A resposta da AMD para o DLSS 3 finalmente chegou na forma do AMD FSR 3, com sua própria tecnologia de geração de quadros. Ao contrário do recurso da Nvidia, este é compatível até com placas de vídeo de marcas concorrentes, mas será que vale a pena usar?
Com base nos resultados do teste do Hardware Unboxed, fica claro que o DLSS da Nvidia supera o FSR da AMD em quase todos os aspectos, oferecendo uma qualidade de imagem superior e um desempenho notavelmente melhor em resoluções mais baixas, como Quad HD.
O FSR oferece taxas de frames excepcionais em jogos compatíveis e aumenta o desempenho quando efeitos exigentes, como o traçado de raios, estão ativados.
Vale a pena usar o AMD FSR 3 com geração de frames ao invés do DLSS em GPUs Nvidia? A resposta da AMD para o DLSS 3 finalmente chegou na forma do AMD FSR 3, com sua própria tecnologia de geração de quadros.
AMD FSR3 - TESTES COMPLETOS do concorrente do NVIDIA DLSS3
Qual o Ray Tracing da AMD?
Enquanto vimos o Ray Tracing na AMD apenas em 2020, com as placas de vídeo RDNA 2 (Radeon RX 6000), por exemplo, a NVIDIA já vinha usando o recurso desde 2018 – com suas GPUs da linha GeForce RTX 20.
O AMD FidelityFX Super Resolution (FSR)1 usa tecnologias de ponta de upscaling aberto e geração de quadros para ajudar a aumentar suas taxas de frames em jogos2 compatíveis e oferecer jogos incríveis de alta qualidade e alto desempenho em praticamente qualquer hardware.
Isso é o equivalente à RTX 20 e GTX 10, respectivamente. A chegada do FSR3 chega após quase um ano depois de seu anúncio oficial, que ocorreu durante o mês de novembro de 2022.
Em termos de drivers e suporte de software, Nvidia ainda é a escolha principal para quem busca estabilidade e suporte profissional, enquanto a AMD oferece um custo-benefício competitivo com constante evolução de seus recursos.
O DLSS Super Resolution aumenta o desempenho de todas as placas de vídeo GeForce RTX usando AI para criar frames de resolução mais alta a partir de uma resolução mais baixa.
Navegue até a pasta de instalação do jogo em questão, então procure por *dlss. dll ... o arquivo específico é nvngx_dlss. dll. Se você passar o ponteiro do mouse sobre o arquivo, ele mostrará o número da versão.
Com 12GB de memória GDDR6, DLSS (Deep Learning Super Sampling) e capacidade de Ray Tracing, a Superframe EPIC 2X oferece uma experiência visual excepcional para gamers, criadores de conteúdo e profissionais de design.
A tecnologia é exclusiva das placas de vídeo da Nvidia que possuem Tensor Cores, disponíveis nas séries GeForce RTX 20, GeForce RTX 30 e GeForce RTX 40.
Em termos de desempenho, FSR e DLSS apresentam resultados equivalentes. Por exemplo, no jogo Forza Horizon, um teste mostrou que a RTX 3080 produzia FPS similares com ambas as tecnologias. Em 4K, o preset de qualidade do DLSS era apenas cerca de 2% mais rápido do que o FSR.
O upscaling é uma técnica que consiste em adaptar um conteúdo de resolução menor para uma tela de resolução maior. Isso acontece quando você assiste a um vídeo no YouTube que foi gravado em 1080p, mas está sendo exibido em uma televisão grande com resolução 4K, como se a imagem estivesse sendo esticada.
Para usar o Radeon Super Resolution, o processo é simples. Basta ter qualquer placa de vídeo Radeon RX 5500 da AMD ou algum modelo mais recente que esse. GPUs de outras marcas não são compatíveis, assim como placas mais velhas, que geralmente não são recomendadas para jogar.
Em geral, a AMD Radeon RX 5700 XT tem um desempenho muito próximo ou ligeiramente superior em jogos quando comparada à NVIDIA GeForce RTX 3060. No entanto, a diferença de desempenho pode variar de jogo para jogo.
As placas de vídeo AMD Radeon RX Série 7000 apresentam unidades de computação avançadas AMD RDNA 3, com aceleradores de traçado de raios da segunda geração e novos aceleradores de IA para oferecer um desempenho extraordinário e maximizar a fidelidade gráfica.