Se tenho sintomas da Esofagite de Refluxo, qual médico devo procurar? Caso haja sintomas da esofagite de refluxo, deve-se procurar um médico gastroenterologista.
A esofagite é a inflamação da mucosa do esôfago, e é uma causa muito comum de procura nos consultórios de gastroenterologista ou de cirurgião do aparelho digestivo.
Nos casos de esofagite mais intensa, há presença de hemorragia, sob a forma de sangue no vómito (com uma coloração mais viva) ou nas fezes (com uma cor escura resultante da presença de sangue digerido). Ambas podem causar anemia. Há ainda regurgitação, em que os alimentos voltam à boca, sem esforço de vómito.
O exame endoscópico é o método de escolha para o diagnóstico das lesões causadas pelo refluxo gastroesofágico, permitindo avaliar a gravidade da esofagite e realizar biópsias onde e quando necessário. Deve, pois, ser considerado em primeiro lugar.
O gastroenterologista é o profissional médico que cuida de todas as doenças relacionadas ao aparelho digestivo, que se estende desde a boca, passando por esôfago e órgãos como o estômago e o intestino, chegando ao reto.
Esofagite: o que é, causas e tratamento | Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM 22.761
Qual exame olha o esôfago?
Um endoscópio é um tubo fino e flexível com uma pequena câmera acoplada. Durante o procedimento, o endoscópio é introduzido pela garganta para inspecionar o esôfago e capturar imagens do tecido. Seu médico também fará uma biópsia e coletará uma pequena amostra de tecido para exame adicional.
A esofagite é percebida como uma queimação ou ardência localizada na região anterior do peito, chamada retroesternal. Essa queimação também pode estar localizada na “boca” do estômago. O refluxo, como o retorno de um líquido com gosto amargo até a garganta ou até a boca.
A esofagite eosinofílica é uma doença alérgica muito confundida com o refluxo gastroesofágico. Por seus sintomas semelhantes, o diagnóstico desta doença só costuma ser realizado quando a pessoa não responde ao tratamento padrão para o refluxo.
O tratamento da esofagite está diretamente relacionado com a sua causa específica. O tratamento pode incluir a ingestão de medicamentos, como os bloqueadores da secreção ácida no estômago e os antibióticos, além de mudanças no estilo de vida do paciente. Alguns casos podem requerer intervenção cirúrgica.
Evite carne seca, bacon, linguiça ou salsicha e carne temperada com pimenta. Peixe branco desossado, como merluza e tilápia, também será fácil de engolir. Algumas pessoas com esofagite se dão bem com ovos mexidos suaves.
Quanto tempo leva para um caso de esofagite vira câncer?
E dessa displasia, em um outro momento, quando o problema se agrava por cinco, seis, oito ou mais anos, o paciente pode sim a vir a desenvolver o câncer de esôfago”, explica o cirurgião do aparelho digestivo Eduardo Grecco.
Como identificar a esofagite? A identificação da esofagite ocorre principalmente pela observação dos sintomas, que podem variar de leves a graves e incluem: Dificuldade para engolir (disfagia) alimentos sólidos ou líquidos. Dor ao engolir (odinofagia)
Quanto tempo leva para curar uma esofagite erosiva?
Depois de identificar a causa da esofagite e seguir o tratamento corretamente, os sintomas costumam melhorar já na primeira semana. Porém, a cicatrização total da mucosa pode demorar até oito semanas (cerca de dois meses).
As causas mais comuns da esofagite estão associadas ao retorno ou permanência do conteúdo estomacal no esôfago, cuja mucosa não está preparada para receber substância tão irritante.
Embora a esofagite herpética seja causada pelo HSV-1 na maior parte dos casos, em exceções, o sorotipo HSV-2 pode ser o responsável. Para evitar a transmissão, é importante não compartilhar objetos e evitar intimidade com a pessoa portadora do vírus que esteja apresentando sintomas.
A cirurgia é realizada por videolaparoscopia, sob anestesia geral e o procedimento demora em média, uns 30 ou 40 minutos. São realizadas cinco incisões no abdome, sendo duas de 10 mm e três de 5 mm. Não haverá necessidade de retirar pontos, porque não há pontos externos.
Qual a especialidade do médico que cuida de refluxo?
Se você tem tomado antiácidos por meses e ainda sente sintomas (incluindo dor de estômago, náusea, dificuldade de deglutição ou problemas para respirar a noite), você deve consultar um gastroenterologista para ele indicar o melhor Tratamento de Refluxo.
Evite alimentos irritantes: Evite alimentos que podem irritar o revestimento do estômago e esôfago, como alimentos picantes, fritos, gordurosos, cafeína, bebidas carbonatadas, álcool e chocolate. Pequenas refeições e mastigação adequada: Faça refeições menores e mais frequentes ao longo do dia.
A esofagite erosiva é uma situação onde há a formação de lesões no esôfago devido ao refluxo gástrico crônico, causando alguns sintomas como dor ao beber e comer, rouquidão e a presença de sangue no vômito ou nas fezes.