.
Ares era o deus grego da guerra, relacionado diretamente com o aspecto mais violento das batalhas, como o derramamento de sangue. Ares não era um deus popular entre os gregos e era visto como um deus temperamental, embora fosse tido como corajoso.
Hefesto fez parte da religiosidade dos gregos antigos como o deus do fogo, da metalurgia, dos vulcões, dos artesãos, entre outros atributos. Era considerado um habilidoso ferreiro e, por isso, era o patrono dessa profissão na Grécia Antiga, bem como dos escultores e artesãos.
Apolo foi um dos mais importantes deuses da Grécia Antiga, sendo conhecido como deus do Sol, das artes, da música, da profecia, medicina etc. Era filho de Zeus com Leto e era conhecido por sua beleza e por ser um exímio arqueiro. Apolo também tocava lira e foi aquele quem matou a serpente Píton.
Loki é um deus da mitologia nórdica. É um deus da trapaça e da travessura e do fogo, também está ligado à magia e pode assumir a forma que quiser. Ele não pertence aos Aesir, embora viva com eles.
As algea (em grego: Ἄλγεα), na mitologia grega, eram daemones femininos que traziam as tristezas e as lágrimas aos homens. Também referidas no singular, Algos (Ἄλγος), como a daemon da dor, tanto física, quanto mental e emocional.
Tânato ou Tânatos (em grego: Θάνατος, transl.: Thánatos, lit. "morte"), na mitologia grega, era a personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no mundo inferior. Seu nome é transliterado em latim como Thanatus e seu equivalente na mitologia romana é Mors ou Leto (Letum).
Dioniso foi um deus presente na religiosidade grega, sendo o deus do vinho, das festas, da alegria, do teatro etc. Ficou conhecido como o único filho de uma mortal a ser transformado em um deus em toda a mitologia grega. Ele era filho de Zeus com uma princesa chamada Sêmele.
Narciso era filho do deus-rio Cephisus e da ninfa Liriope, e era um jovem de extrema beleza. Porém, à despeito da cobiça que despertava nas ninfas e donzelas, Narciso preferia viver só, pois não havia encontrado ninguém que julgasse merecedora do seu amor.
Adónis, nascido da árvore, era um ser de uma beleza extraordinária. A deusa Afrodite recolheu-o no momento do nascimento e confiou-o a Perséfone, deusa do submundo. Perséfone ficou impressionada com a beleza da criança e, quando Afrodite foi buscá-la, aquela recusou-se a devolver-lha.
Jesus respondeu: — Quem vai me trair é aquele que come no mesmo prato que eu. Pois o Filho do Homem vai morrer da maneira como dizem as Escrituras Sagradas; mas ai daquele que está traindo o Filho do Homem!
Afrodite era considerada pelos gregos antigos a deusa do amor, da beleza, do desejo e da fertilidade. Era vista como o padrão de beleza grego e considerada capaz de seduzir homens e deuses.
Na mitologia grega, Lissa ou Lýssa (em grego Λύσσα) era uma Deusa que personificava a ira, a raiva, a fúria desenfreada, nos animais, a loucura produzida pela raiva.
Oizus (em grego Ὀϊζύς , Oizýs), na mitologia grega, é uma daemon (espírito) que personifica a angústia, miséria e a tristeza. Segundo Hesíodo, é filha de Nix por si mesma, enquanto que Higino e Cícero lhe atribui a paternidade a Érebo.
Como o senhor implacável e invencível da morte, é Hades o deus mais odiado pelos mortais, como registrou Homero (Ilíada 9.158.159). Platão acentua que o medo de falar o seu nome fazia usarem no lugar eufemismos, como Plutão (Crátilo 403a).
Hemera tem uma grande beleza, não tão grande quanto a de Afrodite, mas o suficiente para ser considerada também uma deusa da persuasão e da mentira, que através da astúcia pode manipular com certa facilidade tanto mortais quanto os demais deuses.
A mentira é tão condenável para Deus que é um dos pecados capitais: “Não levantarás falsos testemunhos contra o seu próximo”. No novo Testamento, em João 8:44, Jesus diz que “o diabo é o pai da mentira”. “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai.
Quespisiquis (em grego clássico: Chespisichis), também chamado Consu (Khonsu) ou Quensu (Khensu), é um antigo deus egípcio cujo papel principal está associado à lua. Seu nome significa "viajante" e isto pode referir-se a viagens noturnas da lua no céu.