Tomando como base essas informações, as melhores opções de capim para solos fracos e de baixa fertilidade são: – Brachiaria Humidicola; – Brachiaria Decumbens.
O capim Andropogon é uma gramínea muito adaptada a solos ácidos e pobres em fertilidade. É uma forrageira perene, muito palatável, apresenta produtividade variando de 10 a 20 t/ha/ano de matéria seca e teor de proteína bruta variando de 6 a 10%.
O andropogon tem um sistema radicular bastante profundo e ele consegue tolerar a seca. Um outro capim que você poderia plantar também a Brachiaria decumbens.
Além disso, você tem também gramíneas que pode plantar, como Canarana, o Tango (Tangola), que são gramíneas que vão bem em áreas encharcadas. Porém não são de sementes, são de mudas. Outra que você pode plantar é a Setária, que vai muito bem. Dictyoneura também vai bem.
As gramíneas Xaraés crescem rápido, são tolerantes a solos mais úmidos e funcionam muito bem em sistemas rotacionados, apesar de não serem tão apetitosas para o gado. Por outro lado, as Paiaguás têm alta tolerância à seca e conseguem sobrevida em regiões com 6 a 7 meses de estiagem.
(2000), o capim Massai possui um sistema radicular mais adaptado aos solos que apresentam condições adversas, tais como, maior compactação e acidez e menor fertilidade, quando comparado às cultivares Mombaça e Tanzânia.
Coloniões. O grupo dos coloniões está entre os que têm maior capacidade produtiva e alto valor nutritivo, suportando de quatro a cinco animais por hectare. Além disso, tem alta palatabilidade e, por produzir muitas folhas e poucos colmos, é o preferido dos bovinos.
Qual capim ideal para solos arenosos? No caso de solos arenosos temos opções mais resistentes como a Brachiara cv. decumbens ou Brachiara cv. humidicola Llanero ( dictyoneura ), porém é importante levar em consideração a finalidade deste pasto, já que a Decumbens não é indicada para ovinos e equinos.
Massai ficou no grupo de melhor desempenho forrageiro, com a 'Mombaça' e outros quatro acessos. Em comparação às testemunhas, a 'Massai' apresentou produção de matéria seca total semelhante às cvs. Tanzânia-1, Mombaça e Tobiatã, e superior às 'Vencedor' e 'Colonião'.
Pesquisa mostra novo tipo de braquiária altamente resistente à seca. Um novo material híbrido de braquiária, conhecido como brachiaria híbrida Mavuno, criado em laboratório, se mostrou altamente resiliente a estresse hídrico e solo pobre em nutrientes.
A Setária Sphacelata e a Brachiaria Humidicola com suas variações são os capins, cujo pelo menos uma das formas de propagação caracteriza-se por ser por sementes, indicados para esse tipo de situação.
Devido a essas características favoráveis, o capim Mombaça é uma escolha popular entre os pecuaristas que buscam maximizar a eficiência na engorda do gado de corte.
Adaptado para diversos sistemas de produção – Podendo ser utilizado em Pastejo Direto, Zero Grazing ou Fenação, a grama Tifton 85 está pronta para o primeiro pastejo ou corte a partir de 60 a 70 dias após o plantio.
No caso do melhor capim para plantar no verão, destacam-se espécies como o Capim-Sudão, que tem resistência à seca e altas temperaturas, além de boa palatabilidade e aceitação do gado.
Buffel: Embrapa recomenda o capim como um dos mais adaptáveis para o Nordeste. O capim Buffel tem se mostrado uma das grandes opções de alimentação para bovinos de corte e de leite no Nordeste.
Cactos: os cactos favorecem a baixa umidade e o ar seco e se saem muito bem nessas condições. Lembre-se de que eles exigem circulação de ar adequada, muita luz e boa drenagem. Suculentas: disponíveis em tantas formas e tamanhos, você pode colocar as suculentas em qualquer lugar em um ambiente seco!
A melhor época para o plantio em todas as forrageiras foi de setembro a novembro, em- bora os resultados indiquem que, por vezes, plantios mais tardios podem ter êxito. Ficou comprovado que o sucesso do plantio no inicio da primavera não depende da época em que as chuvas mais fortes começam a cair.
Marandu é a gramínea que tem obtido melhor desempenho sob sombreamento. Outras espécies têm apresentado alta tolerância ao sombreamento, como é o caso de alguns cultivares de Panicum maximum.
Segundo Fava, o capim elefante pode chegar até 300 toneladas de massa verde por hectare/ano, enquanto a cana-de-açúcar produz até 120 toneladas de massa verde hectare/ano.