Os efeitos colaterais mais comuns associados ao uso de sertralina incluem náuseas, vômitos, diarreia e perda de apetite. Esses sintomas podem afetar o bem-estar geral e a qualidade de vida dos adolescentes em tratamento (Souza et al., 2022).
Como a pessoa se sente depois de tomar sertralina?
Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.
A sertralina pode ocasionar midríase (dilatação da pupila) e deve ser usado com cuidado em pacientes com glaucoma de ângulo fechado ou história de glaucoma. Esta dilatação pode resultar em aumento da pressão intraocular e glaucoma de ângulo fechado, especialmente em pacientes pré-dispostos.
Alerta sobre a Sertralina: Cuidados e Efeitos Colaterais | Dr. Tontura e Dra. Maria Fernanda
O que a sertralina faz na mente?
Ao elevar a quantidade de serotonina disponível nos circuitos cerebrais, a sertralina ajuda a restaurar o equilíbrio químico do cérebro. Assim, o medicamento trabalha para melhorar o equilíbrio emocional, ajudando a reduzir os sintomas dos problemas para os quais é indicado.
A Sertralina, como um medicamento antidepressivo, funciona para o estresse, mas tem que ser de uma maneira contínua, para um uso prolongado, pois o tempo terapêutico de uso é de 09 a 12 meses, não só para aliviar um sintoma, é para ela ter um efeito verdadeiramente terapêutico, é um uso prolongado.
O que pode acontecer nos primeiros dias tomando sertralina?
É bem comum nos primeiros dias de uso da sertralina aparecerem efeitos colaterais como piora da ansiedade, tremores, náuseas, alterações de sono, entre outros. De forma geral eles desaparecem após a primeira semana de uso.
A Sertralina tem ótima eficacia quando o paciente se adapta a medicação. Contudo, a depressão deve ser tratada com psicoterapia simultânea ao medicamento. Pois, na maioria das vezes a causa não e orgânica. Em geral, os efeitos terapêuticos da sertralina levam cerca de 15 dias para aparecerem.
Quais as contraindicações do Cloridrato de Sertralina? Cloridrato de Sertralina é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida à sertralina ou a outros componentes da fórmula. O uso concomitante de Cloridrato de Sertralina em pacientes utilizando inibidores da monoaminoxidase (IMAO) é contraindicado.
Esse medicamento não possui indicação para tratar o emagrecimento. Mas ele pode ser útil nos casos de transtorno da compulsão alimentar periódica e também nos quadros de ansiedade relacionada ao maior consumo de alimentos.
Isso porque nosso intestino é rico em receptores serotoninérgicos, que "respondem" ao aumento da serotonina ocasionado pelo remédio, com os efeitos colaterais principalmente de náuseas e diarreia. Entretanto, algumas pessoas podem ter uma sensibilidade aumentada para esses efeitos.
Quanto tempo dura o efeito da sertralina no corpo?
A Sertralina, um tipo de antidepressivo, normalmente leva em torno de 5 a 6 dias para ser completamente eliminada do corpo após a última dose, considerando sua meia-vida de aproximadamente 24 a 26 horas. Este período pode variar um pouco de acordo com fatores individuais como metabolismo e saúde hepática e renal.
Os antidepressivos da classe dos inibidores da recaptação da serotonina, como a sertralina, podem causar um discreto aumento da ansiedade no início do tratamento, fazendo com que fique mais dificil de conciliar o sono.
No transtorno depressivo maior, a sertralina ajuda a aliviar os sintomas de tristeza persistente, perda de interesse e energia reduzida. Já para a ansiedade social, reduz o medo excessivo de situações sociais e melhora a capacidade de interagir com os outros.
a sertralina pode, sim, causar alterações intestinais em alguns pacientes, desde constipação, empachamento até diarréia. O primeiro passo seria tentar alterações na dieta, aumentar a ingesta de água e atividade física. Em alguns casos, é necessário mudar a medicação.
A Sertralina, bem como outros antidepressivos, pode sim provocar a chamada Síndrome Amotivacional, com sintomas de redução do tônus e modulação afetiva, fazendo com que a pessoa fique menos responsiva aos estímulos de seu ambiente.
Quando você voltou a tomar a sertralina regularmente após um período de uso irregular, seu corpo pode estar se ajustando novamente ao medicamento, o que pode causar sintomas como ansiedade aumentada, sudorese e dificuldades para dormir.
Quais os males que a sertralina pode causar a longo prazo?
Os estudos na literatura médica mostram que o uso por longos períodos da sertralina podem causar queda de cabelo e disfunções sexuais, como diminuição do desejo sexual ou ausência de ejaculação. Também, a longa data, podem causar algumas alterações metabólicas, como ganho de peso e as repercussões disso no corpo.
Um dos efeitos colaterais da Setralina é a sonolência e o cansaço. O período de adaptação dela é de quinze dias. É preciso conversar com o seu médico para ver o melhor horário para toma-la. Normalmente a sertralina é tomada pela manhã, e é comum a sonolência durante o dia no começo.
O que acontece se eu parar de tomar sertralina de uma vez?
A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...