Para os proprietários de carros flex que planejam viajar, Feldman recomenda o uso da gasolina. “A recomendação é abastecer com gasolina, porque te dá maior autonomia e alcance”, explica o especialista.
Se você é um motorista que prefere autonomia, o ideal é abastecer com gasolina, afinal o consumo é menor se comparado aos demais combustíveis. Mas se você quer desempenho, o melhor é encher o tanque com etanol.
- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.
A maior vantagem do uso da gasolina é sua eficiência, aquecendo rápido o motor mesmo quando as temperaturas estão baixas. Ela também tem um alto rendimento, gastando mais lentamente do que o etanol. Por outro lado, ela é uma opção de combustível mais cara e, também, mais poluente, quando comparada com o etanol.
Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados. Por essa razão, é difícil dizer que um combustível é melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.
NUNCA FAÇA ISTO! Não misture ETANOL e GASOLINA em MOTOR FLEX! Veja o porque!
Qual combustível suja mais os bicos injetores?
No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, porque auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.
A gasolina comum não possui os aditivos necessários para realizar a limpeza dos bicos injetores, sendo, então, indicado o uso da gasolina aditivada. Essa solução ajuda na limpeza interna dos bicos, não deixando resíduos com a queima de combustível.
Com o tempo, toda essa sujeira começa a prejudicar o funcionamento do motor. “Por ser um excelente detergente, o etanol pode ajudar a limpar o sistema, principalmente válvulas e injetores”, diz o especialista, lembrando que a gasolina aditivada possui a mesma função e pode ser aplicada com o mesmo fundamento.
Os carros a álcool também costumam receber mais manutenção do que os carros a gasolina. Isso ocorre porque o etanol é corrosivo e pode danificar algumas partes do motor, como as mangueiras e as vedações.
Como o etanol tem cerca de 110 octanas (valor que indica a resistência dos combustíveis à detonação) contra 93 da nova gasolina comum, o motor de um carro flex sempre terá mais potência e torque (que podemos chamar de “força”) quando estiver abastecido com o biocombustível.
Entretanto, embora seja menos poluente, o etanol é mais corrosivo para motores movidos somente a gasolina e, na opinião da fabricante de peças Delphi, isso pode trazer consequências à manutenção desses veículos: “Por conta da composição do etanol, o combustível renovável é mais corrosivo do que a gasolina.
Com a alta dos combustíveis, por exemplo, pode ser mais vantajoso utilizar o álcool, que tem valores de mercado normalmente pareados a 70% do valor da gasolina.
Variação de preços: O preço do etanol costuma variar bastante e só deve ser utilizado quando está pelo menos 30% mais barato que a gasolina; Manutenção do veículo: O etanol pode ser corrosivo para certas partes do sistema de combustível e do motor, o que pode levar a um desgaste mais rápido.
Se o motorista prefere autonomia, o ideal é abastecer apenas com gasolina. Isso porque o consumo do derivado do petróleo é menor. Mas se faz questão do desempenho, não há dúvidas, o melhor é encher o tanque com etanol.
Dependendo das situações de uso, é até recomendável usar parte de gasolina e parte do etanol no tanque. Em países como nos Estados Unidos, por exemplo, é comum encontrar álcool com 15% de gasolina, pois a gasolina aquece mais rapidamente o motor e, por isso, ajuda a dar partida no carro nos dias mais frios.
Para adiantar, a resposta para quem se questiona se carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque é sim! Ainda que haja quem não recomende essa prática, os motores desse tipo de veículo foram desenvolvidos para suportar não apenas o funcionamento com cada um desses combustíveis, mas também para a mistura.
Qual o melhor combustível para conservar o motor do carro?
– A gasolina aditivada evita a formação de depósitos de sujeiras (carvão) no interior do motor, mantendo-o mais limpo. – A gasolina comum lança na atmosfera gases que prejudicam a saúde e o meio ambiente.
Gilberto Pose: a utilização exclusiva do etanol hidratado em um motor Flex não traz qualquer problema para o seu funcionamento e não causa danos ao sistema de alimentação de combustível.
O STP FLEX TREATMENT é um produto de limpeza superconcentrado, de alta eficácia, que age rapidamente no motor, removendo depósitos e causadores de perda de potência em qualquer sistema de injeção de combustível, tanto nacional como importado.
O etanol tem apenas 1/3 do teor de carbono em relação à gasolina e, por isso, mantem os motores mais limpos, livres de carbonização. Diminui também o impacto ambiental até porque a cana de açúcar, ao crescer no campo, ainda elimina parte do CO2 expelido pelo escapamento.
O querosene é indicado para limpar os bicos injetores e não o motor e tem que deixar o carro aquecer, na reserva, adicionar meio litro de querosene, com o carro ligado, deixar funcionado por 5 a 10 minutos....
No caso de carros mais antigos ou com uma elevada quilometragem, a recomendação é a opção aditivada . “Se você tem um carro mais antigo ou com muitos quilômetros rodados, a gasolina aditivada pode ser uma escolha sensata. Os aditivos ajudarão a manter o motor limpo e a evitar problemas de desempenho”, declara Luciana.
Qual o produto que coloca na gasolina para limpar os bicos?
ORBI LBG – LIMPA BICO, é um produto pronto para uso, foi especialmente desenvolvido para a limpeza e descarbonização do sistema de injeção de gasolina, etanol e flex via tanque.