A tâmara é uma excelente fruta para ser ingerida tanto antes quanto após o treino, por ser extremamente energética. Eu, particularmente, gosto de utilizá-la após o treino. Rica em sacarose, frutose e glicose, a tâmara também acaba sendo uma boa opção para ser utilizada como uma substituição ao açúcar.
As tâmaras são consideradas uma alternativa natural para combater a insônia, segundo a medicina chinesa. Rico em triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, o hormônio do sono, esse fruto também possui propriedades relaxantes que promovem bem-estar, conforme explicado pela especialista Patrícia Liu.
A recomendação, segundo a obstetra, é que a tâmara seja consumida in natura a partir das 36 semanas por pelo menos vinte dias antes do parto, porque os estudos foram feitos a partir desse tempo gestacional.
Olha O QUE ACONTECE quando você come TÂMARA - Benefícios, Como Comer Certo e Cuidados
Qual o benefício da tâmara para o intestino?
Auxilia no funcionamento do intestino
A tâmara contribui para o bom funcionamento do intestino por ser rica em fibras, essenciais para prevenirem a prisão de ventre, além de beneficiar o trânsito intestinal. Essas substâncias também proporcionam saciedade e ajudam no controle do peso.
A tâmara é uma fonte de frutose, um tipo natural de açúcar. Por essa razão, a tâmara é muito doce e têm um sabor sutil semelhante ao de caramelo. Elas são ótimas substitutas para o açúcar branco em receitas, devido aos nutrientes, fibras e antioxidantes que fornecem.
A Pheonix dactylifera ou comumente conhecida como tamareira ou palmeira, é uma espécie de planta da família das palmeiras, Arecaceae, cultivada por seu fruto doce, comestível e seu caroço (Qadir et al., 2020).
A tâmara contém ótimas quantidades de carotenoides, flavonoides e taninos, compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que combatem os radicais livres e promovem a saúde das artérias, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
Elas também podem ser adicionadas a saladas, cereais matinais ou iogurtes para dar um toque de doçura e textura. Outra opção é utilizar tâmaras em receitas de cozimento, como bolos, biscoitos, barras de cereais ou granolas caseiras, onde proporcionam umidade natural e um sabor deliciosamente adocicado.
A tâmara é uma excelente fruta para ser ingerida tanto antes quanto após o treino, por ser extremamente energética. Eu, particularmente, gosto de utilizá-la após o treino. Rica em sacarose, frutose e glicose, a tâmara também acaba sendo uma boa opção para ser utilizada como uma substituição ao açúcar.
O consumo da tâmara não tem contraindicação, mas Thábata alerta que ainda não há recomendações do Ministério da Saúde para as gestantes. No Brasil costuma-se consumir a fruta na sua versão desidratada, que possui os mesmos nutrientes da fruta in natura, segundo a nutricionista.
Tâmaras A Bíblia inclui as tâmaras entre as sete espécies alimentos nativos de Israel, junto com trigo, cevada, uvas, figos, romãs e azeitonas. Mas, assim como os vinhedos e oliveiras, as tamareiras também tiveram que ser trazidas de volta ao país no século XX.
A tâmara é uma fruta completa que possui diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, incluindo as seguintes vitaminas: Vitamina A. Vitaminas do complexo B, especialmente B1, B2, B3, B5 e B6. Vitamina C.
Quantos anos leva um pé de tâmara para dar frutos?
A tâmara é considerada um dos frutos mais doces do mundo e por muito tempo foi conhecida como o fruto da empatia, uma vez que a história nos conta que pela ordem natural das coisas, esta árvore demora de 70 (setenta) a 100 (cem) anos para começar a dar os seus primeiros frutos.
As tâmaras são fontes de cálcio, potássio e magnésio, responsáveis por colaborarem com o crescimento e o bom desenvolvimento dos nossos ossos. As frutas também previnem a osteoporose, garantindo um envelhecimento saudável para o corpo.
Lavagem: Lave as castanhas e oleaginosas em água corrente, esfregando-as delicadamente com as mãos para remover qualquer sujeira ou resíduos remanescentes. Imersão: Deixe as castanhas e oleaginosas de molho em água limpa por cerca de 15 a 20 minutos. Isso ajuda a remover impurezas e possíveis contaminantes.
A tâmara com caroço Passa por um processo de desidratação onde se transforma no produto final . Como consumir a Tâmara com Caroço? A tamara pode ser consumida como snack, ou como acompanhamento em iorgutes e sobremesas.
Para se ter ideia dos seus benefícios, uma única tâmara pode ter até três vezes mais potássio do que uma banana. “Por ser considerada uma fonte de energia natural, com baixa frutose e glicose, a tâmara é indicada para pacientes diabéticos, porém, em quantidades pequenas.
- Dica: Armazenar o produto em recipiente de vidro ou de plástico na geladeira. Evitar exposição ao calor, luz e atmosfera. Assim você conserva o sabor, textura e os nutrientes por mais tempo!
No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.
No Brasil, os principais produtores de tâmara estão concentrados no Nordeste devido às condições climáticas favoráveis. A tamareira (Phoenix dactylifera) é proveniente do oriente médio. Trata-se de uma frutífera capaz de chegar a 35 metros de altura ao longo de 100 anos de idade.