Qual o melhor remédio para evitar doenças em galinhas?
O produto Chemitril® Solução Oral 10% da Chemitec é um antibiótico de ponta, à base de enrofloxacino, indicado para o tratamento e controle das doenças respiratórias e diarreias infecciosas de frangos de corte, matrizes e perus.
O que colocar na água das galinhas para evitar doenças?
Você pode purificar a água potável com cúrcuma em pó ou permanganato de potássio. Alimente as galinhas com uma dieta balanceada. Adicione um pouco de alho ou cebola à ração para aumentar sua imunidade. Folhas de plantas medicinais amargas ajudam a prevenir parasitas intestinais.
Qual o melhor remédio para prevenir doenças em galinhas?
Antibiótico Gentatec®
Imprescindível para o controle de infecções bacterianas na avicultura, o uso de antibiótico para aves é um cuidado que permite o combate aos agentes patogênicos que podem influenciar no processo produtivo.
– Garantir um ambiente com temperatura de acordo com a idade dos frangos e umidade adequados; – Seguir um programa de limpeza e desinfecção rigoroso da cama, galpão e equipamentos; – Providenciar alimentação nutritiva e balanceada de acordo com a fase produtiva das aves.
As doenças que afetam as galinhas caipiras, provenientes de infecções bacterianas, de coccidiose e de processos metabólicos, podem ser prevenidas ou curadas com medicamentos à base de antibióticos, anticoccidianos, quimioterápicos, eletrólitos, minerais e vitaminas injetáveis ou aplicados por via oral (ração ou água).
Baycox é indicado no tratamento e prevenção da coccidiose em aves. É um excelente produto para evitar a morte de suas aves pela coccidiose, doença muito comum em galinhas, frangos de corte, frangas de reposição e perus.
O que é bom para poder aumentar a imunidade de galinhas?
Vitaminas ou eletrólitos podem ser adicionados para aumentar a imunidade e a produção de ovos. É uma boa ideia adicionar proteína extra à dieta de suas galinhas poedeiras com alimentos complementares, como girassóis. A proteína extra fornecerá a energia de que precisam para se manterem aquecidas e botarem ovos.
Terramicina® Pó Solúvel com Antigerm 77 é indicada para o tratamento de diarréias (cursos), enterites, cólera aviária, tifo aviário, pulorose, doenças respiratórias (pneumonia, bronquite, coriza infecciosa) em bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves e coelhos.
A administração de alho em dietas para frangos de corte mostrou uma redução nos níveis plasmáticos de triacilgliceróis, colesterol total e LDL-C (Khalid et al., 1995), além de proteger contra a ocorrência de trombose e anomalias cardiovasculares.
O combate a esses vermes é feito pela administração de medicamentos à base de praziquantel. É possível estabelecer uma vermifugação estratégica na granja, duas a três vezes por ano, nas épocas mais úmidas.
Para variar a alimentação para galinhas, especialmente para pequenos criadores, vale também oferecer pequenas quantidades de outros alimentos, que podem inclusive ser “restos” da alimentação humana, como arroz, verduras e legumes, isso inclusive irá ajudar a diminuir os custos com ração e milho.
O bicarbonato de sódio pode ajudar na manutenção da ingestão de ração, uma vez que o sódio é estimulante do consumo, além de fornecer íons bicarbonato que também auxiliam no processo de formação da casca, melhorando a qualidade da casca de poedeiras, principalmente aves submetidas a índices de estresse térmico.
Nesse trabalho concluímos que a adição de curcumina na dieta de frangos de postura promove uma redução da peroxidação lipídica e um aumento de níveis antioxidantes na gema do ovo, o que contribui para melhor qualidade do ovo, além de ter efeito anticoccidiano.
Muitas dessas doenças podem ser evitadas com medidas simples de higiene, explica o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Galinhas Poedeiras - Cria e Recria. Uma prática muito importante é realizar uma completa higienização do galpão e das gaiolas antes da entrada e após a saída de cada lote de animais.
(1997), as aves têm capacidade de selecionar os alimentos energéticos e proteicos, de acordo com suas necessidades nutricionais. Estes autores também verificaram que as aves aceitam milho inteiro, inclusive em diferentes sistemas de alimentação, dispensando, assim, necessidade de moagem.
Agora que você já sabe o que galinha pode comer, vamos descobrir o que não é permitido. Aves soltas, em geral, podem comer qualquer alimento fresco, mas existem alguns contraindicados, como cebola, coisas gordurosas, quentes, frutas cítricas, abacate, feijões secos, casca de batata e folhas de ruibarbo.
Em poedeiras na fase inicial de produção, a conversão alimentar é melhor com a utilização do 25(OH)D3 e a espessura e porcentagem de casca também melhoram com a utilização de 25(OH)D3 e a suplementação de vitamina C nas dietas (100 ou 200 ppm, respectivamente).
O Gentatec® é indicado para tratamento e controle de patologias respiratórias e diarreias de aves de corte e para prevenir a mortalidade precoce de pintos de um dia e frangos jovens devido às infecções provocadas por bactérias gram-negativas e bactérias gram-positivas.
Qual o melhor remédio para curar gripe de galinha?
O tratamento da gripe das aves numa fase inicial passa por tomar medicamentos antivirais, como o Zanamivir, que é um potente inibidor da enzima neuraminidase. Além disso, os doentes devem tomar medicamentos para controlar os sintomas, como antipiréticos.