A imensa maioria dos nódulos benignos de mama são os fibroadenomas (tumor de mama não cancerígeno), que são nódulos arredondados e que atingem normalmente cerca de 2 a 3 cm. Esses nódulos não se transformam em câncer. Nódulos que não incomodam e são pequenos podem ser acompanhados por 2 anos.
Quais as características de um nódulo benigno na mama?
Geralmente são assintomáticos e não provocam nenhum desconforto, exceto durante a gravidez e a lactação, devido às alterações hormonais; Podem apresentar alterações de tamanho devido à resposta aos estímulos hormonais, podendo crescer no período menstrual.
Nos casos de câncer de mama as formações nodulares não são bem localizadas e delimitadas. Em geral, é mais difícil definir seus limites e suas bordas, sendo comum se espalharem para outras regiões, como as axilas. Além disso, esse tipo de nódulo é mais rígido e fixo ao local onde surgiu, não se movendo com a palpação.
Um nódulo OVAL tem forma oval ou elíptica e pode apresentar até 3 ondulações (nessa situação ele é descrito como OVAL MACROLOBULADO ou MACROLOBULADO). clique na imagem para ampliarNódulo isodenso, OVAL e circunscrito no quadrante infero-medial da mama direita. Um NÓDULO IRREGULAR não é oval nem redondo.
NÓDULO NA MAMA QUE DOI É CÂNCER? Entenda a diferença de um nódulo benigno para um maligno na mama!
Quando o nódulo é maligno, ele dói.?
Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por um médico.
Eles crescem de forma lenta, organizada, e têm limites bem definidos 1. Já os tumores malignos (ou cancerígenos) acontecem quando uma célula do organismo passa a se replicar de maneira desordenada e descontrolada. Esses tumores, em geral, crescem rapidamente e podem se espalhar pelo corpo, invadindo tecidos vizinhos.
O que é um nódulo espiculado de mama? Nódulos espiculados são nódulos que aparecem nos exames radiológicos, como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnéticas das mamas.
O principal sintoma do lipoma é o surgimento de um nódulo e/ou caroço em algum local do corpo. É possível apalpá-lo e movimentá-lo levemente, sem que a pessoa sinta dor e/ou algum tipo de desconforto.
Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; Alterações no bico do peito (mamilo);
É considerado o câncer de mama em estágio inicial mais precoce, e segundo a American Cancer Society (ACS), também é chamado de carcinoma intraductal, carcinoma ductal in situ ou câncer não invasivo. Neste estágio, os tumores são limitados aos ductos mamários.
O nódulo benigno cresce mais lentamente e as células são semelhantes às “originais". Apesar de não ser câncer, é necessário atenção para que não cresça exageradamente a ponto de comprimir estruturas vizinhas.
Quais são os tipos de nódulos benignos? A imensa maioria dos nódulos benignos de mama são os fibroadenomas (tumor de mama não cancerígeno), que são nódulos arredondados e que atingem normalmente cerca de 2 a 3 cm.
O câncer de mama é um dos tipos de câncer de maior incidência entre as mulheres do país — de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Esse tipo de nódulo é bastante rígido, espesso e compacto, possui um formato irregular e não costuma causar dor.
O que são? Nódulos benignos são fruto de um crescimento aumentado que ocorre nas estruturas elementares da mama denominadas ductos e estroma. Sua causa não esta completamente esclarecida, no entanto há fortes indícios de que os hormônios femininos que surgem após a primeira menstruação (menarca) estejam envolvidos.
Os nódulos benignos da mama são frequentemente diagnosticados no exame físico, exames radiológicos de rotina ou relacionados à dor ou descarga mamária. As nodulações benignas mais comuns da mama incluem cistos mamários, fibroadenoma, tumor filóides, lipoma, ectasia ductal e o hamartoma.
O que pode ser um nódulo na mama? Na maioria dos casos o nódulo mamário está relacionado com alterações benignas da mama não cancerígenas, porém, em alguns casos pode ser um sintoma de câncer de mama. Por isso, sempre que detectado um nódulo mamário é necessário a avaliação do médico mastologista.
Os sintomas variam de acordo com a região em que se localiza o tumor. Se for um mioma no útero, o sinal principal é o sangramento. Se o tumor estiver perto do estômago ou intestino, a pessoa pode perder o apetite. No geral, os tumores benignos podem provocar dor ou desconforto em qualquer região do corpo.
Geralmente, tal procedimento é feito com anestesia local em ambiente ambulatorial, algumas horas ou dias antes da cirurgia em si. Entretanto, nem todo nódulo benigno precisa ser removido. Isso só acontece quando eles geram dor, deformam a mama ou causam algum tipo de desconforto.
Em geral, a maioria dos nódulos benignos na mama provocam dor ou desconforto, pois costumam ser causados por algum tipo de inflamação ou infecção no seio, ou até mesmo pela presença de pus no local (abcesso). Porém, nódulos na mama doloridos também podem ser um alerta para câncer de mama.
As células do tumor maligno se dividem descontroladamente e são anormais, por isso podem se espalhar, invadir e danificar tecidos e órgãos. Além disso, essas células malignas podem se espalhar e formar metástases em outras partes do corpo.
A única forma de saber se um tumor é benigno ou maligno é procurando a ajuda de um médico especialista. Durante a consulta, o médico irá fazer um levantamento do histórico médico do paciente, um exame físico e ainda solicitar exames complementares para a confirmação do tipo de tumor.
Quanto tempo a doença demora para se desenvolver? Os tipos mais comuns de câncer de mama podem levar entre 7 e 10 anos para formar um nódulo palpável (nódulos com menos de 1 cm não são perceptíveis no autoexame).