Na Região, destacam-se os Estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Nestes Estados, a produção de banana acontece principalmente nos polos de fruticultura irrigada.
São Paulo é o maior produtor da fruta, com mais de um milhão de toneladas todos os anos. A cidade de Cajati, no Vale do Ribeira, é um exemplo dessa representatividade do estado. A região tem mais de 3.600 propriedades produtoras, o que corresponde a quase 50% do estado.
Nesse cenário é impossível não mencionar a cidade baiana de Bom Jesus da Lapa. Localizada na região oeste, o município ganhou destaque como um dos principais polos produtores do país, graças ao seu perímetro irrigado Projeto Formoso.
Pernambuco se consolidou como o maior exportador de frutas do país. Somente em 2021, o estado registrou uma receita de U$D 244 milhões na venda para o exterior.
Qual é o principal polo produtor de banana no Brasil?
O estado que concentrou a maior produção de banana foi São Paulo, com 18% da produção nacional, com produção destinada aos principais centros consumidores brasileiros, com destaque, a capital paulista.
O Brasil é o quarto maior produtor mundial, ficando atrás somente de Índia, China e Indonésia. De acordo com os dados do IBGE, a safra 2021/22 foi de cerca de 7 milhões de toneladas, em uma área de 453.273 hectares.
A Banana* – bananas e plátanos (bananas para cozer) - foi a fruta mais produzida no mundo, com 153,2 milhões de toneladas; seguindo-se a Melancia, com 118,4 milhões de toneladas colhidas.
A produção paulista ajuda a manter o Brasil entre os principais produtores de banana do mundo. Na safra de 2021 e 2022, o país produziu cerca de 7 milhões de toneladas, de acordo com dados do IBGE, ficando atrás somente da Índia, China e Indonésia. O maior polo produtor do segmento no estado é o Vale do Ribeira.
Não se pode indicar com exatidão a origem da bananeira, pois ela se perde na mitologia grega e indiana. Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos.
No oeste baiano, o município de Bom Jesus da Lapa, ganhou destaque como um dos principais polos produtores do país, graças ao seu perímetro irrigado, Projeto Formoso.
Naquele instante, descobriu a Pacoba (tupi-guarani), a “banana” brasileira, nativa, sendo um fruto consumido pelos povos originários que habitavam e habitam a floresta amazônica.
História. O cultivo de bananas pelo Homem teve início no sudeste da Ásia. Existem ainda muitas espécies de banana selvagem na Nova Guiné, na Malásia, Indonésia e Filipinas.
A banana-da-terra, banana-comprida, pacovã ou chifre de boi (do grupo das Angiospermas, monocotiledôneas - família das musáceas) é um plátano (primo da banana) de grande porte oriunda da África, chegando a aproximadamente 30 cm de comprimento (sendo a maior banana conhecida) e tem massa de aproximadamente 500 g cada ...
Liderança em Produção - Entre as frutas mais produzidas no Brasil, a laranja assume a liderança incontestável. Com uma produção de 17 milhões de toneladas e um valor de R$ 16,3 bilhões, de acordo com dados da Produção Agrícola Municipal (PAM/IBGE), a laranja mantém sua posição de destaque na fruticultura brasileira.