Fazenda em Moju possui mais de 900 mil árvores de coco. Um dos maiores coqueirais do Brasil fica localizado na cidade de Moju, no nordeste do Pará. São 911 mil coqueiros de coco seco espalhados em uma área de 5.600 hectares.
Qual estado brasileiro é o maior produtor de coco?
(mil frutos)
Dentre os 10 maiores estados produtores de coco do Brasil, 7 são da região Nordeste. A liderança da produção é do Estado da Bahia, seguido de Sergipe e Ceará (Tabela 2). Estes estados juntos correspondem a mais de 50% da produção de coco nacional.
Conforme os últimos dados fornecidos pela Faostat (2021), a área mundial colhida com coco é de 11,8 milhões de hectares, produzindo 62,9 milhões de toneladas. Apenas três produtores, Indonésia, Filipinas e Índia ocupam 73,0% dessa área e participam com 74,1% da produção (Tabela 1).
O povoado de Cocho de Dentro, no município de Jacobina, na Bahia, a 330 km de Salvador, com cerca de 200 moradores, onde se tem grande disponibilidade desta palmeira, desenvolve o beneficiamento do babaçu.
Cada hectare plantado com coco rende pelo menos R$ 10 mil por ano para o produtor rural. A meta é plantar 200 mil mudas de coco, fechando o ano com 120 mil pés plantados.
2.1 Produção de castanha de caju no Brasil e Nordeste
Os principais produtores nordestinos são o Ceará, onde se encontra mais da metade da área colhida (63,5%), Piauí e Rio Grande do Norte, cujas áreas somam 28,7%, restando 7,8% que ficam distribuídos entre os demais produtores dessa mesma Região.
“Coco” é uma palavra paroxítona que se refere à fruta que dá no coqueiro. “Cocô” é uma palavra oxítona, sinônimo de “fezes”. A palavra “côco”, com acento circunflexo na primeira sílaba, não é aceita pelas normas gramaticais da língua portuguesa, apesar de ser muito escrita pelos falantes do idioma.
Quais são os benefícios do Coco Seco? O Coco Seco é uma fonte rica de gorduras saudáveis, fibras, proteínas, minerais e vitaminas. Tem propriedades antivirais e antibacterianas, fortalece o sistema imunológico, fornece energia de longa duração, ajuda a controlar o peso e é excelente para a pele.
O coqueiro ficou famoso por causa do seu formato inclinado e era uma parada obrigatória para turistas. Um coqueiro que se tornou atração turística em uma praia de Angra dos Reis foi derrubado por visitantes.
O Ceará é o maior produtor de coco do Brasil e também lidera as exportações de água de coco. Em 2022, a quantidade de frutos totalizou 572,32 milhões, o que representou um crescimento de 48,23% em relação a 2021, quando foram 386,11 milhões (dados do IBGE).
Espécie mede 42 metros de altura, três metros a mais do que a maior já registrada. Um recorde que foi se quebrando ao longo de muitos anos. A maior palmeira imperial do mundo foi descoberta no horto florestal em Rio Claro (SP). A espécie mede 42 metros de altura, três metros a mais do que a maior já registrada.
Cada muda tem um custo médio de 30 reais e a irrigação, fator mais importante nesta atividade, o custo por hectare pode ficar em torno de 50 mil reais.
O coqueiro é considerado uma das frutíferas que mais consumem água em sua irrigação, com um consumo de água estimado para plantas em produção, de 100 a 240 L/dia, dependendo das condições climáticas locais.
A água integral é aquela mais pura, sem adição de ingredientes ou sem precisar de outros processos se não o envasamento, saindo da fruta direto para a caixa. É o líquido que tem o sabor mais natural e é a mais saudável.
Médicos tiram cocô gigante com 1 m e 20 kg de intestino de mulher na China. Uma mulher de 53 anos teve que passar por uma cirurgia de emergência para retirar um cocô gigante do intestino, com cerca de um metro de comprimento e 20 quilos, na China.
Características Morfológicas: Esta árvore apresenta entre dez e 20 metros de altura, com tronco que varia de 30 a 40 centímetros de diâmetro. Suas frutas, em cachos, são sustentadas por um pedúnculo (haste). O coco babaçu mede aproximadamente de oito a 15 centímetros de comprimento e é ligeiramente oval.
Em um bioma adequado, o babaçu pode produzir até 2.000 frutos por ano. O coco do babaçu, pode ser consumido in natura, pois possui um alto valor nutricional, tendo em sua composição fibras, sais minerais, amido e enzimas.