Nicodemos, figura do Evangelho de João Fascinado pela sua pessoa, Nicodemos vai até Jesus, à noite, para não ser visto, e o interrogou sobre a natureza da sua missão. Jesus responde-lhe que “para fazer parte do Reino de Deus era preciso renascer, mas espiritualmente”.
Nicodemus Pessoa faleceu no dia 22 de novembro de 2008, aos 71 anos, em decorrência de complicações renais. O corpo foi enterrado no Mausoléu dos Jornalistas, no Cemitério São Paulo.
O The Chosen mostra Nicodemos como alguém procurado pelos romanos para que a ordem fosse mantida, provalvelmente, no contexto de Jesus, o comandante do Templo é que teria essa função. Quase como um ministro da defesa em nossa Democracia.
Tanto é que sua esposa, Sara, ri quando lhe é dito que ela ainda teria um filho depois de velha. Nicodemos, da mesma forma, também era velho demais para nascer de novo e voltar para a barriga da sua mãe.
“Escolhemos o nome Lilith por causa de sua associação com mitologias demoníacas judaicas. Também porque a palavra hebraica 'lilit' tem associações com noite e escuridão, e queríamos retratar Maria como alguém que estava presa na escuridão espiritual, separada de Deus, de si mesma e dos outros”, diz o roteirista.
A História De Nicodemos - A Conversão De Um Sabio - Ele Teve Que Nascer De Novo .
Como foi a morte de Mateus na Bíblia?
Depois da morte e ressurreição de Jesus, os apóstolos espalharam-se pelo mundo e Mateus foi para a Arábia e a Pérsia para evangelizar aqueles povos. Porém foi vítima de uma grande perseguição por parte dos sacerdotes locais, que mandaram arrancar-lhe os olhos e o encarceraram para depois ser sacrificado aos deuses.
Nicodemos, de acordo com o missionário, buscava resposta para suas dúvidas, que poderiam estar gerando uma crise em seu interior. “Seu elogio ou bajulação não impressionou Jesus, que mostrou a ele a necessidade de nascer de novo para chegar ao Céu (João 3:3).
Saiu ao encontro daquele homem ao qual chamavam de filho de Deus. Dispôs-se a receber algo novo mesmo que isso pudesse derrubar toda uma vida de religiosidade. Em suma, Nicodemos preferiu perder sua vida... para achá-la em Cristo.
Nicodemos pertencia a um grupo de judeus chamado de fariseus. Ele era também um príncipe dos judeus. Muitos fariseus não acreditavam que Jesus Cristo tivesse sido enviado pelo Pai Celestial. Mas Nicodemos acreditava, por causa dos milagres que Jesus fazia.
O que podemos aprender com a história de Nicodemos?
Este evangelho, em pleno período de Páscoa, nos ensina que quando o coração está mergulhado na luz, mesmo se ao nosso redor a escuridão nos dá medo, não tememos a impopularidade e as possíveis consequências de uma busca corajosa por valores diferentes daqueles que a sociedade procura nos ensinar.
Nicodemos pergunta ainda: “Como pode acontecer isso?” Jesus, por sua parte, admira-se: “Tu és Mestre em Israel e não compreendes estas coisas?” Nesse momento, Jesus revela algo do mistério de Deus e de sua própria missão no meio dos homens: “Deus amou tanto o mundo que lhe entregou seu Filho único”.
"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.
Nicodemos pertencia à casta dos fariseus, ordem religiosa e política caracterizada pela intolerância, pelo apego às leis moisaicas e pelas manifestações de culto externo.
Nicodemos, fariseu, doutor da Lei e príncipe dos Judeus, era uma figura presente apenas no Evangelho de João. Encontramo-lo, pela primeira vez, quando Jesus chegou a Jerusalém. Fascinado pela sua pessoa, Nicodemos vai até Jesus, à noite, para não ser visto, e o interrogou sobre a natureza da sua missão.
Yoshi Barrigas, que havia sido o intérprete do discípulo Filipe nas duas temporadas anteriores, foi substituído pelo ator Reza Diakos. E agora, finalmente, Barrigas revelou o verdadeiro motivo por trás dessa mudança.
Cristã, Lara Silva conta que fez teste para interpretar Maria Madalena na série de Dallas Jenkins e credita a Deus a conquista de seu papel em The Chosen.
Em entrevista, o diretor Dallas Jenkins explicou que o ator precisou deixar as gravações para se dedicar a uma emergência familiar, que envolvia questões de saúde. Na ocasião, o criador da série apresentou Abe Martell, interprete que segue com o personagem até o momento.
A série The Chosen, que traz a história de Jesus, tem a representação do discípulo Mateus como autista, interpretado pelo ator Paras Patel. O criador, diretor e roteirista da série, Dallas Jenkins, tem uma filha autista e, por isso, quis retratar Mateus.
Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”
Todos os apóstolos, por exemplo, eram casados, e nos textos sagrados nunca se fala de suas mulheres e filhos. Só uma vez se nomeia de passagem a sogra de Pedro, a quem Jesus curou de uma doença.