Qual o foco da pesquisa etnográfica?
A Etnografia (pesquisa etnográfica) é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.Qual o objetivo principal da etnografia?
Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.Qual é o conceito de etnografia?
A etnografia estuda preponderantemente os padrões mais previsíveis das percepções e comportamento manifestos em sua rotina diária dos sujeitos estudados. Estuda ainda os fatos e eventos menos previsíveis ou manifestados particularmente em determinado contexto interativo entre as pessoas ou grupos.Quais os 2 tipos de etnografia?
Deste modo, a fonte principal do conhecimento obtido por métodos etnográficos são os dados provenientes de situações naturais e não experimentais. Há dois tipos de etnografia: passiva e ativa.Etnografia | Coleta de Dados
Qual a característica da etnografia?
A Etnografia é um processo guiado preponderantemente pelo senso questionador do etnógrafo. Deste modo, a utilização de técnicas e procedimentos etnográficos, não segue padrões rígidos ou pré- determinados, mas sim, o senso que o etnógrafo desenvolve a partir do trabalho de campo no contexto social da pesquisa.Quais são os três principais grupos etnográficos?
CONSIDERA-SE QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA FOI CONSTITUÍDA, AO LONGO DE CINCO SÉCULOS, POR TRÊS PRINCIPAIS GRUPOS ÉTNICOS: O INDÍGENA, O NEGRO AFRICANO E O BRANCO EUROPEU.Como se usa etnografia?
Na etnografia, o pesquisador reúne o que está disponível, o que é normal, o que é que as pessoas fazem, o que dizem e como trabalham. A etnografia também pode ser usada em outras estruturas metodológicas, por exemplo, um programa de estudo de pesquisa-ação onde um dos objetivos é mudar e melhorar a situação.Quem é o pai da etnografia?
O chamado pai-fundador da etnografia, Malinowski, a partir dos anos vinte, preconizou que apenas pela "observação participante" seria possível ao pesquisador conhecer o outro em profundidade e, por meio de tal conhecimento, superar os pressupostos evolutivos e o etnocentrismo (visão pela qual o homem branco europeu ...O que o etnólogo estuda?
Etnologia é o estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia, no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas e das civilizações.O que é o método etnográfico?
O método etnográfico tem a finalidade de desvendar a realidade através de uma perspectiva cultural (SEGOVIA HERRERA, 1988).O que é uma análise etnográfica?
A Pesquisa Etnografica/Análise Contextual é uma forma de pesquisa qualitativa que inclui descrições de pessoas, lugares, idiomas, eventos e produtos.Qual o método mais frequente utilizado na etnografia?
A observação participante é a principal ferramenta de análise etnográfica.O que é teoria etnográfica?
Uma teoria etnográfica procede um pouco à moda do pensamento selvagem: emprega os elementos muito concretos coletados no trabalho de campo – e por outros meios –a fim de articulá-los em proposições um pouco mais abstratas, capazes de conferir inteligibilidade aos acontecimentos e ao mundo.Quem criou o conceito de etnografia?
Entretanto, o primeiro a formular a etnografia como método foi Bronislaw Malinowski, bem mais tarde, na referida introdução dos Argonautas (1922).Quais são as características de uma pesquisa do tipo etnográfica?
Este tipo de pesquisa tem ainda a característica de considerar as pessoas, seus ambientes e relações socioculturais, experiências de vida, etc.Qual o objetivo da etnografia?
E aqui chegamos em um dos principais pontos relacionados à etnografia: a pesquisa etnográfica tem como foco entender a cultura de comunidades e grupos sociais. (Nota que estudar a cultura envolve um exame aprofundado dos comportamentos, costumes, crenças, entre outras coisas compartilhadas dentro daquela comunidade).Qual é a teoria de Malinowski?
O desenvolvimento da teoria do funcionalismo psicológico de Malinowski estava intimamente ligado ao seu foco na importância do trabalho de campo: o antropólogo deve, através da observação empírica, investigar as funções dos costumes observados no presente.Por que a etnografia é importante?
Resumo: A etnografia é uma metodologia emprestada da Antropologia Cultural que tem ajudado pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento a entender outras culturas. Dando voz aos habitantes do local da pesquisa ela busca compreender, através da visão de mundo deles e de suas experiências.Qual é o foco principal da etnografia nesse contexto?
Na verdade, a palavra etnografia significa a "escrita da cultura". O principal objetivo dessa metodologia é ver o mundo através dos olhos dos membros da cultura que se está pesquisando, além de explicar as atividades em que estes se engajam por períodos de tempo significativos.Como se faz uma pesquisa etnográfica?
É através da coleta de dados e das observações ao longo do período da pesquisa que se define as características etnográficas da população. Dentre outras técnicas, usa-se grupos focais e entrevistas com profundidade. A pesquisa etnográfica é uma pesquisa holística. Ou seja: analisa diversos fatores de um mesmo fenômeno.Qual é a maior etnia do mundo?
Essa diversidade está presente desde a linguagem e vestes típicas, passando pela comida e envolvendo tradições. O grupo étnico Han (汉) é o maior, representando 92% da população total, cerca de 1,1 bilhão. Isso faz deles a etnia mais populosa do planeta. Os Han podem ser encontrados em quase todas as partes da China.Qual é a maior etnia do Brasil?
Ou seja, quando questionada, a pessoa pode se declarar como preta, parda, branca, amarela ou indígena. De acordo com os resultados do Censo 2022, pela primeira vez, desde 1991, a maior parte da população brasileira (45,3%) se declarou como parda; o equivalente a cerca de 92,1 milhões de pessoas.Qual a etnia do povo brasileiro?
ETNIAS NO BRASIL (COR OU RAÇA)
- pardos: 43,1%*
- brancos: 47,7%*
- negros: 7,6%**
- indígenas: 0,4%*
- amarelos: 1,1%*