Sobre o formato de imagem para TV, a maioria dos televisores atuais suporta os formatos JPEG, PNG e BMP. Ao exibir imagens na TV, é importante verificar também a proporção da tela. Hoje, a maioria dos aparelhos de TV usam o padrão Widescreen, de 16:9, mas também há uma tendência “Ultrawide” de 21:9.
Esses números representam a relação entre largura e altura da tela. Os televisores Full HD são todos 16:9 e os de tubo (que funcionam hoje com a TV analógica) são todos 4:3. O formato 16:9 é chamado de tela de cinema ou Widescreen.
A melhor e mais imersiva experiência visual é obtida quando a tela ocupa 40 graus do seu campo de visão. Essa distância do campo de visão pode ser calculado com base apenas no tamanho da sua TV. Para saber a distância adequada, multiplique o tamanho da tela por 1,2.
Uma imagem com mais qualidade e nitidez. Atualmente, a resolução que oferece a maior qualidade de imagem é a 4K, também conhecida como UHD, ou Ultra HD – uma imagem com quatro vezes mais resolução do que a Full HD, que tem 3840x2160 pixels, ou seja, 8 milhões de pixels na tela de proporção 16:9.
Qual a REAL diferença entre HD, Full HD, Ultra HD 4K, 8K e 10K
Qual é a melhor resolução de tela?
Atualmente, a maioria das pessoas reconhece a 4K como o auge da resolução. Para notebooks e monitores de computador, o limite mais confiável é a resolução de 3840 x 2160.
Da pior para a melhor resolução, a relação seria 1080i > 720p > 1080p. O número de linhas horizontais (720 ou 1080) é importante, mas não tanto quanto o modo de varredura (progressiva ou entrelaçada). Sendo assim, se você preza por uma imagem de qualidade, prefira sempre 720p em vez de 1080i.
A melhor configuração de nitidez, é o menor valor possível. Em algumas TVs é o zero, enquanto em outras pode ser o valor central, como 50. Na maior parte das televisões, o menor ajuste é o zero. Pode parecer contra-intuitivo, mas na verdade, quando a nitidez está alta, a imagem fica mais pixelizada.
A diferença entre estas opções é, basicamente, a taxa de proporção. O formato Padrão possui a proporção 4:3, enquanto o formato Widescreen possui a proporção 16:9. 4:3 e 16:9 refere-se à relação de proporção.
--- 4:3 é uma proporção popular usada em câmeras com sensores pequenos, tais como câmeras pequenos ou smartphones. --- Esse formato captura mais informações e qualidade da foto. --- A largura da proporção 16:9 é maior que a de outros formatos, portanto, pode capturar uma área mais ampla que outras proporções.
Embora o mercado esteja cada vez mais fragmentado, as resoluções de tela mais utilizadas atualmente pelos usuários de PCs são: 360×640 pxs – foi usado por 11.28% dos usuários mundiais (dados site StatCounter). 1280 x 800 pxs – um dos formatos que mais ganhou usuários no último ano.
Para reproduzir conteúdo em 4K, conecte o televisor em um dispositivo HDMI que suporta 4K. HDR (Dinâmica de alto alcance): Para reproduzir conteúdo em HDR, conecte o TV a um dispositivo HDMI que suporte HDR. Use um cabo HDMI que suporte 18 Gbps.
Segundo especialistas, a melhor e mais imersiva experiência acontece quando a tela ocupa 40 graus do seu campo de visão, que pode ser calculado pelo tamanho da TV. Para determinar a distância adequada, multiplique o tamanho da tela por 1,2.
A melhor resolução de TV dependerá das suas necessidades e preferências pessoais. A mais avançada disponível no mercado é a 8K. No entanto, a 4K apresenta vantagens, que devem ser consideradas: Melhor custo-benefício por ter uma ótima qualidade de imagem.
Em telas maiores, o 4K é a melhor opção para aproveitar uma boa imagem. Quanto ao som, modelos mais básicos terão potência de pelo menos 20W, já TVs mais sofisticadas podem ter sistemas dedicados de grandes marcas e mais potência.