Qual o MELHOR MASCOTE do FUTEBOL BRASILEIRO? - POLÊMICAS VAZIAS - 214
Qual é o animal símbolo do Flamengo?
Icônico Urubu ocupa o posto de mascote rubro-negro desde o fim da década de 1960. O mascote do Flamengo é mais um laço da união entre o clube e a nação. Aclamado pelos torcedores em pleno Maracanã, o Urubu é resultado de uma história de luta, mas não foi o primeiro personagem ligado ao Rubro-Negro; conheça a história.
4. O mascote do Flamengo foi adotado em resposta a uma provocação racista que as outras torcidas faziam com o time, que tinha grande número de negros entre os torcedores. Quando o time entrava em campo, as torcidas adversárias gritavam “urubu, urubu”.
O mascote do Corinthians é o Mosqueteiro, inspirado na história dos "Três Mosqueteiros", criada e publicada pelo escritor francês Alexandre Drumas em 1844.
Após 30 anos de adoração pela torcida nas arquibancadas, o Porco Gobbato foi oficializado como mascote do clube em 2016, ganhando uma forma robusta e imponente e passando a animar os jogos do Verdão ao lado do Periquito.
O rubro-negro carioca pode ainda fazer um doblete de Libertadores e Copa do Brasil. Mas o feito de melhor time do futebol brasileiro em 2022 já tem dono: o Palmeiras. A equipe de Abel Ferreira vai fechar a temporada com três títulos: a Recopa e o Paulista já estão na sala de troféus.
O mascote do Bahia é o Super-Homem; o do Vitória, um Leão. Mas, nos quatro clássicos disputados em 2024, as principais referências para tricolores e rubro-negros nas comemorações de gols foram sardinhas e galinhas.
Características como a astúcia e a rapidez do animal foram atribuídas na época ao então presidente do clube celeste, Mario Grosso, conhecido pela sua esperteza nas negociações de jogadores. Para simbolizar o ícone cinco estrelas, foi criado em 2003 o Raposão.
"Dragon" é lançado oficialmente antes de jogo contra o Treze, na Arena das Dunas, com direito a homenagem ao torcedor-símbolo Baé O América-RN lançou oficialmente nesta quarta-feira o novo mascote do clube. "Dragon" foi apresentado à torcida antes do confronto contra o Treze, na Arena das Dunas.
O mascote do Atlético-MG é um dos mais reconhecidos de todo o futebol nacional. O Galo, além de símbolo da equipe, virou o segundo nome. O surgimento do nome tem origem nas ruas e ganhou status de oficial apenas nos 40; conheça a história.
O Guerreirinho, com seu capacete e seu escudo do Fluminense, passou a ser presença garantida nos jogos da equipe entre 2016 e 2018, quando era usado principalmente como um personagem para criar identificação com torcedores mirins. O termo 'Guerreirinho', inclusive, dá nome ao projeto de escolinhas de futebol do clube.
- Chamado 'Santo Paulo' para não se confundir com o nome do clube, o simpático velhinho de barbas brancas eternizou-se como mascote do São Paulo FC através de cartuns publicados no jornal A Gazeta, nos anos 30 e 40.
Nos anos 1920, o mascote do Santos era um peixe, inspirado no apelido que o time já havia ganhado por provocação dos adversários. Por ser muito frágil, na década de 1950, o animal foi substituído pela baleia pelo cartunista Messias de Melo, do jornal Gazeta Esportiva.
O Flamengo possui em sua história duas mascotes. Da mesma forma que o hino. E outra vez a história se repete. A mascote oficial do Flamengo antigamente era o Marinheiro Popeye, devido a grande tradição do clube em esportes como o Remo.