Os egípcios acreditavam que Hórus era um deus protetor da humanidade, sendo também patrono dos homens jovens e protetor da realeza egípcia. Esse último atributo estabelecia uma ligação muito forte dessa divindade com os faraós egípcios.
Conhecido como Deus Sol, era um dos deuses mais importantes do panteão egípcio, e, em determinado momento da história do Egito, foi considerado de fato o mais importante deles. Nesse período, foi visto como o deus mais poderoso, criador do Universo e aquele que governava os vivos e os mortos.
Descendente direto de Rá (o deus da criação), Osíris é o filho mais velho do casal Geb e Nut. Ele reinou sobre a Terra como o primeiro faraó do Egito. Isso até ser assassinado por seu irmão Set. A partir daí, Osíris virou o deus supremo e o juiz do mundo dos mortos.
Qual é o deus mais importante da mitologia egípcia?
Hórus. Deus dos faraós, dos céus, dos vivos e das famílias, responsável pelo nascimento dos dias, Hórus é filho de Ísis e Osíris. Após o assassinato do pai, Hórus luta pelo trono com o tio Set. É representado com a cabeça de falcão e o corpo de homem.
Anúbis era a divindade egípcia considerada o deus dos mortos e o responsável por guiá-los no além. Ele também era incumbido de proteger os túmulos. Anúbis era um deus egípcio representado com rosto de chacal e conhecido por ser o deus dos mortos e da mumificação.
Acredita-se que ele surgiu no Egito durante o período Pré-Dinástico. Um dos mitos egípcios narra o episódio do assassinato de Osíris por Set e de sua ressurreição por meio de Ísis.
Osíris geralmente era representado com a cor verde, não existe certeza do porquê, mas a maior parte dos egiptólogos acredita que o verde está associado à morte, à cor de cadáveres. Por ser o faraó do submundo, Osíris também era representado sentado em um trono, e, na maioria das vezes, com uma barba faraônica.
Nome da carta: Obelisco, o Atormentador - O último Deus Egípcio dessa lista é Obelisco, que aparece no anime junto com Kaiba. Com 4.000 de ataque, tem um poder de destruição e iniciativa que vencê-lo se torna uma tarefa quase impossível.
Set era o deus das tempestades, do caos e da guerra para os egípcios antigos. Era muito relacionado com o deserto e com os estrangeiros. Era irmão de Osíris e Ísis e casado com Néftis. Assassinou o próprio irmão, pois sentia inveja dele.
Ele foi assassinado pelo seu irmão Seth, o deus do caos, do deserto e da guerra. Ísis e Osíris eram irmãos gêmeos que se apaixonaram ainda no ventre da mãe, a deusa Geb. Juntos governavam o Egito e traziam prosperidade para o povo, pois eram os deuses da fertilidade, magia, da vegetação e da vida após a morte.
Hórus era uma divindade presente na religiosidade egípcia e era visto como o deus dos céus. Era também considerado o mantenedor da ordem, o deus protetor da humanidade, o protetor da realeza e o patrono dos homens jovens. Além disso, os faraós egípcios consideravam a si mesmos como as encarnações desse deus.
Hatshepsut (1479 – 1458 AEC) é a mais conhecida entre as soberanas do Antigo Egipto. Filha de Tutmés I (1520 – 1492 AEC), sobe ao trono como regente de Tutmés III (1458 – 1425 AEC).
Anúbis é um dos deuses egípcios. Ele é uma divindade da mitologia egípcia, antiga religião do Egito. O deus acumula diversas atribuições, como: guiar as almas até o submundo, é embalsamador e assume o papel de deus dos mortos. O nome Anúbis tem origem grega e significa “abridor dos caminhos”.
Este era Amon, deus muito antigo, tão mais quanto Rá, a divindade que havia criado o mundo. Assim, sua existência antecede a criação como foi concebida pelos egípcios. Ele fazia parte da Ogdoada, ou seja, um conjunto de deuses misturados e imersos em um oceano caótico.
Ísis é uma divindade egípcia que tinha papel de destaque na religiosidade egípcia, assumindo um papel de protagonismo por volta do primeiro milênio a.C. Era esposa de Osíris, outro deus muito importante na religiosidade egípcia, e considerada a mãe de todos os faraós, sendo diretamente associada com o trono egípcio.
Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.
No geral, além de Zeus, é claro, Hera, Atena, Poseidon e talvez Apolo são os mais poderosos, e você pode ver na Ilíada o que eles fazem, por que eles deveriam ser mais poderosos que os outros.
Osíris era frequentemente representado como um homem barbado vestido com roupas reais e usando a coroa branca do Baixo Egito ou a coroa atef, símbolo da realeza. Muitas vezes, ele era retratado com a pele verde ou preta, simbolizando sua ligação com a vegetação e a fertilidade.