Como saber se o pneu está careca? De acordo com a Resolução 913/2022 do CONTRAN, os sulcos de um pneu de automóvel devem ter no mínimo 1,6 milímetros de profundidade, para garantir a estabilidade e segurança do veículo, evitando a aquaplanagem. Para as motocicletas, a profundidade mínima dos sulcos é de 1 milímetro.
Ou seja, é hora de você investir em pneus novos. Uma dica valiosa para confirmar se um pneu pode ser considerado careca custa R$ 1,00. Ou melhor, uma moeda de R$ 1,00. Se você posicionar a moeda entre os sulcos e a parte dourada não ficar visível, isso significa que o pneu ainda está em bom estado para uso.
A resolução 558 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê que os pneus devem ter sulcos com a profundidade mínima de 1,6 milímetro. É chamado de careca o pneu cujos sulcos da banda de rodagem perderam esta a profundidade e estejam "rasos".
Caso tenha identificado que os sulcos já atingiram 1,6 mm ou menos, faça a troca imediatamente. Do contrário, além de correr risco de sofrer acidente, você ainda poderá ser multado após ser flagrado por um agente de trânsito. Neste artigo você verá: 1 Como saber se o pneu está bom?
O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante” é infração grave. Nesses casos, a multa é de R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além de multa e acréscimo de pontos na habilitação, você ainda poderá ter o veículo retido por circular com pneu careca. Nesse caso, o automóvel não será apreendido no pátio do Detran. No caso da retenção, o veículo apenas terá que permanecer no local da abordagem até que a troca dos pneus seja feita.
É que existe uma marcação que indica o desgaste máximo admitido. Esse desgaste é limitado pelo Código Nacional de Trânsito que determina que a profundidade mínima nos sulcos de um pneu não seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco a parte mais externa da banda de rodagem.
Segundo a Resolução nº 558/80 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é proibido circular com o veículo quando a borracha da banda de rodagem se desgasta e atinge o TWI, tornando-se inferior a 1,6 mm.
O motorista flagrado conduzindo com pneus carecas, com desgaste superior a 1,6 mm (ou 1 mm no caso das motos), será autuado em uma infração de natureza grave. Além de pagar a multa no valor de R$195,23 o motorista terá 5 pontos adicionados a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para que você consiga identificar a vida útil dos pneus, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, conhecido como Tread Wear Indicator (ou TWI). Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem.
A Resolução Contran Nº 913 DE 28/03/2022 dispõe sobre o uso de pneus. Ele proibe a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores, ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm – indicado pelo TWI.
Qual o valor da multa? A multa para quem é flagrado dirigindo com pneus em estado inadequado é de R$ 195,23. Esta penalidade reflete a seriedade com que as autoridades tratam a manutenção apropriada dos veículos, enfatizando a importância da segurança viária.
Para isso, basta ter em mãos uma moeda de R$ 1, cuja borda dourada tem espessura similar ao sulco. O teste é bastante simples: pegue a moeda e a encaixe verticalmente no sulco de um pneu. Se a parte dourada da moeda ficar escondida, ou seja, não puder ser vista, o composto está em boas condições.
Você só precisa de uma moeda de 1 real, pois a borda amarela da moeda tem aproximadamente 1,6 mm (altura mínima que os sulcos dos pneus devem ter). Para fazer o teste, insira a moeda de um real nos sulcos e, caso a borda dourada fique visível, é sinal de que o pneu precisa ser trocado.
A infração em relação a transitar com pneu careca é estabelecida pelo Artigo 4 da Resolução do CONTRAN de Nº 558, e a infração em relação conduzir o veículo “sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante” faz parte do inciso 9º do artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
O que acontece se for pego na blitz com pneu careca?
Os pneus carecas estão inclusos nesta fiscalização. Portanto, caso você seja parado em uma blitz, o estado de conservação do seu pneu pode ser facilmente visualizado pelas autoridades. Se a situação for crítica, o policial pode até apreender o veículo.
Para liberar o veículo, o motorista ou o proprietário devem se dirigir à autoridade de trãnsito mais próxima – normalmente, é o Departamento de Trânsito (Detran) ou o Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) locais.
A maioria dos pneus run flat normalmente rodará por pelo menos 80 quilômetros a uma velocidade razoável, certamente uma distância suficiente para organizar uma troca segura em quase todas as situações incomuns.
Em geral, os pneus de carro podem durar de 20.000 a 50.000 quilômetros, mas essa faixa pode ser menor ou maior dependendo das condições de uso. A maioria dos fabricantes de pneus recomenda a substituição dos pneus quando a profundidade do sulco do pneu atingir 1,6 mm.
Essas informações estão disponíveis na válvula do seu tanque de combustível, na etiqueta na porta do motorista, no manual do seu carro ou guia do fabricante do carro.
A banda de rodagem mínima é 1,6 mm. Isso significa que é obrigatório trocar seus pneus assim que esse limite for atingido para evitar comprometer a sua segurança e infringir a lei.
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.
A profundidade mínima do pneu é de 1,6 mm. Isto significa que é imperativo substituir os pneus assim que é atingido este limite, para evitar comprometer a sua segurança e transgredir a lei. Mas também significa que é prematuro substituir os seus pneus antes deste limite.