O que é o evento R-4000 da EFD-Reinf?
O que é a série R-4000 da EFD-REINF? A série R-4000 tem a responsabilidade de levar para o REINF todas as retenções dos impostos, como PIS, COFINS, IRRF e CSSL. Todas essas informações serão levadas para o REINF e de lá para a DCTFWeb.O que é evento R4000?
R-4010: PAGAMENTOS/CRÉDITOS A PESSOA FÍSICASerão enviadas neste evento, as informações referentes a pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa efetuado por fonte pagadora pessoa física ou jurídica a beneficiário pessoa física, mesmo sem retenção de imposto de renda, nos casos previstos na legislação.
O que é a série R-4000?
A série R-4000 trata das retenções na fonte referentes a IR, PIS/Pasep, Cofins e CSLL incidentes sobre os pagamentos diversos efetuados a pessoas físicas e jurídicas. Com isso, a EFD-Reinf, que atualmente trata apenas das contribuições previdenciárias, passará a contemplar todas as retenções do contribuinte.O que vai no evento 4000?
Os registros da Série R-4000 do REINF se referem a retenção do IR, CSLL, COFINS e PIS. Esses eventos vão substituir tudo que é declarado na DIRF (informações) e DCTF (pagamento).EFD-Reinf Série 4000 - Introdução - EFD-Reinf 2024 - Aula 04 - Prof Eduardo Tanaka
Quem está obrigado ao R4000?
Conforme IN Nº 2043/2023, estão obrigados ao R-4000 todas as pessoas físicas e jurídicas relacionadas no art. 2º da IN Nº 1990/2020.O que declarar na EFD Reinf R4000?
A EFD-Reinf receberá informações sobre pagamentos de pessoa física, na situação em que não há relação com o trabalho, mesmo sem vínculo empregatício. Nesse caso a informação deverá ser prestada através do evento R-4010 – Retenções na Fonte – Pessoa Física.Quem preencher a série R-4000 na EFD Reinf vai precisar entregar a DIRF 2024?
Quem deve informar eventos R-4000 na EFD-Reinf? Estão obrigados a declarar a série de eventos R-4000 as mesmas pessoas físicas ou jurídicas que estão obrigadas a entregar a DIRF.Precisa enviar reinf sem movimento em janeiro de 2024?
Empresas sem movimento, não precisam enviar nenhuma informação para a EFD-Reinf.O que informar na Reinf 2024?
O que muda na EFD-Reinf 2024Nesta data, ela será responsável pela apuração de: Imposto de renda retido na fonte (IRRF) sobre serviços contratados; Contribuições sociais retidas na fonte (PIS, COFINS e CSLL) sobre pagamentos feitos; Outras situações específicas, como o IRRF sobre aluguéis pagos a pessoas físicas.
É obrigatório enviar reinf sem movimento?
Não é necessário enviar a EFD REINF quando não houver movimento, conforme Art. 4º da IN RFB Nº 2.043/2021, na ausência de fatos a serem informados, os sujeitos passivos estão dispensados da apresentação da EFD REINF para o período correspondente.Como fazer EFD Reinf 4000?
Para isso, siga o passo a passo:
- Acesse o sistema Fiscal e clique na aba Cadastros - Empresas;
- Abra o Cadastro da Empresa e clique na aba Área Federal - SPED REINF;
- Marque a opção Enviar para SPED-Reinf;
- Automaticamente será preenchido os campos Início de Obrigatoriedade, Situação e Ambiente.
Tem multa para retificar a reinf?
Erros podem resultar em penalidades financeiras”, alerta Ângela. A não realização ou o atraso na entrega da EFD-Reinf deve resultar em multa de 2% ao mês ou fração, calculada com base no montante declarado. Será cobrado R$20,00 para cada conjunto de 10 dados com imprecisões ou omissões.Quem deve enviar o evento R-4020?
Quando será gerado o evento R-4020 no SPED REINFEstarão sujeitas ao envio do R-4020 as pessoas físicas e jurídicas que tomarem serviços de pessoa jurídica, independentemente de existir ou não retenções, conforme previsto na legislação.
Como enviar o evento R4000 no domínio?
1 - Acesse o menu Relatórios > Informativos > Federais > EFD-Reinf > Enviar Arquivos; 2 - Informe a Competência e clique em [Relatório conferência]; Você também pode utilizar um relatório personalizado para conferência das informações da série R-4000, para isso clique aqui!Precisa enviar DCTFWeb sem movimento em 2024?
Mudanças na obrigatoriedade da entrega da DCTF Web para empresas sem movimento começam a valer a partir de janeiro de 2023.Quais tributos integram o grupo R4000?
Em resumo os eventos R-2000 são referentes as retenções de contribuição previdenciária. Já os eventos R-4000 serão as retenções dos impostos federais PIS/PASEP, COFINS, CSLL o início do envio será a partir do dia 21/09/2023 com os dados desde 01/09/2023.Quando começa a obrigatoriedade do preenchimento da série R-4000 na EFD Reinf?
Quando começa a obrigatoriedade do preenchimento da série R-4000 na EFD-Reinf? Essa nova obrigatoriedade foi prorrogada no dia 01 de março de 2023. O começo estava previsto para 21 de março de 2023 (para fatos geradores ocorridos a partir de 1º de março de 2023).Qual o prazo para entrega da Reinf 2024?
Data de apresentação: data em que se encerra o prazo legal para apresentação das principais declarações, demonstrativos e documentos exigidos pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil sem a incidência de multa.O que informar no evento R 4000?
O R-4000 é um evento da EFD-Reinf que informa à Receita Federal as informações gerais da empresa que realiza retenções de impostos federais. Todas as empresas que realizem retenções de impostos federais estão obrigadas a declarar os eventos da série R-4000.É preciso informar no mínimo 1 item para pagamento do Reinf?
Os contribuintes que não tiverem fatos a serem informados no período de apuração, não precisam enviar a EFD-Reinf. Isso significa que não há EFD-Reinf sem movimento (art. 4º da Instrução Normativa RFB nº 2.043/2021).Quem usa máquina de cartão de crédito está obrigado a entregar a EFD Reinf?
Quem usa máquina de cartão de crédito estará obrigado a entregar a EFD-Reinf, com exceção dos MEIs. Assim como na DIRF, empresas que recebem pagamentos via máquina de cartão de crédito também estarão obrigados a entregar a EFD-Reinf, com exceção dos MEIs.Como fazer reinf 4000?
Como gerar o R-4000 do EFD REINF?
- Nos Parâmetros da empresa possuir um dos impostos 16-IRRF e/ou 63-IRRF APF;
- No cadastro dos impostos 16-IRRF e/ou 63-IRRF APF for definido a Natureza de Rendimento que posteriormente deve ser indicado no cadastro do Cliente/Fornecedor ou no Acumulador;
Precisa enviar Reinf Zerada?
De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 2043/2021, da Receita Federal, todas as empresas que não geraram fatos a serem informados no período apurado, classificadas como “sem movimento”, não precisam enviar a EFD-Reinf.Quem está dispensado da entrega da Reinf?
Quem não precisa enviar a EFD ReinfImportante ressaltar que, os contribuintes que não tiveram fato gerador, retenções, ou qualquer outra informação no período, nessa situação não precisam enviar o evento R-1000 e nenhum outro evento da EFD Reinf.