Paulo escreveu aos membros da Igreja em Corinto para ajudá-los com suas dúvidas e seus problemas e fortalecer os conversos que tinham dificuldades para abandonar suas antigas crenças e práticas.
Ele escreveu para ajudar os membros da Igreja em Corinto com suas dúvidas e seus problemas, assim como para fortalecer os conversos que tinham dificuldades em abandonar suas crenças e práticas antigas.
Em geral, o texto de 2 Coríntios revela diversos propósitos dessa carta: Expressar gratidão e fortalecer os santos que tinham agido favoravelmente à sua carta anterior. Alertá-los de falsos mestres que corromperam as doutrinas puras de Cristo.
1 Coríntios contém uma discussão franca sobre a Igreja e as questões que impactaram pessoas reais no primeiro século. A igreja de Corinto foi corroída com o pecado em uma variedade de frentes, então Paulo forneceu um modelo importante para a forma como a igreja deveria lidar com o problema de pecados em seu meio.
Em geral, o texto de 2 Coríntios revela os vários propósitos pelos quais a epístola foi escrita: A fim de fortalecer e expressar gratidão aos membros da Igreja que haviam recebido bem sua carta anterior. A fim de alertá-los sobre os falsos mestres que corrompiam as puras doutrinas de Cristo.
A Segunda Carta aos Coríntios nos ensina que o ministério cristão genuíno é caracterizado pela “santidade e sinceridade de Deus” (2 Co 1:12), que os oficiais da igreja não são autossuficientes (2 Co 3:5) e que o ministério é mais morrer para si mesmo do que se autopromover (2 Co 4:11-12).
Onde Paulo estava quando escreveu a carta aos Coríntios?
Quando e onde ele foi escrito? Paulo escreveu a epístola conhecida como 1 Coríntios perto do final de sua visita de três anos a Éfeso (durante sua terceira missão), que provavelmente terminou em algum momento entre 55 e 56 d.C. (ver Atos 19:10; 20:31; Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”).
A igreja tinha todas estas divisões e além disso tinha problemas de ordem doutrinária. Um grupo não aceitava a ressurreição dos mortos (cap. 15). Havia um espírito faccioso naquela igreja; existiam problemas com respeito à doutrina da liberdade cristã ( 10:28).
Cidade da Grécia, cheia de pecado e corrupção, destruída pelos romanos em 146 a.C. e reconstruída em 46 d.C. "Coríntio" era sinônimo de "imoral", "depravado". Em Corinto havia um templo dedicado ao culto de Afrodite, deusa do amor.
1Co 1.4-7 Sempre dou graças ao meu Deus por vocês, por causa da graça que dele receberam em Cristo Jesus. Pois por meio dele vocês foram enriquecidos em tudo, isto é, em toda a palavra e em todo o conhecimento, segundo o testemunho de Cristo que foi confirmado entre vocês.
A primeira carta aos coríntios ensina, adverte e até repreende quanto a vários problemas e questões que se levantaram na igreja. Desde que o ensinamento de Paulo era o mesmo em todas as igrejas (4:17), ele endereçava a carta tanto à igreja de Deus em Corinto como àqueles que invocam o Senhor em todos os lugares (1:2).
Diz a história que havia, no templo da deusa Afrodite, mil sacerdotisas que, aos finais de tarde, desciam até a cidade e vendiam seus corpos, cultuando, dessa maneira, o sexo. Em Corinto, havia, aproximadamente, 250 mil habitantes. A cidade era conhecida pela sua luxúria e por sediar os Jogos Ístmicos.
O apóstolo Paulo fez três viagens como missionário do Reino de Deus, passando por Corinto em todas elas, sendo que a primeira foi no ano 50, a segunda no ano 55 e a terceira no ano 56.
Os coríntios eram maloqueiros e sofredores da Grécia Antiga (graças a Zeus). Mas isso só ocorreu a partir do cerco romano à cidade de Corinto, em 146 a.C. – antes disso, eram prósperos e rivalizaram com Atenas e Esparta.
Meditar nas cartas do apóstolo Paulo é extrair delas grandes ensinamentos para uma vida de retidão e perseverança no Senhor; é trazer para si mesmo o valor de viver os padrões daquilo que Deus deseja para cada um de nós; é entrar na história do tempo dele e nos fartar de um conteúdo saudável.
Os estudiosos da Bíblia concordam que ela foi escrita pelo apóstolo Paulo aos romanos para explicar como a salvação é oferecida por meio do Evangelho de Jesus Cristo. É a primeira e a mais longa das Epístolas Paulinas, e é considerada a epístola com o "mais importante legado teológico".
Um dos membros da Igreja em Corinto tinha se envolvido em pecado sexual com sua madrasta.) De acordo com o versículo 2, o que Paulo aconselhou os líderes da Igreja a fazerem com essa pessoa? (Explique-lhes que a frase “dentre vós tirado”, no versículo 2, significa que o pecador deve ser excomungado da Igreja.)
28 E a uns pôs Deus na igreja; primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro, mestres; depois, milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Paulo escreveu 2 Coríntios em um momento vulnerável de sua vida. Ele ouvira que a igreja de Corinto estava em dificuldades e procurou tomar medidas para preservar a unidade do corpo local de crentes.
Apolo era um servo de Deus, eloquente e poderoso nas escrituras (Atos 18:24–28). Ele ministrou na cidade de Corinto depois da partida de Paulo para a Síria (em Atos 18:18 até Atos 19:1). Era natural de Alexandria, Egito, um eficaz expositor das sagradas escrituras, e um fluente orador (Atos 18:28).
Havia muitas divisões dentro da comunidade. Uma das finalidades da Carta era acabar com os partidarismos que havia na comunidade em torno de pregadores. E a Carta foi escrita em Éfeso por volta de 55/56 d.C., em sua terceira viagem missionária.
Quais os principais problemas enfrentados pela igreja de Corinto?
Falavam em línguas e profetizavam, mas não eram fieis ao Senhor! Tinham brigas feias entre si, praticavam discriminação socioeconômica na igreja, ensinavam doutrinas distorcidas, esqueciam-se dos seus papeis no serviço a Deus e até negavam a ressurreição de Jesus Cristo! Muitos hoje erram da mesma maneira.
O que estava acontecendo na igreja de Corinto na Santa Ceia?
Para o apóstolo, uma comunidade dividida podia até banquetear-se, mas não se alimentaria do Senhor. Essa era a situação da igreja de corinto. Eles se reuniram para comer e beber, mas a Ceia do Senhor não foi servida, porque os limites do ensino apostólico foram postos de lado.