O Colorau (Urucum) é uma especiaria de sabor forte, terroso, delicado e um pouco apimentado, com um toque amargo. Seu aroma é fraco, de floral ou de menta. As partes utilizadas são somente as sementes, inteiras ou moídas.
Além disso, o urucum é usado como condimento para melhorar o sabor dos pratos devido ao seu sabor levemente doce e picante. Seu aroma é melhor descrito como noz, pimenta e floral.
Forma de uso: a semente de urucum seca e triturada é o tempero que conhecemos como colorau. Ele deve ser adicionado sempre antes ou durante a cocção. Com o que combina: suave e adocicado, ressalta os sabores de carnes, frangos e pescados de todos os tipos, sopas e ensopados.
Além de ser usado pelas suas propriedades medicinais, o urucum também é utilizado como corante em produtos cosméticos e nas indústrias têxtil e de tintas. Na culinária, a trituração das sementes dá origem ao colorau, utilizado como condimento alimentar.
Do URUCUM ao COLORAU: Como fazer? Como usar temperos de forma simples (10)
Qual é o gosto do colorau?
Por conta do seu sabor suave, ele é um tempero muito fácil de usar por ter sabor suave. A melhor parte é que ele é um corante totalmente natural, uma excelente substituição para os corantes artificiais. O urucum passou a ser usado em diversos países onde os corantes alimentícios artificiais foram banidos.
O urucum serve também para o acabamento de objetos tradicionais, com pontas de flecha e cestos. Alguns indígenas, saindo em viagem pela mata, habitualmente esfregam a tinta de urucum no corpo, ou apenas nas pernas e coxas, para afastar pulgas e outros insetos.
O Urucum, planta tipicamente brasileira, ajuda a reduzir a gordura do fígado. É o que diz uma nova pesquisa realizada pela faculdade de engenharia de alimentos da Universidade de Campinas. Os pesquisadores descobriram que o extrato da semente diminui a inflamação do fígado, e ajuda, inclusive, a controlar o colesterol.
Afirma-se que o extrato obtido do urucum também consegue diminuir a proliferação de células cancerígenas, bem como levar à morte celular células de câncer de próstata, pâncreas, fígado e pele, dentre outros tipos de câncer. Em relação aos olhos, por ser rico em carotenoides, o urucum garante melhor saúde aos olhos.
Os sintomas da alergia ao urucum incluem coceira, inchaço, pressão arterial baixa, urticária, dor de estômago e sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII) (confira aqui estudos a respeito: 16, 17).
Além de ser uma fonte completa de vitamina E, o urucum também é rico em vitamina A, fósforo, magnésio, cálcio, potássio, carotenoides e flavonoides, sendo um poderoso antioxidante.
Existem 2 variedades do urucum, que se distingue pelas cápsulas de cor verde ou vermelha. O arilo ou polpa da semente fornece dois corantes naturais: a bixina que é vermelha, e a oerina que é amarela e solúvel na água.
O pigmento do urucum é extraído da parte externa de suas sementes e é rico em carotenoides de coloração amarelo-alaranjado. Hoje, o corante de urucum é um dos mais importantes corantes naturais do Brasil, amplamente utilizado como pigmento na indústria alimentícia, cosmética, têxtil, entre outras.
O urucum, essa fruta com sementes bem vermelhas foi o primeiro corante vegetal comercializado das Américas para a Europa. Seu nome, que vem do tupi, significa vermelho e é tradicionalmente utilizado por indígenas brasileiros como matéria-prima para tintura, protetor solar e repelente.
O Colorau (Urucum) é uma especiaria de sabor forte, terroso, delicado e um pouco apimentado, com um toque amargo. Seu aroma é fraco, de floral ou de menta. As partes utilizadas são somente as sementes, inteiras ou moídas.
Energia Solar e Vitalidade Espiritual: O urucum é conhecido por sua coloração vibrante que se assemelha ao sol. Na Umbanda, essa planta é associada à energia solar e à vitalidade espiritual. Ela é usada para atrair e irradiar energias positivas, trazendo ânimo e disposição espiritual para os praticantes.
Coloque 10 a 15g de sementes de urucum (1 colher de sopa) em 1 litro de água fervente por 15 minutos. Coe e consuma de 2 a 3 xícaras por dia. Também é possível consumir o Urucum na culinária! Uma forma é preparar um óleo com as sementes de urucum.
Urucum, também grafado urucu, é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro (Bixa orellana), arvoreta da família das bixáceas, nativa na América tropical, que chega a atingir altura de até seis metros.
Além disso, o condimento também tem efeito anti-inflamatório e contém alguns minerais como o cálcio, o magnésio e o fósforo que atuam na regulação da pressão arterial e no fortalecimento ósseo.
Irritação, vigorosa ardência ou coceira, retirar o produto com auxílio de uma gaze limpa e lavar o local com água limpa ou preferencialmente com soro fisiológico e suspender o uso do produto imediatamente.
Cabelos: O óleo de urucum é rico em betacaroteno e ajuda a reestruturar os fios auxiliando na proteção dos raios ultravioleta. o óleo é extraído do fruto do urucuzeiro, aquele de tom avermelhado típico da Amazônia. É ótimo para quem está com os cabelos fracos, pois provoca uma “reforma estrutural” nos fios.