A EOL diz que a formiga-bala ocupa o primeiro lugar no pódio como a mordida mais dolorosa no "índice de dor Schmidt", uma escala que vai de 0 (sem dor) a 4 (mais dolorosa), de acordo com o trabalho de pesquisa desenvolvido pelo entomologista norte-americano Justin O.
Os 10 Insetos Mais PERIGOSOS do Mundo dos Quais Você Deve Fugir Rápido
Qual é o bicho mais perigoso do mundo do Brasil?
1. Surucucu. A surucucu é uma cobra candidata a ser o animal mais perigoso do Brasil — entre todas as espécies. A picada do réptil pode deixar o local inchado em minutos, além de ser extremamente dolorosa e causar hemorragia nas suas vítimas.
Essa é uma condição de pessoas alérgicas em crise, mas mesmo as não alérgicas, se forem picadas 20, 30 vezes por insetos, como abelhas, podem ter problemas sérios e morrer, devido à quantidade de veneno injetado.
O inseto que possui a picada considerada mais dolorosa do mundo é o marimbondo-cavalo, que atinge o grau 4 na escala Schmidt. Também conhecido como cavalo-do-cão ou marimbondo caçador, essa espécie é um tipo de vespa da família Pompilidae, do gênero Pepsis.
A mosca TseTse é o inseto de picada mais mortal, nativo da África. Ele se alimentam principalmente de sangue de vertebrados. Esses insetos de perigo extremo injetam toxina poderosa em cada fio.
Uma espécie de cnidário conhecida como Turritopsis dohrnii consegue driblar a última e mais preocupante etapa do ciclo e, por isso, é considerada imortal.
Não é apenas um bicho, mas uma classe inteira de insetos detém o recorde de vida mais curta do reino animal. Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o animal que mais ameaça a vida humana é nada mais nada menos do que o mosquito.
Sabe qual é o animal mais perigoso do mundo para os seres humanos? O mosquito. É ele que transmite dengue, zika, chikungunya, entre outras doenças. Para eliminar essa ameaça, temos que acabar com a água parada.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o mosquito é considerado o “animal mais mortal do mundo”. Vetor de diversas doenças, esse inseto causa, em média, 700 mil mortes por ano.
O detentor da mordida mais forte no mundo animal é o crocodilo de água salgada (Crocodylus porosus), popularmente conhecido como crocodilo poroso ou crocodilo marinho.
Conhece a formiga-cortadeira? Ela é mais um exemplo surpreendente de animal mais forte do mundo. Pesando apenas 500 miligramas, esse inseto consegue carregar objetos com 50 vezes o seu peso, apenas utilizando sua incrível mandíbula. A força da formiga-cortadeira é a sua grande aliada na rotina.
Formiga-cabo-verde: Não teve jeito, o inseto campeão no quesito causar dor é mesmo a formiga. Schmidt descreveu a picada dessa espécie como “andar sobre carvão em brasas com um prego enferrujado de dez centímetros em seu calcanhar'.
Vespa-cavalo-do-cão (gênero Pepsini), dona da picada mais dolorida do mundo, ela pode matar aranhas com mais que o dobro do seu tamanho. Têm a picada mais dolorosa do mundo, classificada como 4 na escala Schmidt - o máximo no "ranking" que faz medições do tipo.
O inseto mais venenoso do mundo é uma formiga de grande porte (até 2,5 cm) que habita as florestas do Brasil e de vários outros países da América do Sul e Central. A dor de sua picada é equiparada à de um tiro de revólver e dura entre 12 e 24 horas.
Picada de formiga pode matar? Como dissemos, esse risco é muito baixo. Pessoas alérgicas ao inseto sofrem mais com as complicações, mas a intensidade dos sintomas depende de diversos fatores. A quantidade de picadas, a espécie da formiga e o histórico de saúde do indivíduo precisam ser considerados.
Não se engane pela aparência inofensiva do inseto. O mosquito é o animal mais letal do planeta. De acordo com estudo da Fundação Bill and Melinda Gates, a praga é responsável por cerca de 725 mil mortes no mundo a cada ano. Isso porque muitas espécies carregam vírus e protozoários nocivos.
A lagosta-das-árvores é o inseto mais raro do mundo, e chegou a ser considerada extinta por 80 anos. Zoológicos da Austrália e dos EUA lutam para conservá-la.