Uso para tratamento de depressão, ansiedade, Transtorno Obsessivo Compulsivo em adultos e crianças, Transtorno do Pânico, Transtorno do Estresse Pós-Traumático, Fobia Social e Síndrome da Tensão Pré-Menstrual. Dose diária máxima: - Adultos: 200 mg/dia.
a dose máxima preconizada de Sertralina é de 200mg ao dia. Existem, sim, casos em que essa dose é ultrapassada. Isso depende geralmente da resposta que o paciente está tendo ao tratamento e dos efeitos colaterais que surgem. Contudo, é muito raro que se prescreva uma dose diária de 400mg/dia.
Em adultos, a dose habitual de sertralina é de 50 mg por dia, mas pode aumentar gradativamente. A dose máxima é de 200 mg. Já em crianças com idade entre 6 e 12 anos de idade, a dose inicial é de 25 mg por dia, mas pode ser aumentada para 50 mg por dia após uma semana.
SERTRALINA: tudo que você precisa saber antes de tomar!
Qual a dosagem ideal de sertralina para ansiedade?
- Adultos: 200 mg/dia. Observações: Medicamento sujeito a controle especial (Portaria 344/98 – Lista C1) Classificação do medicamento: antidepressivo Orientações para administração do medicamento: O medicamento pode ser utilizado com ou sem alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias.
Ao elevar a quantidade de serotonina disponível nos circuitos cerebrais, a sertralina ajuda a restaurar o equilíbrio químico do cérebro. Assim, o medicamento trabalha para melhorar o equilíbrio emocional, ajudando a reduzir os sintomas dos problemas para os quais é indicado.
Os sintomas de superdose incluem: efeitos adversos mediados pela serotonina, tais como prolongamento do intervalo QT no eletrocardiograma, torsade de pointes, sonolência, distúrbios gastrintestinais (como náusea e vômito), taquicardia, tremor, agitação e tontura. O coma foi reportado com menor frequência.
Os efeitos colaterais mais comuns da sertralina são insônia, sonolência, tontura, dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, má digestão, alterações no apetite, pesadelos, tremor, zumbido no ouvido, dor nas articulações ou palpitações.
Quanto tempo dura o efeito da sertralina no corpo?
A Sertralina, um tipo de antidepressivo, normalmente leva em torno de 5 a 6 dias para ser completamente eliminada do corpo após a última dose, considerando sua meia-vida de aproximadamente 24 a 26 horas. Este período pode variar um pouco de acordo com fatores individuais como metabolismo e saúde hepática e renal.
O aumento de dose não costuma dar efeitos colaterais significativos, então provavelmente você não sofrerá como no início do tratamento. Porém, infelizmente não é possível prever com certeza. Converse sempre com o seu psiquiatra a respeito dos efeitos colaterais.
Como a pessoa se sente depois de tomar sertralina?
Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.
A dose máxima recomendada é de 200 mg/dia. O tratamento para pacientes pediátricos entre 6 e 12 anos deve começar com 25 mg/dia e acima de 12 anos deve ser de 50 mg/dia. Os ajustes de dose deverão ser feitos de acordo com a resposta clínica conforme avaliação e orientação médica.
Em alguns pacientes, a sertralina pode causar sonolência. Nesses casos, é recomendável tomar antes de dormir. Em outros, seu uso pode causar insônia e, portanto, o paciente precisa evitar ingerir à noite.
Estou tomando sertralina e com muita crise de ansiedade?
Muitas vezes alguns efeitos colaterais podem ocorrer até que os efeitos clínicos se estabeleçam e o aumento nos níveis de ansiedade pode ser um deles. Importante avaliar a situação com o médico assistente para verificar a dose da medicação e outros meios capazes de adequar as crises em curso.
Esses sintomas podem afetar o bem-estar geral e a qualidade de vida dos adolescentes em tratamento (Souza et al., 2022). Por outro lado, alguns adolescentes podem experimentar dores de cabeça, tonturas, sonolência ou insônia como efeitos colaterais do uso prolongado de sertralina.
Os sintomas 1 de superdosagem incluem: efeitos adversos mediados pela serotonina tais como sonolência, distúrbios gastrintestinais (como náusea 2 e vômito 3), taquicardia 4, tremor, agitação e tontura 5. Coma 6 foi reportado com menor freqüência. Não existem antídotos específicos para o cloridrato de sertralina.
A Sertralina, bem como outros antidepressivos, pode sim provocar a chamada Síndrome Amotivacional, com sintomas de redução do tônus e modulação afetiva, fazendo com que a pessoa fique menos responsiva aos estímulos de seu ambiente.
A dose máxima diária de Sertralina é 200 mg. Você ingeriu apenas 100mg, o que corresponde à metade da dose máxima diária. Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Assim, muitas vezes o tratamento é contínuo, assim como acontece com um paciente hipertenso ou diabético. Se o paciente tem uma boa resposta e adaptação com a sertralina, e necessita utilizar por mais tempo pelo risco de recaídas, não há nada que contraindique seu uso por tempo prolongado até o momento.
Quanto tempo dura o efeito do sertralina no corpo?
A sertralina tem uma meia-vida de eliminação de 22 a 36 horas, o que significa que, após 22 a 36 horas, a concentração inicial da droga cai para a metade e, após mais 22 a 36 horas, para a metade da metade e, assim por diante.
Quais os males que a sertralina pode causar a longo prazo?
Não há indícios de que a Sertralina possa causar danos a longo prazo. Pelo contrário, a depressão ou ansiedade não tratadas podem levar a prejuízos maiores como aumento do risco de demência ou de mortalidade devido ao suicídio.