Nascido nos Estados Unidos em 1898, William James Sidis é conhecido como o homem mais inteligente do mundo, por alguns especialistas. Embora não exista uma forma segura de verificação, especula-se que o seu Quociente de Inteligência (QI) era superior ao do físico Albert Einstein, ultrapassando os 210 pontos.
O neurocientista realizou três tipos de testes de QI (SD 15, 16 e 24) e atingiu a nota máxima em todos. Os resultados foram 160, 164 e 196 pontos, respectivamente. No geral, a tabela de QI classifica como "gênio" qualquer pontuação acima de 140.
Em um evento sem precedentes no domínio da capacidade cognitiva, o Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, um renomado neurocientista, estabeleceu um novo padrão de excelência ao atingir o maior resultado já registrado em um teste de QI específico, com um QI impressionante de 188.
O paulista Theo Costa, mesmo com a pouca idade, apresenta capacidade intelectual de um adolescente de 15 anos. Com um QI de 146, o pequeno Theo Costa, de apenas 5 anos, passou a ser o brasileiro mais novo a entrar para a Mensa Internacional, sociedade de pessoas de alto QI mais famosa do mundo.
A trágica história do homem mais inteligente de todos os tempos
Qual o QI de Danilo Gentili?
O músico brasileiro, conhecido por ser o principal idealizador, compositor, guitarrista e vocalista da banda de rock Ultraje a Rigor, além de fazer parte do late-night talk show The Noite com Danilo Gentili, está na lista com 172 pontos de QI (99,9 de percentil).
superior a 140 significa inteligência geniaj; b) Q.I. entre 120 e 140 representa inteligência muito superior; c) Q.I. entre 110 e 120 indica inteligência superior; d) Q.I. entre 90 e 110 exprime inteligência normal ou média; e) Q.I. entre 80 a 90 manifesta torpeza, raramente qualificada como debilidade mental; f) Q.I. ...
“Einstein, Da Vinci são gênios, apesar de não sabermos o QI deles. Elon Musk e Bill Gates também são classificados como gênios. Inclusive, este é o conceito da ISI Society: você tem que ter pontuação acima de 140 pontos de QI, ou 99.9% de percentil, e tem que ser criativo, para ser considerado gênio”.
Na população geral, as pessoas tendem a ter o QI em torno de 100 (entre 85 e 115). Formalmente, resultados abaixo de 70 configuram deficiência intelectual, classificada como leve (QI 50–70), moderada (QI 35–50) e grave/profunda (QI <35).
Você sabia que, mesmo com limites naturais, é possível expandir sua inteligência e aumentar seu QI? Com hábitos simples, como ler mais, praticar exercícios físicos e até tocar um instrumento musical, você pode estimular seu cérebro a funcionar de forma mais eficiente e, assim, melhorar seu desempenho mental.
Com 10 anos de idade, fez os testes de QI de Stanford-Binet e de Hoeflin (Mega). Neste último, atingiu 228 pontos, que foi o índice considerado pelo Guinness.
Foi pensando nessas e outras perguntas que o Terra foi atrás de Fabiano de Abreu, neurocientista luso-brasileiro que alcançou incríveis 188 pontos de QI, um dos testes de inteligência mais usados atualmente.
Isso é mas do que o físico alemão Albert Einstein (1879-1955), considerado um dos homens mais inteligentes da história, que tinha 160 de QI, o mesmo que Stephen Hawking e Steve Jobs..
Os pesquisadores também registraram diagnósticos clínicos de autismo documentados nos registros. Dos 890 indivíduos para os quais os registros continham dados de QI e que atendiam à definição inclusiva de autismo, 59 por cento tinham uma pontuação de QI média ou superior - definida no estudo como 86 ou superior.
Embora Elon Musk nunca tenha revelado oficialmente seu QI, há uma especulação de que ele tem um quociente de inteligência notavelmente elevado. Diversas estimativas sugerem que seu QI pode estar situado entre 155 e 160, categorizando-o como uma pessoa com habilidades intelectuais geniais.
Pintor famoso por obras como a Mona Lisa e A Última Ceia, Leonardo Da Vinci é um dos gênios mais renomados de todos os tempos cuja pontuação de QI era estimada entre 180 e 220.
ENTENDA! Assim como Kesha, a colombiana também tem 140 de QI. Mas Shakira ainda é fluente em cinco línguas e estudou civilizações antigas na faculdade.
De modo geral, o valor médio do QI fica em 100, com desvio padrão de 15. Ou seja, a inteligência média está nos resultados que vão de 85 a 115. Estima-se que quase 90% da população brasileira esteja nesta faixa. Quem fica abaixo, pode ter algum comprometimento cognitivo ou intelectual.