Qual o melhor jeito para dormir se vc tem dor no cóccix?
Para aliviar dor no cóccix é preciso considerar a sua causa. Veja as possibilidades: Quedas ou pancadas: descanso que consiste em deitar-se de barriga para cima, evitar ficar sentado; compressas geladas. Esforço repetitivo: recorrer a medicamentos anti-inflamatórios e evitar este esforço.
Em geral a melhor posição para deitar é de bruços. Além disso, procure sentar em assentos macios, protegidos com almofadas, para não piorar as dores por conta da fratura.
Para isso, deve evitar ficar sentado ou deitado de barriga para cima. Se a dor não estiver relacionada com condições mais graves, deve desaparecer sozinha após algumas horas ou dias. O uso de compressas mornas no local pode ser eficaz para aliviar o incômodo temporariamente.
As compressas de gelo podem dar uma ajuda importante no período de recuperação devido ao seu efeito anti-inflamatório e de alívio da dor. Podem ser aplicadas 3 a 5 vezes por dia, durante 20 minutos. As compressas ou bolsa de água quente também podem ser utilizadas como medida para ajudar a aliviar a dor.
Lesão decorrente de queda. Cair sentado, levar um chute forte ou sofrer qualquer pancada no local é a causa mais frequente de coccidínia. Geralmente a dor pode durar algumas horas ou até dias. Mas, em casos mais graves, em que o osso sofre fratura, a dor não diminui com o passar do tempo, como em uma lesão comum.
A dor no cóccix é um sintoma comum, geralmente causado por traumas, como cair sentado no chão ou andar de bicicleta por um longo período. Porém, existem situações onde a dor é mais intensa ou prolongada. Nesses casos, é fundamental estar atento e buscar ajuda médica o mais rápido possível.
Qual o melhor remédio para a dor no cóccix? Os medicamentos mais utilizados são os anti-inflamatórios, corticóides, relaxantes musculares e analgésicos.
Quais os principais sintomas de coccix inflamado? O principal sintoma da coccidínea é dor no final da coluna. A dor pode ser lancinante e irradiar para o sacro ou nádegas. Alguns pacientes possuem dor lombar associada.
A melhor forma de aliviar a dor de uma pancada no cóccix consiste em aliviar a pressão sobre o osso e, por isso, deve-se evitar ficar sentado ou deitado de barriga para cima. Nas primeiras 48 horas também se pode aplicar compressas geladas no local para reduzir a inflamação e aliviar a dor.
Fratura do cóccix: quedas diretas ou traumas na região podem levar à fratura do cóccix. Isso pode causar dor intensa e desconforto ao sentar ou mover-se. Luxação do cóccix: ocorre quando o cóccix sai de sua posição normal. Isso pode causar dor e desconforto, e geralmente ocorre devido a traumas.
“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.
O tratamento para pacientes com coccidínia persistente pode incluir injeções locais de cortisona. Este procedimento pode aliviar a dor crônica e até mesmo resolver os sintomas para muitos.
O tratamento geralmente consiste em anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) – como ibuprofeno e naproxeno – para reduzir a inflamação (inchaço) e o uso de uma almofada terapêutica para aliviar a pressão do cóccix ao sentar-se.
Este medicamento é um agente analgésico (promove redução da dor) e anti-inflamatório (combate a inflamação que é a reação do sistema de defesa do nosso corpo a uma agressão, que se manifesta como dor, calor, vermelhidão no local) não esteroidal (não derivado de hormônios) da classe dos inibidores específicos da enzima ...
Estas fraturas costumam consolidar (colar) em 3-4 meses e mesmo após a consolidação a dor pode demorar a desaparecer por completo. Fisioterapia e Acupuntura podem ajudar a aliviar e abreviar o período de dor. Se após muitos meses a dor não cessar, pode ser indicada a retirada do cóccix mas é raro chegar a isso.
Alongue a coluna até o cóccix e evite levantar os quadris. Respire profundamente, liberando qualquer tensão. Mantenha essa postura por 30 segundos a 1 minuto. Repita com a outra perna.
Os sintomas da dor no cóccix podem ser passageiros, por exemplo: quedas, pancadas e permanecer sentado durante muito tempo. Porém, se a dor persistir por mais de uma semana é recomendado procurar um médico.
Em alguns casos, especialmente se forem constatadas inflamações e fraturas no local, o especialista poderá pedir uma tomografia computadorizada e uma ressonância magnética, as quais são úteis para analisar mais detalhadamente os pacientes que estão sofrendo com alterações na sensibilidade ou dores no cóccix.
Pessoas que realizam atividades físicas que podem gerar algum tipo de queda, como patinação no gelo ou hipismo, também podem sofrer uma fratura no cóccix durante a realização dos exercícios que envolvem a atividade.