Em Moisés 1:39, o Senhor declara: “Pois eis que esta é minha obra e minha glória — Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem”. Seu plano grandioso, que inclui o sacrifício expiatório, é conceder a imortalidade a toda a humanidade.
O plano de Deus era que o homem exercesse o domínio, autoridade, governo sobre tudo quanto Ele havia criado na terra. Delegou a ele a responsabilidade de dominar e administrar toda a criação (Salmo 8.6).
Deus queria uma família eterna para Ele, onde os filhos fossem semelhantes a Jesus e expressassem Sua vida e Sua glória. Esse é seu supremo propósito, que, por ser eterno, chamamos de “o Propósito Eterno de Deus”.
Deus quer tirar nossa dor e sofrimento e nos transformar por meio disso. Ele quer usá-lo para a Sua glória e para o nosso bem, para nos tornar mais semelhantes a Jesus, para o nosso bem e para o bem do mundo. Porque o que o nosso mundo precisa é de Jesus.
Segundo a Bíblia, o propósito de Deus para a humanidade é estabelecer um relacionamento de amor e comunhão com seus filhos, proporcionar salvação e redenção através de Jesus Cristo e restaurar a criação à sua perfeição original.
Qual o propósito de Deus para a humanidade versículo?
Efésios 1,4-5
“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.”
O que é um propósito para Deus? Segundo a Bíblia, fazer propósito com Deus envolve entregar a vida nas mãos do Criador, confiar em Sua vontade e buscar viver de acordo com Seus mandamentos. É um compromisso de amor, obediência e serviço a Deus e ao próximo.
Quando Deus tem plano pra vida da gente, não há tempestade que o destrua, não há vento que o anule, nem maldade ou inveja que impeça de acontecer, o que Deus escreve ninguém apaga!
Então, quando se trata do plano de Deus para as nossas vidas, muitas vezes é assim que Deus trabalha – falando conosco através da Sua Palavra (a Bíblia) e nos dando orientação para os próximos passos à nossa frente. Essa é a essência do plano de Deus. Uma série de próximos passos que tomamos em obediência a Ele.
Em Cristo, todo o ser humano encontra sentido para sua existência terrena e esperança para uma vida eterna maravilhosa no céu. Oremos: Amado Deus e Pai, reconheço que tantas vezes corri atrás do que não é importante. Esqueci que Cristo dá sentido para a vida.
A missão da Igreja é preparar o caminho para o estabelecimento final do Reino de Deus na Terra. Seu propósito é, primeiramente, desenvolver na vida dos homens atributos cristãos e, em segundo lugar, transformar a sociedade para que o mundo se torne um lugar melhor e mais pacífico para vivermos.
Esse plano é chamado de plano de salvação. Se o seguirmos, poderemos nos tornar como o Pai Celestial. O plano diz que temos que vir à Terra, ter um corpo de carne e ossos e ser testados para mostrar se obedeceremos aos mandamentos de Deus.
O plano de salvação é “a plenitude do evangelho de Jesus Cristo, cujo propósito é proporcionar a imortalidade e a vida eterna ao homem. Inclui a Criação, a Queda, e a Expiação, juntamente com todas as leis, ordenanças e doutrinas reveladas por Deus.
Os "tipos de propósitos com Deus" podem incluir propósitos como buscar orientação divina, desenvolver virtudes espirituais, servir aos outros, buscar a cura espiritual, encontrar um propósito de vida, cultivar a gratidão e a conexão com a natureza, entre outros.
Qual parte da Bíblia fala sobre os planos de Deus?
Jeremias 29:11 Porque eu sei os planos que tenho para vocês”, diz o SENHOR. “São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam. | Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora… Porque eu sei os planos que tenho para vocês”, diz o SENHOR.
“Como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.
A vontade de Deus é que vivamos de maneira santa, fazendo o bem e sendo gratos. Quem faz a vontade de Deus é abençoado. Nossas escolhas nunca podem estar em conflito com a opinião de Deus, mas ressaltamos que as coisas encobertas pertencem a Deus e as reveladas a nós (Deuteronômio 29.29; 1 Pedro 4.2).
Para viver os propósitos de Deus, precisamos abrir mão dos nossos e desejar aquilo que o Senhor planejou para a nossa vida. Sabendo que fomos planejados para a Glória de Deus; Ele nos criou para nos tornarmos semelhantes a Cristo; moldados para servir o Senhor e feitos para uma missão.
Para começar, se dedique ao seu devocional e seja parte de uma igreja. Busque estudar e a praticar tudo aquilo que Deus te ensinar através da bíblia. O autoconhecimento, guiado pelo Espírito Santo, te leva a descobrir quem Deus sonhou que você fosse.
O que Jesus diz sobre propósito? Jesus tinha consciência do propósito para o qual veio ao mundo: “O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis que vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.
A pergunta pelo propósito busca descobrir o que fazer com a nossa vida, ou seja, que direção dar-lhe e com quais atividades preencher seu tempo. Esta pergunta também pode ser colocada de outras formas: Onde e como vou exercer minha vocação?