A quantidade de creatinina no sangue pode variar conforme a massa muscular, a dieta e o uso de medicamentos. Contudo, de modo geral, os níveis normais de creatinina são: Mulheres: entre 0,6 e 1,2mg/dl. Homens: entre 0,7 e 1,3mg/dl.
Os resultados obtidos estão alterados, se estiverem acima dos valores de referência (1,2 mg /dl), ou seja, a creatinina está alta. Estes casos requerem a procura de aconselhamento médico, pois podem indicar problemas renais (veja, de seguida, “riscos da creatinina elevada”).
Creatinina sérica de 1,4mg/dl é considerada alta para grande parte da população. O que confirma um quadro de insuficiência renal ( crônica ou aguda). No caso de uma insuficiência renal aguda isso deve gerar preocupação e cuidados imediatos.
Qual o nível de creatinina para fazer hemodiálise?
Quem deve fazer hemodiálise ? Todos os pacientes que apresentarem doença renal crônica estágio terminal (Clearance Creatinina < 15 mL/min) devem iniciar a hemodiálise (Doença Renal Crônica – Saiba mais sobre essa silenciosa doença).
Bebês entre 1 e 6 meses: 0,40 a 0,60 mg/dL; Crianças e adolescentes (1 a 18 anos): 0,4 0 a 0,90 mg/dL; Mulheres adultas: 0,60 a 1,2 mg/dL; Homens adultos: 0,70 a 1,3 mg/dL.
Portanto, não se interpreta a creatinina como um valor absoluto. Deve-se levar em conta sexo, idade e peso do paciente. Em geral, porém, valores de creatinina acima de 1,5 ou 1,6 mg/dl são sinal de doença renal na imensa maioria dos casos.
O valor normal de creatinina deve estar entre 0,7 e 1,3mg/dl (homens) e entre 0,6 e 1,2mg/dl (mulheres). E quando o exame revela que o paciente apresenta alto nível desta substância, a sua função renal pode já estar comprometida.
Reduzir o consumo de proteínas animais, manter-se hidratado, praticar exercícios físicos regularmente, consumir alimentos com propriedades diuréticas e considerar suplementos naturais reduz os níveis de creatinina no sangue e mantem a saúde renal.
A quantidade de creatinina no sangue pode variar conforme a massa muscular, a dieta e o uso de medicamentos. Contudo, de modo geral, os níveis normais de creatinina são: Mulheres: entre 0,6 e 1,2mg/dl. Homens: entre 0,7 e 1,3mg/dl.
Creatinina Alta tem cura? Depende da causa do problema. Algumas condições não têm cura e, dessa forma, o paciente pode apresentar creatinina alta no sangue com frequência, como nos casos de doença renal crônica.
Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.
O que acontece quando a creatinina está no limite?
Por via de regra, a creatinina elevada significa funcionamento inadequado do rim. Isso pode acontecer de forma aguda, quando há uma elevação súbita em decorrência de algo que está prejudicando o funcionamento renal, como, por exemplo, desidratação, anti-inflamatórios, infecções graves e algumas doenças.
Quanto tem que estar a creatinina para estar normal?
Quando a creatinina é considerada normal no sangue? A avaliação do nível da creatinina é feita mediante à comparação dos resultados. Os resultados considerados “normais” precisam estar dentro dos valores de referência (entre 0,6 mg/dl e 1,2 mg/dl).
Qual o valor de creatinina é considerado insuficiência renal?
Valores elevados de creatinina, acima de 1.2 mg/dl nos adultos ou de 0.8 mg/dl nas crianças com mais de 5 anos, indicam insuficiência renal. Tal como a creatinina, existem outras substâncias (por exemplo, a ureia, o potássio e o fósforo) que por deficiência de filtração “renal” (glomerular) aumentam no sangue.
Valores persistentemente acima de 140/90 mmHg são agressivos para o rim, acelerando a perda da função renal. Nos pacientes com diabetes, o controle da glicose também é muito importante. Nos pacientes com proteinúria (perdas de proteínas na urina), o seu controle com medicamentos ajuda a preservar a função dos rins.
Para finalizar, é hora de descobrir algumas dicas para manter os nossos rins sempre saudáveis e, assim, deixar as taxas de creatinina dentro dos valores adequados de referência (0,60 a 1,2 mg/dL para as mulheres e 0,70 e 1,3 mg/dL para os homens, normalmente).
Na dieta para problemas renais é importante controlar a ingestão de proteínas, como frango, feijão, peixe e ovo, pois o seu consumo excessivo pode sobrecarregar os rins, favorecendo a ocorrência de sinais e sintomas, como dor nas costas, cansaço, dor ao urinar ou vontade frequente de urinar.
Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.
Os rins (normalmente dois) estão localizados na porção posterior do abdome e suas extremidades superiores estão localizadas na altura dos arcos costais mais inferiores (10ª a 12ª costelas torácicas). O rim direito quase sempre é menor e está situado um pouco abaixo do rim esquerdo.
O que pode causar o aumento de creatinina no sangue?
A creatinina alta acontece por alterações na função dos rins, podendo surgir por situações simples, como desidratação, consumo de grandes quantidades de proteína e suplementação com creatina, ou por problemas mais sérios, como infecção renal, diabetes descompensada e pressão alta, por exemplo.