Excluindo o ser humano, que é também um grande primata, entre os não-humanos a espécie de maior tamanho e força entre todos os primatas do mundo é a dos gorilas.
Qual o tamanho da força de um gorila? O gorila é o primata mais forte do mundo, sendo capaz de levantar até dez vezes o seu próprio peso. Seus músculos bem desenvolvidos nos braços, ombros, pescoço e costas contribuem para uma força até seis vezes superior à dos seres humanos.
Ele foi o maior primata do planeta e sua extinção é um mistério há décadas. O macaco Gigantopithcus blacki ou Gigantopithecus media cerca de três metros de altura e pesava cerca de 250 quilos. Este primata viveu nas planícies do sul da China e foi extinto pouco antes da chegada dos humanos àquela região.
O maior gorila-do-oriente registrado foi um indivíduo macho com 1,94 m em Kivu (República Democrática do Congo) em maio de 1983, enquanto que o mais pesado foi regirstrado em Ambam (Camarões) e pesava 266 kg.
Segundo a diretora de zoobotânica Sandra Cunha, os únicos gorilas na América do Sul são estes que aqui viviam. O Zoológico de BH é referência na conservação da espécie. Ao todo são sete animais: quatro machos e três fêmeas.
Fisiologia. Um gorila adulto mede entre 1,4 e 2 metros de altura quando de pé, o macho pesa entre 140 e 230 kg, embora possam atingir os 300 kg quando em cativeiro, e a fêmea que é bem menor pesa entre 70 e 110 kg. O gorila é o maior primata vivo que existe.
O macaco Muriqui, que só é encontrado na Mata Atlântica, é o maior primata das Américas. Infelizmente, embora reconhecido pela UNESCO como identificador de qualidade ambiental, que o utiliza como símbolo de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Muriqui está entre as 35 espécies mais criticamente ameaçadas da Terra.
Colorido, mas assustador, o macaco mandril pertence à Família Cercopithecidae e é o maior macaco do mundo. O mandril pode medir entre 75 cm e 95 cm, e pesar até 33 kg.
O camarão mantis (também conhecido por lagosta mantis), foi considerado o animal mais forte do planeta. Esta é uma espécie crustáceo que pertence ao grupo dos Stomatopoda — ordem no reino animal composta por várias espécies de crustáceos marinhos — que tem cerca de 12 cm e padrões de cores muito vivas.
Excluindo o homem, que também faz parte dessa ordem, os gorilas são os maiorais entre as mais de 300 espécies conhecidas de primatas. Os machos podem medir 1,75 metro de altura e pesar até 220 quilos.
Os orangotangos estão entre os primatas mais inteligentes, diz o IJG Bélgica. Eles usam uma variedade de ferramentas sofisticadas e constroem ninhos elaborados com galhos e folhagens para dormir todas as noites.
Qual o animal mais próximo do homem evolutivamente?
É a designação geral em zoologia para as espécies da ordem dos primatas atuais e extintos mais próximos evolutivamente do homem: os gorilas, chimpanzés, bonobos e orangotangos (chamados grandes símios) e os gibões (chamados símios menores). Os macacos antropoides são os animais mais semelhantes ao ser humano.
Um grupo de Gigantopithecus blacki, o maior primata que já existiu na Terra, retratado em uma floresta no sul da China. Quando as florestas exuberantes deram lugar a campos abertos, esse macaco gigante foi levado ao limite e acabou sendo extinto.
Brasil já tem um santuário de chimpanzés- um dos primatas mais inteligentes e mais ameaçado. O refúgio funciona em Sorocaba, interior paulista, onde vivem cerca de 50 exemplares da espécie. Muitos vieram de circos, zoológicos ou de pessoas individuais.
Qual o animal considerado o maior primata do mundo?
Os gorilas são os maiores primatas do mundo. Pertencentes à família dos hominídeos, a mesma que inclui os humanos, esses animais habitam as florestas tropicais da África Central.
Gorilas não têm rabo, como algumas espécies de macacos. Eles possuem duas espécies e quatro subespécies, todas vivem na África e estão ameaçadas de extinção. O peso dos gorilas pode variar um pouco, chegando a 180 quilos para os machos e 98 quilos para as fêmeas.
Mas a diferença de força, esclarece a nova pesquisa, não é tão grande quanto se acredita popularmente: em média, os chimpanzés são 1,5 vezes mais fortes do que os humanos quando se dedicam a tarefas como empurrar ou saltar. O que as pessoas comem nas regiões com as expectativas de vida mais altas do mundo?
Os quatro países em situação mais delicada são justamente os que concentram o maior número de espécies. Indonésia, Madagascar, República Democrática do Congo (RDC) e Brasil abrigam dois terços das 439 espécies de macacos conhecidas no mundo, de acordo com um levantamento publicado em junho na revista PeerJ.
O tigre é a maior espécie de felino e o leão é o rei das selvas. Mas se a disputa for na mordida, o campeão é um animal bem brasileiro: a onça-pintada tem a mandíbula mais potente entre os felinos.