Outras indicações da fluoxetina A medicação é mais indicada para adultos e tem a finalidade de aliviar sintomas não somente da ansiedade ou até ansiedade social, mas também relacionados às seguintes condições: Depressão. TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) Transtorno de pânico.
Qual a dosagem ideal de fluoxetina para ansiedade?
Conforme o motivo do tratamento, a fluoxetina 10mg deve seguir as seguintes dosagens: Depressão: duas cápsulas ao dia (20 mg/dia) Síndromes ansioso-depressivas: duas cápsulas ao dia (20 mg/dia) TOC: duas a seis cápsulas ao dia (20 a 60 mg/dia)
O cloridrato de fluoxetina deve ser utilizado com cuidado em pacientes com pressão intraocular elevada ou naqueles que tenham risco de glaucoma de ângulo estreito agudo (doença caracterizada pelo aumento da pressão intraocular que causa intensa dor nos olhos e perda repentina da visão).
De acordo com os especialistas, quando existe um diagnóstico bem estabelecido, a fluoxetina é bastante efetiva para o tratamento de várias condições psiquiátricas e, com o devido monitoramento, pode ser usada por longos períodos porque, em geral, é bem tolerada.
Quanto tempo fluoxetina faz efeito para ansiedade?
Após 6 ou 8 horas, a fluoxetina atinge sua concentração máxima no organismo. Porém, para que surta efeito terapêutico, a recomendação é que o medicamento seja utilizado diariamente, sendo esperado que seus efeitos se tornem evidentes depois de um período que varia entre 2 e 6 semanas.
Estou tendo crise de ansiedade posso tomar fluoxetina?
Fluoxetina serve para ansiedade? Segundo o psiquiatra diretor clínico do Instituto de Psiquiatria Paulista, Henrique Bottura, o medicamento é indicado para o tratamento da ansiedade. “A fluoxetina inibe seletivamente a recaptação do neurotransmissor serotonina, na região da comunicação entre um neurônio e outro.
Qual o melhor horário para tomar fluoxetina para ansiedade?
A fluoxetina é indicada no tratamento da depressão, ansiedade crônica, bulimia nervosa, transtorno obsessivo- compulsivo (TOC) e transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), incluindo tensão pré-menstrual (TPM). Depressão; Obsessão: 20 mg, em dose única pela manhã.
Os sintomas mais comuns reportados incluem tontura, alterações do sono, distúrbios sensoriais/parestesia (adormecimento ou formigamento de partes do corpo), ansiedade, agitação, astenia (perda ou diminuição da força física), confusão, dor de cabeça e irritabilidade.
Estou tomando fluoxetina a 1 mês mas ainda sinto ansiedade?
É normal? Sim, é normal. Podem ocorrer períodos de piora e melhora antes de ocorrer uma melhora definitiva. Além disso quando ocorrem situações estressores fortes, mesmo com uso de medicação a pessoa irá sentir ansiedade.
Foram relatadas as seguintes reações adversas com cloridrato de fluoxetina: Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): ansiedade, diarreia, sonolência, fraqueza geral, dor de cabeça, hiperidrose (excesso de suor), insônia, náusea (enjoo), nervosismo, bocejo.
O cloridrato de fluoxetina não dá sono. Todavia, o que pode acontecer é o paciente ter sonolência como uma reação adversa. Por isso, muitos médicos recomendam dosagens baixas no início do tratamento, a fim de minimizar os efeitos colaterais da fluoxetina.
"Na medicação para obesidade, o paciente tem que perder pelo menos 5% do peso em 12 semanas de tratamento. O paciente pode até ter essa perda com a fluoxetina, mas não é regra. Essa droga não é aprovada para esse fim, ela é comercializada como antidepressivo", diz a endocrinologista.
De maneira geral, a fluoxetina pode piorar sintomas de ansiedade no início de seu uso, além de trazer efeitos colaterais indesejados (dor de cabeça pode ser um deles). A melhora começa a aparecer após duas semanas de uso, com tendência a diminuição dos efeitos colaterais.
O que é melhor para ansiedade fluoxetina ou sertralina?
Além disso, este outro artigo científico (também em inglês) aponta que a sertralina tem vantagem sobre a fluoxetina em pacientes severamente deprimidos e os pacientes melancólicos com baixa ansiedade.
Fluoxetina é usada, principalmente, no tratamento de depressão e transtornos ansiosos. Não deixa ninguém triste e calada. Isto poderia ser, pelo contrário, por ela não ter tido efeito suficiente.
Quanto tempo dura o tratamento de ansiedade com fluoxetina?
Em media grosseira, os tratamentos ficam entre 6-24 meses, podendo algumas pessoas necessitar por períodos mais longos. Todo medicamento controlado precisa de reavaliações no mínimo de 3-3 meses.
É comum algumas pessoas notarem um aumento da ansiedade, falta de ar e agitação na primeira semana. Estes efeitos tendem a diminuir com o decorrer do tempo, sendo mais intensos nas duas primeiras semanas. Outros efeitos adversos podem ser mais persistentes, como as alterações na libido e na potência sexual.
A Fluoxetina é uma ótima opção medicamentosa para o tratamento dos transtornos de ansiedade, por ser um antidepressivo com ação serotoninérgica. A dose terapêutica varia individualmente sendo autorizado o uso entre 20 e 80mg por dia.
É possível ter crise de ansiedade mesmo tomando remédio?
E normal ter recaídas no tratamento da ansiedade? Mesmo depois de alguns meses de tratamento, medicado e uma boa melhora? E normal? Sim, é normal ter recaída, podem ser ativadas por uma situação muito estressante ou repetição de padrões de comportamentos.
A medicação demora de 3 a 4 semanas para começar a fazer um efeito mais importante. Algumas pessoas, porém, notam benefícios antes disso. De forma geral, a reavaliação acontece após 4 semanas de uso!
A fluoxetina deve ser tomada por via oral, com um copo de água, antes ou após a refeição, de preferência tomada pela manhã ou à tarde para evitar insônia.
O ideal é tomar a Fluoxetina pela manhã, após o café. Como a maioria das pessoas se sentem mais ativas e dispostas com a medicação, o período da manhã é o melhor. Raramente, os pacientes sentem sonolência com a Fluoxetina, mas se esse for o seu caso, fale com o seu médico e, possivelmente, ele modificará o horário.