O termo Kali significa "a negra", porque sua pele era escura. Seu culto está ligado ao culto das Madonas Negras e os festejos da santa ocorrem no dia 24 de maio com procissão e banhos no mar.
Com o tempo, Kali foi adorada por movimentos devocionais e seitas tântricas como a Mãe Divina, Mãe do Universo, Adi Shakti ou Parvati. As seitas Shakta Hindu e Tântrica também a adoram como a realidade suprema ou Brahman. Ela também é vista como a protetora divina e aquela que concede moksha ou liberação.
Altar e Banho de Santa Sara Kali por Márcia Fernandes
Como Kali nasceu?
A deusa nasceu da testa de Durga, enquanto ela estava em uma batalha contra um demônio. Kali faz um alerta sobre os encerramentos dos ciclos da vida, como a morte, términos e perdas.
O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 2006, por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da identidade cultural brasileira. A escolha da data deve-se ao fato de o dia 24 de maio ser dedicado à Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.
Faça um altar dedicado a Kali (lugar perfeito para entoar os mantras e meditar na imagem da Deusa) para criar uma representação do que ela significa para você. Algumas coisas que você pode incluir: Uma imagem da Kali. Símbolos de tudo aquilo que você está preparado para desapegar.
Simpatias para Santa Sara e os ciganos espirituais
Pode se colocar algumas frutas e flores coloridas, um cálice com água e algumas moedas de uma maneira que fique bem bonito em seu altar. Junto da vela, peça que atraia a prosperidade para sua vida e sua casa.
Como fazer: Em uma noite de Lua Crescente, acenda a vela para Santa Sara Kali em um lugar tranquilo onde ninguém irá te interromper e faça uma oração pedindo que ela envie o amor verdadeiro para sua vida, visualizando a felicidade, harmonia e união entre vocês. Agradeça por sua ajuda quando o amor chegar até você.
A relação entre o quartzo rosa — conhecido como a pedra do amor incondicional, cura emocional e paz interior — e Santa Sara Kali é fundamentada no simbolismo e nas tradições espirituais que cercam ambos.
Os povos ciganos são errantes por natureza e vagam pelo mundo desde a Idade Média. Conta-se que eles são descendentes das populações que habitavam os atuais territórios da Índia e do Paquistão e que foram obrigados a emigrar para o ocidente, atravessando rios, florestas e reinos inimigos entre si.
Vela branca, é ideal para fazer uma limpeza espiritual e pedir pela nossa saúde e paz. É dia de vela verde e promove a fertilidade, o sucesso, a prosperidade e a abundância. Vela vermelha para pedir coragem, paixão e poder. Vela roxa, é um ótimo dia para afastar o mau-olhado e pedir proteção.
sábado, 08 de abril de 2023 - domingo, 09 de abril de 2023. O Dia Internacional do Povo Cigano é celebrado desde que foi assim eleito, na Inglaterra, em 1971, durante o I Encontro Internacional de Ciganos.
Além disso, Kali representa a natureza e a essência do ser. Ela é uma forma da deusa Parvati e é frequentemente vista em pé sobre o corpo de Shiva, seu marido, simbolizando sua função na renovação e transformação do mundo.
Tem 30 anos e conta que começou a cantar com apenas nove. Aos 11 anos, Kally já tinha gravado seu primeiro DVD. Ela fez parte das bandas Forró Safado e Santropê e, atualmente, é vocalista do grupo Cavaleiros do Forró.
Rápidos em palavras e em suas lides no templo, devotos da deusa Kali como que intercalam pequenas pausas em seus afazeres quando depositam ofertas como flores aos pés das murtis, em seus altares. Antes de serem entregues, essas ofertas são aproximadas do corpo – dos sentimentos e pensamentos – de quem faz a devoção.