Também no grupo dos méis de coloração mais clara, o mel das abelhas jataí tem sabor mais ácido e é produzido em todo o Brasil. Seu uso objetiva aumentar a resistência do organismo, além do alívio da tensão e do combate à insônia.
Qual é o tipo de mel mais saudável? O mel de Manuka é amplamente considerado um dos mais saudáveis devido às suas propriedades medicinais excepcionais.
Ele é higroscópico, ou seja, absorve a umidade do ar. Por isso, esse tipo é muito utilizado para auxiliar o sistema imunológico, ajudar na recuperação de gripes e auxiliar em cicatrizações.
☝️🤗🐝 A uruçu cinzenta ou Tiúba (Melipona fasciculata) é considerada uma das abelhas nativas que mais produzem mel no Brasil, isso se deve principalmente pelo tamanho avantajado da espécie, pelos grandes potes de armazenamento e pela grande população de trabalho (campeiras) do ninho.
Na 47ª edição da Apimondia, que aconteceu dos dias 24 a 27 de agosto, em Istambul (Turquia), o Brasil contou com 7 medalhas na bagagem. Paralelo ao congresso é realizado o concurso que elege diferentes produtos, todos relacionados à apicultura.
Mel claro e de aroma suave, tem forte produção nos estados de São Paulo e Minas Gerais. É reconhecido como tranquilizante natural e auxilia na melhora do funcionamento do intestino.
Quando for comprar o mel, compre mel puro e de preferência orgânico; O mel orgânico se diferencia por não conter produtos químicos como, por exemplo, antibióticos, pesticidas e agrotóxicos; Importante verificar se há na embalagem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Qual a diferença do mel silvestre para o mel de laranjeira?
Diferentemente do mel de laranjeira, que vem do néctar de pomares de laranjas, por exemplo, o mel de florada silvestre é feito de flores que desabrocham nos campos e nas matas, em vários períodos do ano. Como dissemos acima, o mel nunca é de uma única espécie de flor.
Ele é viscoso, doce e altamente nutritivo. O Mel considerado puro, é aquele que não passou por nenhum processo de aquecimento, filtragem, ou adição de nenhum produto.
O motivo? Elas estão na lista de animais em risco de extinção na natureza. Portanto, são raras, o que torna o que é produzido por elas bem valorizado. Com 28% de água na composição, 10% a mais do que o comum, o mel produzido pela abelha sem ferrão é mais fluido, mais claro e tem uma leve acidez.
O mel mais puro do mundo. Assim pode ser classificado o mel produzido na região da Serra do Amolar, na fronteira entre Brasil e Bolívia. O trabalho é realizado por famílias ribeirinhas com incentivo da Ecoa por meio do Programa Oásis.
“A jataí tem um mel supervalorizado, valendo até dez vezes mais do que o das abelhas africanizadas. Tem um apelo na cultura popular por ser medicinal e escoamento fácil porque as pessoas já estão sensibilizadas sobre sua qualidade e importância", disse.
Laranjeira: Mel claro, muito valorizado pelos consumidores brasileiros devido ao aroma e coloração, predominantemente produzido em São Paulo e Minas Gerais; Eucalipto: Mel relativamente escuro, rico em minerais, geralmente utilizado como expectorante.
O mel Peri, originário do vale Saricayir Dagi, na Turquia, é um dos tipos mais caros de mel, devido à sua qualidade e raridade. Ele é colhido nas paredes altas de uma caverna, tornando o seu processo de obtenção particularmente desafiador. O preço do quilo deste mel pode atingir R$ 7 mil.
As abelhas africanizadas são as que produzem mel em maior quantidade, mas três espécies de abelhas nativas sem ferrão, a mandaçaia, a jataí e a mirim, cada vez vem se destacando entre os catarinenses, os quais têm adquirido o hábito de criar em casa as abelhas como um "eco pet".
Qual é o Ranking das Maiores empresas de abelhas no Brasil? As Maiores empresas de abelhas no Brasil são: 1° INTEGRAPIS, 2° MORADA DAS ABELHAS INDUSTRIA E COMERCIO LTDA e 3° POLINIZAR ABELHAS SEM FERRAO.
Mel produzido em Santa Catarina recebe o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado entre os dias 08 e 12 de setembro no Canadá. Esta é a quinta vez que a empresa catarinense Prodapys leva o prêmio.
O apicultor Ricardo Pedroso, de Arapoti (PR), orienta que o mel não deve ser colocado na geladeira, porque cristaliza. O ideal é guardar em um pote bem fechado, dentro do armário. 🍯Dica para recuperar o mel cristalizado: coloque em banho-maria até que o alimento volte ao estado líquido.
Para fazer esse teste, misture uma colher (de sopa) de mel em um copo de água com algumas gotas de vinagre. Dica: se o mel for puro, ele não vai reagir, já se o mel for falsificado, a mistura pode gerar até uma espécie de espuma.