Lixo Orgânico: restos de comida, cascas de legumes, frutas, cascas de ovos, etc. Os chamados Rejeitos: lenços, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel sujos, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana, tijolos etc.
O que fazer com o lixo que não pode ser reciclado?
Todo lixo comum produzido nas residências vai para os Aterros Sanitários, grandes áreas preparadas tecnicamente para receber diariamente o material não reciclável. “É uma obra de engenharia para a destinação ambientalmente correta dos resíduos.
Plásticos não recicláveis: embalagens metalizadas, plásticos do tipo celofane, plásticos termofixos (utilizados na indústria de eletrônicos) e acrílicos. Metais não recicláveis: esponja de aço, grampos de papel e latas de embalagem de produtos químicos (tintas, medicamentos, agrotóxicos).
COISAS QUE USAMOS NO DIA-A-DIA QUE NÃO PODEM SER RECICLADAS | Marcela Miranda
O que é e o que não é reciclável?
Reciclável: Embalagens, Copos, Vidros especiais como tampa de forno micro-ondas), Frascos de remédio vazio, Potes de conserva, Cacos, Garrafas. Não reciclável: Óculos, Lâmpadas, Espelhos, Louças, Ampolas de remédios, Boxes Temperados, Pirex, Cerâmicas, Para-brisa de carros, Porcelanas, Tubos de TV e monitores.
Lixo orgânico. Descartado principalmente em residências e estabelecimentos comerciais, o lixo orgânico é composto basicamente por restos de alimento. ...
O PET âmbar é mais difícil de reciclar do que outros tipos de plásticos, como o PET transparente e o verde, ambos atualmente com bom índice de reciclabilidade. Isso acontece porque o pigmento âmbar dificulta a separação dos materiais, tornando o processo de reciclagem mais complexo e caro.
As embalagens recicláveis apresentam o símbolo universal da reciclagem, que é formado por três setas, formando um triângulo. Para diferenciar cada tipo de material, são utilizadas variações no símbolo universal da reciclagem. Alguns materiais possuem até mesmo um ícone específico que substitui o símbolo universal.
E você sabia que amassar o papel prejudica a reciclagem? As fibras que a compõem perdem a resistência e dessa forma dificulta o seu processo de reciclagem por isso, rasgue o papel! Você irá otimizar espaço e além de tudo, irá contribuir com o meio ambiente.
Descarte corretamente! Fabricado basicamente em areia e calcário, o vidro, além de ser infinitamente reciclável, é um dos materiais mais simples e eficientes para reciclar. É mais barato investir na reciclagem de vidro e fabricar produtos com materiais reaproveitados do que com matérias-primas virgens.
BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde; ROXO: resíduos radioativos; MARROM: lixo orgânico; CINZA: lixo não reciclável, contaminado ou cuja separação não é possível.
Nem todo plástico, metal, vidro e papel são, de fato, reciclados. Apesar de serem passíveis de reciclagem, nem todos os materiais são reciclados na prática. Isso porque a reciclagem depende não só do tipo de material, mas também de toda uma viabilidade tecnológica e de mercado para acontecer.
Lápis, canetas, esponjas, vidros de perfume e embalagens de produtos de beleza são alguns dos materiais considerados “de difícil reciclagem” e que acabam virando lixo.
Você pode reutilizar caixas de papelão e plástico bolha para acondicionar louças e outros itens frágeis quando for organizar uma mudança ou armazená-las em algum lugar. Além disso, você pode usar caixas plásticas para organizar tampas de plástico, produtos de beleza e higiene, brinquedos, materiais escolares, etc.
papel carbono, fita crepe, etiquetas, papel toalha usado, papel higiênico, guardanapos usados, fotografias, papéis metalizados, parafinados ou plastificados, papel celofane e vegetal.
São exemplos de reciclagem, a reciclagem de papel para a produção de papel novo, a reciclagem das latas de alumínio, de plástico ou vidro – sendo que todos esses processos envolvem a trituração ou moagem do objeto para a produção de outro novo.
Fazem parte do lixo orgânico todos os resíduos que têm origem animal ou vegetal: restos de alimento, folhas, sementes, restos de carne, ossos, entre outros, que sofrem um processo de decomposição natural, sumindo da natureza em pouco tempo.
O EVA é uma versão modificada e mais complexa do plástico, por isso é considerado um plástico número 7, que geralmente são mais difíceis de reciclar ou requerem um processo de reciclagem especializado. Isso significa que pode não ser aceito em todas as áreas ou pode ser reciclado em uma instalação de reciclagem normal.
A explicação para não ter mais dúvida e escolher a lixeira NÃO RECICLÁVEL, da próxima vez que for descartar uma folha de papel toalha, está na composição do item. É que depois de molhado o papel toalha perde as propriedades de ser reciclado.
O vidro é um produto inorgânico que possui características modernas e versáteis, permitindo total liberdade de utilização, sendo a única matéria prima 100% reciclável. A reciclagem do vidro vem se tornando uma prática em nossa sociedade.
O lixo úmido é todo tipo de material que não possui mais utilização, como: restos de comida, bitucas de cigarro, papéis sujos, fraldas descartáveis, copos quebrados e alguns tipos de copos descartáveis e até vidros utilizados em janelas.
O lixo seco é basicamente dividido entre papéis, metais, plásticos e vidros. Por exemplo: garrafas PET, embalagens de vidro, latas de alumínio, caixas secas de papelão e mesmo materiais misturados, como as lâminas de barbear, que contêm plástico e metal.
O Lixo Verde é composto por todos os resíduos resultantes dos processos de remoção ou poda da vegetação, especialmente de plantas e árvores. O conceito descreve os restos da arborização e engloba sobretudo os troncos, galhos e cascas de árvores, bem como folhas (secas ou verdes) e flores.