Os principais sinais do TDAH em crianças e adolescentes são desatenção, inquietude e impulsividade, em uma intensidade que traz prejuízos relacionados à interação social, aprendizagem, memória, linguagem e baixa autoestima.
O TDAH é um distúrbio cerebral presente desde o nascimento ou que se desenvolve logo após o nascimento. Algumas crianças têm dificuldades principalmente com a atenção prolongada, com a concentração e com a capacidade de concluir tarefas; algumas crianças são hiperativas e impulsivas e algumas têm ambos os problemas.
A pessoa com TDAH pode se sentir deslocada, incapaz, deixada para trás por não conseguir acompanhar o progresso de pessoas neurotípicas, entre outros. Os demais problemas que acompanham o TDAH também podem contribuir para uma autoestima ruim.
As pessoas com TDAH predominantemente desatento podem ter dificuldade em manter o foco, seguir instruções, organizar tarefas e atividades e tendem a ser frequentemente distraídas por estímulos externos. A hiperatividade e a impulsividade, embora possam estar presentes, são menos proeminentes neste grupo.
OS 15 SINTOMAS MAIS COMUNS DO TDAH ADULTO | ANA BEATRIZ
Como é as crises de TDAH?
Os principais sinais do TDAH em crianças e adolescentes são desatenção, inquietude e impulsividade, em uma intensidade que traz prejuízos relacionados à interação social, aprendizagem, memória, linguagem e baixa autoestima.
Os alimentos mais recomendados para pessoas diagnosticadas com TDAH são as proteínas, carnes em geral, principalmente peru e peixes, além de carboidratos complexos, como grãos integrais, aveia, sementes, entre outros. Farinha branca e açúcar devem ser evitados!
O estresse do cotidiano pode acentuar sintomas do TDAH, como as alterações de humor, a distração e, sobretudo, a desregulação emocional. Você pode ficar mais irritado e deprimido quando estressado e, para tentar aliviar essas emoções, agir de modo inconsequente.
O Projeto de Lei 2630/21, do deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI), cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.
Um dos sintomas não muito conhecido do TDAH é a dificuldade na regulação emocional. Pessoas com o transtorno geralmente experimentam mudanças de humor, que podem ser por pequenos aborrecimentos ou até mesmo eventos cotidianos sem muita importância.
Crianças com TDAH podem apresentar dificuldade de concentração, especialmente em atividades que requerem esforço intelectual prolongado. É comum o paciente responder perguntas antes de elas serem concluídas, evidenciando a inquietude. Esquecimento também é frequente, dando a impressão da criança estar sempre distraída.
Quais cursos são adequados para pessoas com TDAH? Alguns cursos de faculdades adequados para pessoas com TDAH incluem Administração, Design, Comunicação, Tecnologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Educação, Artes Visuais, Marketing, Engenharia e Ciências da Saúde.
Na Síndrome do Pensamento Acelerado, as origens podem ser quadros de transtornos como ansiedade, bipolaridade e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e até ser efeito do uso de drogas, como cocaína.
As características mais apontadas pelos profissionais de saúde, nos pacientes com TDAH, são criatividade, empatia, espontaneidade e tenacidade1. Claro, isso não significa que você terá as vantagens apenas por ter o transtorno.
O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.
Papa aponta que “as origens espirituais do TDAH residem no fato de serem espíritos altamente inteligentes, contudo, como prova, têm essa inteligência restrita, adormecida dentro de si”. “Por isso, ficam frustrados e apáticos. O indivíduo sabe que tem potencial, mas não consegue acessá-lo”.
A Ciptea é um instrumento que visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento pelo cidadão.
São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.
Se uma criança tiver um diagnóstico de TDAH e a condição for tão severa que ela não consiga prover sua própria subsistência, pode ser considerada elegível para o BPC/LOAS. No entanto, a concessão do benefício depende de avaliação realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e/ou pelo sistema judiciário.
Os eventos adversos mais comumente relatados em crianças, adolescentes e adultos com TDAH tratados com MPH são diminuição do apetite e problemas de sono. Porém, também pode ser observado irritabilidade, náuseas, vômito, tontura e dor abdominal.
Pessoas com TDAH do tipo hiperativo apresentam inquietação constante, têm dificuldade em permanecerem sentadas. Por isso, durante uma conversa é comum interromperem aquele que fala e falar de maneira agitada.
Uma pessoa que tem TDAH possui dificuldades para manter a atenção em uma única tarefa, o que faz com que observe diversos detalhes rapidamente, de forma inquieta, o seu cérebro funciona de uma forma mais acelerada.
Estudos demonstram que a deficiência da vitamina D tem efeitos desfavoráveis no desenvolvimento da estrutura e funções cerebrais, há indicativo de ser responsável pelo desenvolvimento de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH).
Os adultos costumam ter dificuldade em organizar e planejar atividades do dia a dia, principalmente determinar o que é mais importante ou o que fazer primeiro dentre várias coisas que tiver para fazer. Estressa-se muito ao assumir diversos compromissos e não saber por qual começar.
Uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) evidenciou que crianças que consomem açúcar em quantidade superior a 121 gramas por dia apresentam uma chance três vezes maior de ter Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) aos seis anos de ...