Qual o médico que cuida de perda de massa muscular?
A perda de massa muscular ou sarcopenia está relacionada a alterações fisiológicas que ocorrem como consequência do processo de envelhecimento. O problema, muitas vezes, é associado também a perda óssea, deixando clara a importância de um tratamento completo com médico do esporte, ortopedista e nutrólogo.
Qual o médico procurar para ganhar massa muscular?
O endocrinologista: Sua principal função é atender pessoas que pretendem mudar o corpo com a perda de peso ou ganho de massa muscular. Além disso, melhorar o rendimento físico.
Qual o nome da doença que faz perder massa muscular?
A sarcopenia é uma doença caracterizada justamente por esta perda de massa muscular. “Ela acomete homens e mulheres, principalmente a partir dos 50 anos. Nosso corpo sofre um processo natural de perda de massa e redução da atividade física e de hormônios, como o estrogênio e a testosterona.
Qual especialista cuida da perda de massa muscular?
Vale dizer ainda que, normalmente, o diagnóstico e o tratamento da doença, assim como as demais orientações, devem ser dados por um ortopedista, um fisioterapeuta ou um neurologista (se a causa estiver no sistema nervoso).
Para recuperar os músculos, é importante evitar o sedentarismo e praticar atividades físicas como musculação e caminhada, além de manter uma alimentação rica em proteínas, vitaminas e minerais, priorizando carnes magras, leite e derivados e vegetais, como soja, lentilha e quinoa.
O médico ortopedista é especializado no diagnóstico e no tratamento de problemas relacionados a ossos, músculos, ligamentos e articulações de todo o corpo.
A perda de massa muscular ou sarcopenia está relacionada a alterações fisiológicas que ocorrem como consequência do processo de envelhecimento. O problema, muitas vezes, é associado também a perda óssea, deixando clara a importância de um tratamento completo com médico do esporte, ortopedista e nutrólogo.
Apenas um profissional da saúde pode realizar uma avaliação abrangente dos pacientes, com base em exames clínicos, laboratoriais e de imagem apropriados. A especialidade médica mais indicada para atender casos de fraqueza muscular é a neurologia.
Qual a principal causa da perda de massa muscular?
O envelhecimento é um processo fisiológico que acomete a musculatura e leva à perda de massa muscular naturalmente. Fatores, como sedentarismo, baixa massa muscular na juventude, alimentação de má qualidade, tabagismo, consumo de álcool e menopausa potencializam o processo de perda de massa muscular.
O exame densitometria óssea, considerado padrão ouro para a avaliação da massa muscular corporal, é um dos principais exames para diagnóstico da sarcopenia.
Qual a idade que começamos a perder massa muscular?
Segundo o estudo, após os 30 anos, o declínio de massa muscular acontece em torno de 3 a 8% e, depois dos 60 anos, o aumento é ainda mais drástico. “Essa condição torna as pessoas mais vulneráveis e propensas a quedas, fraturas e a outros traumas”.
O exame de bioimpedância é capaz de medir a estrutura corporal de uma pessoa em peso gordo e magro. Desse modo, na avaliação o profissional consegue verificar o volume de massa magra (músculos), a quantidade de gordura e de água presentes no organismo.
Qual o melhor hormônio para ganhar massa muscular?
A Oxandrolona é um anabolizante sintético que pertence à família dos esteróides androgênicos anabólicos (EAA). Comumente indicado para ganho de massa muscular.
O nutrólogo pode indicar um endócrino ao identificar alterações hormonais significativas no seu paciente, mas o endócrino também pode te encaminhar para um nutrólogo ao perceber a importância da alimentação para o seu tratamento. Dessa forma, nenhuma dessas áreas é melhor que a outra.
1. Médico Esportivo ou Endocrinologista Esportivo: O especialista em saúde do atleta: Possui conhecimento profundo sobre fisiologia do exercício, nutrição, hormônios, vias anabólicas e suplementação esportiva, te garantindo uma performance segura e otimizada.
A Bioimpedância é um exame de relevância na avaliação do percentual de gordura, massa magra e líquidos no organismo. Tanto o médico nutrólogo, endocrinologista e nutricionista, estão habilitados na avaliação do resultado da Bioimpedância.
O ideal é sempre consultar um ortopedista com formação esportiva ou um médico do esporte. O colega médico vai avaliar o grau da lesão, o grau de incapacitação e vai iniciar o tratamento. Sabe-se que, quanto mais precoce, melhores os resultados a longo prazo.
Procure um reumatologista. Pacientes que sentem dores nos ossos, nos músculos e nas articulações, e que muitas vezes vêm acompanhadas de sintomas como inchaço, vermelhidão, sensação de formigamento e dificuldade de movimentar a articulação, devem procurar um reumatologista com urgência.
A sarcopenia é uma doença que leva à perda de massa muscular corporal associada à diminuição da força (a tensão que o músculo gera para realizar um determinado movimento, como um aperto de mão) e da performance física (capacidade de produzir movimentos com eficácia, como fazer uma caminhada).
Falta de atividade física, doenças crônicas e lesões podem contribuir para a aceleração do enfraquecimento muscular. Exercícios com peso, conhecidos como musculação, são a melhor estratégia para o ganho de massa.