O papel do Pai na Constelação Familiar, primeiramente é, junto à mãe, perpetuar a vida no sistema familiar. Além disso, o pai representa e transmite aos seus descendentes o masculino ancestral e tudo o que esta força representa: Ordem. Comunicação.
O pai, dentro do sistema familiar, tem o papel da ordem, da disciplina e da autoridade. No mundo, temos uma dificuldade de compreensão desses papéis. Quando este assunto, esses papéis entram em nossa casa, na figura de um homem do qual esperamos somente o amor idealizado na nossa mente, o conflito pode se instalar.
Anton "Suitbert" Hellinger (Leimen, 16 de Dezembro de 1925 – Bischofswiesen, 19 de Setembro de 2019), conhecido simplesmente como Bert Hellinger, foi um autointitulado psicoterapeuta alemão, não tendo nenhuma formação na área de psicologia, e inventor da pseudociência conhecida como constelação familiar.
Na psicologia fala que o pai representa as leis, regras sociais, limites, ou seja, apresenta para o filho o real da vida, em que a cada fase do seu desenvolvimento ele terá que lidar para construir o seu processo de autonomia e maturidade.
A Constelação Familiar ou Sistêmica é um método desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger na década de 1990, influenciado pela Fenomenologia, Hipnoterapia, Terapia Familiar e Análise Transacional, entre outras, que buscar intervir em conflitos interpessoais originados no sistema familiar.
Constelação Familiar - Qual o papel do pai em nossa vida e nosso sistema familiar - Juliana Isliker
Quem foi a primeira esposa de Bert Hellinger?
Neste mesmo ano, Hellinger deixou a ordem de Marianhiller, casou-se com sua primeira esposa, Herta e iniciou seu trabalho como psicoterapeuta. Em pouco tempo, se tornou um dos principais terapeutas de grupo na Europa.
Bert Hellinger já declarava: “Aquele que não tem êxito com a mãe, também não encontrará êxito na profissão!”. Essa frase reflete um conceito muito difundido na Constelação Familiar, que relaciona o relacionamento entre filhos e mãe com a vida profissional.
Qual a melhor atitude para honrar nossos pais? Na constelação familiar, muitas vezes são realizados exercícios ou representações simbólicas para honrar os pais. Isso pode incluir expressar gratidão, pedir perdão, ou simplesmente olhar para eles com respeito e amor em nosso coração.
"A figura paterna sempre esteve associada a proteção, diferente da mãe que é associada ao cuidado. Mas o pai, em geral, costuma ser o segundo vínculo mais forte da criança quando ela nasce.
Foi sacerdote católico e trabalhou durante 16 anos como missionário na África do Sul. Após anos de dedicação a uma vida religiosa, Hellinger dedicou-se a estudos que abrangeram áreas como a psicanálise, terapia familiar, hipnoterapia e análise transacional. Ontem, 19/09, Bert faleceu aos 93 anos de idade.
É apoiado por conceitos pseudocientíficos como ressonância mórfica e misticismo quântico. As constelações familiares divergem significativamente das formas convencionais de psicoterapias cognitivas, comportamentais e psicodinâmicas.
por Benczik (2011) ainda afirma que a ausência paterna tem potencial para gerar conflitos no desenvolvimento psicológico e cognitivo da criança, bem como influenciar o desenvolvimento de distúrbios de comportamento agressivos.
O que é um pai ausente? Não, não é aquele que se separou e, por isso, não vê os filhos todos os dias. “Trata-se da figura paterna que pouco ou nada contribui para a formação e a educação dos filhos, independentemente do fato de morar ou não na mesma casa”, esclarece a psicóloga Alaide Degani de Cantone.
Aqui estão algumas estratégias que podem ser eficazes: Buscar apoio: É importante que a família busque apoio emocional de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental. Falar sobre os sentimentos e ter uma rede de apoio pode ajudar a aliviar o peso da ausência paterna.
Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda, convivência, assistência material e moral e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais (NR).
Em resumo poderíamos dizer que a missão do Pai é uma vocação, em última instância, do próprio matrimônio. Este significa uma união de pessoa com todos os seus valores, e tudo o que deve representar a medida de sua própria dignidade.
O pai tem papel tão importante quanto o da mãe na vida de um filho. Cabe a ele mostrar ao bebê que existem outras pessoas no mundo além da mãe, ser uma boa referência para a criança, ou seja, alguém em quem ela possa se espelhar.
A nota técnica também destaca que a sessão de Constelação Familiar pode suscitar a abrupta emergência de estados de sofrimento ou desorganização psíquica, e que o método não abarca conhecimento técnico suficiente para o manejo desses estados – o que conflita com a previsão do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
A constelação familiar vê a mãe (e o pai) como pessoas. Não se trata de uma mãe ou pai ideais. Também não tem nada a ver com o que puderam dar ou o que retiraram. Tomar a mãe é concordar com um fato, reverenciar a vida que veio por meio dela.
O que os psicólogos falam sobre constelação familiar?
Em uma extensa e embasada nota técnica, o órgão que regula e fiscaliza a profissão dos psicólogos afirmou que o uso da constelação familiar é incompatível com as normas éticas e técnicas da Psicologia.
Qual o papel do filho mais velho na constelação familiar?
- Filhos mais velhos muitas vezes podem ser vistos como líderes natos. No entanto, por outro lado isso também pode manifestar-se na crença de que eles devem ganhar e manter a superioridade sobre as outras crianças.
É reconhecer seus sacrifícios, sofrimentos, vitórias e derrotas. É compreender que fizeram o máximo que puderam dentro das limitações de suas consciências. É saber que tudo isso, de alguma forma, também faz parte da sua história.
Assim, ele reconheceu três leis universais que atuam sobre todos os relacionamentos humanos, também denominadas por ele como ordens do amor, a saber: pertencimento, hierarquia ou ordem e equilíbrio.