A partir dos 16 anos, jovens já podem viajar sozinhos dentro do território nacional. Basta apresentar um documento de identificação com foto, como o RG, no momento do embarque.
Desde 2019, a legislação brasileira permite que adolescentes maiores de 16 anos façam viagens nacionais desacompanhados. Já para viagens internacionais, a exigência mínima é de 18 anos.
Guarde isso: idosos podem viajar, mesmo sozinhos. Em se tratando de cuidados, o que deve ser levado em consideração não é a idade, mas o estado de saúde geral. Tanto é que não faltam exemplos de pessoas com mais de 60 anos que "colocam no chinelo" outras, bem mais jovens do que elas, quando se trata de ter disposição.
Qual a idade máxima para viajar sozinho de ônibus?
Autorização para Viagem de Ônibus Nacionais
Caso a criança ou adolescente, menor de 16 anos, tenha que viajar sozinha é necessário comparecer até o Posto de Juizado de Menores para emitir a autorização aceita. O formulário para viagens dentro do território nacional se encontra no site do Tribunal de Justiça.
Se isso não acontecer, entre em contato com nossa equipe de Contact Center ou de aeroporto. Importante: A partir dos 16 anos de idade, menores de idade podem viajar sozinhos sem apresentar autorização de viagem apenas em voos domésticos pelo Brasil.
A GOL não transporta crianças desacompanhadas com menos de 08 anos incompletos. O serviço não está disponível para contratação em voos com conexão e stopover. No aeroporto, os pais ou responsáveis devem dirigir-se ao balcão da GOL e apresentar as documentações necessárias para o atendimento.
De acordo com o Estatuto do Idoso, pessoas com mais de 60 anos são totalmente capazes de morar sozinhas, desde que estejam lúcidas. Quando um idoso está em estado de plena consciência, ele pode decidir se deseja morar sozinho ou não. Porém, é importante ressaltar que diversos fatores devem ser levados em conta.
SÃO PAULO – Os brasileiros que já completaram 60 anos de idade já podem emitir sua Carteira do Idoso e fazer viagens interestaduais de ônibus pagando metade do valor da passagem ou até mesmo de graça, segundo informações do governo federal.
Embora as pessoas com Demência geralmente estejam melhores em ambientes bem organizados, familiares e estáveis, a viagem pode ser bem-sucedida caso existam condições adequadas e um planeamento cuidadoso.
Se estiver desacompanhada, a criança ou o adolescente precisará da autorização judicial. Essa autorização para menor viajar de avião deve ser apresentada em única via original. Se a criança for viajar desacompanhada com empresas estrangeiras, é preciso consultar as companhias envolvidas.
O que precisa para menor viajar sozinho de avião Internacional?
Adolescentes de 12 anos de idade até antes de completar 18 anos de idade podem viajar sozinhos desde que apresentem uma autorização de seus genitores ou responsáveis legais no balcão de check-in (em voos internacionais). No entanto, caso sejam emancipados, a autorização é dispensável.
Os pais ou responsáveis de crianças ou adolescentes terão facilidade para gerar a autorização de viagem. Por meio de uma simples videoconferência do pai e da mãe com o cartório, será possível emitir um documento eletrônico com um QR Code a ser usado no embarque nos aeroportos de todo o País.
As companhias não limitam a idade máxima, apenas a mínima — que é de 16 anos com autorização dos responsáveis. Cabe, portanto, às famílias avaliar se a pessoa que deseja viajar tem condições de se cuidar sozinha. Caso contrário, é importante que alguém viaje junto para garantir a tranquilidade de todos.
Menores de 18 anos: viajar desacompanhado não é permitido. E mesmo que o adolescente esteja com um dos pais, por exemplo, o outro precisa autorizar; A partir dos 18 anos: a partir dessa idade o jovem já é considerado adulto e pode viajar para qualquer lugar do mundo sem autorização.
A Carteira do Idoso, ou Carteira da Pessoa Idosa, é o documento que garante o direito a passagens no transporte interestadual de forma gratuita ou com desconto de 50%. Desde 2003, o Estatuto do Idoso estabelece que o benefício é destinado a pessoas acima de 60 anos que tenham uma renda de até 2 salários mínimos.
Como solicitar acompanhamento no aeroporto para idoso?
Como comprovar a necessidade de um acompanhante? Em geral, é preciso enviar documentos médicos comprobatórios para a companhia aérea. Um deles é o Formulário de Informações Médicas (MEDIF).
os idosos devem chegar ao aeroporto com antecedência suficiente. antes da viagem, os idosos devem consultar um médico quanto às possíveis contraindicações, e levar os medicamentos adequados em sua bagagem de mão. por causa da temperatura do ar condicionado durante o voo, idosos devem estar devidamente agasalhadas.
O serviço de menor desacompanhado está disponível para passageiros a partir de 8 anos completos a 16 anos incompletos e não substitui os passageiros que, por determinação legal ou médica, necessitem de acompanhamento. Colaboradores GOL estarão encarregados de acompanhar o passageiro até a aeronave.
Em geral, crianças até 4 anos e 11 meses devem estar acompanhadas por um parente de até terceiro grau ou um responsável legal. O recomendado é verificar as possibilidades específicas de cada companhia, pois algumas estabelecem a idade mínima de 8 anos para viagens desacompanhadas.
Para contratar este serviço, é muito importante conferir as regras do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) respeitadas pela Anac. A antecedência será sua aliada, visto que é necessário algumas documentações com firma reconhecida em cartório.
O benefício é para aqueles que têm comprovadamente renda familiar per capita inferior a dois salários mínimos. Decreto nº 3.691/2000: Regulamenta a Lei nº 8.899/1994, detalhando como o passe livre deve ser implementado e quais os procedimentos para que as pessoas com deficiência possam solicitar o benefício.