Os tipos B positivo e AB positivo estão adequados. Doadores do tipo O negativo são chamados de “universais”, pois podem doar sangue para pessoas de qualquer grupo sanguíneo. Um estoque adequado de O negativo é essencial para situações de urgência, quando não há tempo para comprovar o tipo sanguíneo do paciente.
Há um tipo de sangue tão raro que menos de 50 pessoas no mundo são conhecidas por possuí-lo. Cientificamente conhecido como Rh nulo (Rhesus null), é muitas vezes referido como “sangue dourado” devido à sua extrema raridade — e ao seu valor para os outros. Existem quatro principais grupos sanguíneos: A, B, AB e O.
Podem receber de O-. Podem doar para A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O- (essas pessoas são consideradas doadoras universais, ou seja, podem doar para todos os outros tipos).
Entre as quase 8 bilhões de pessoas que vivem no planeta, o sangue mais comum é o O+, que corre nas veias de 39% da população mundial. E no posto de mais raro está o AB-, que é o tipo de 0,40% da população.
O SEU TIPO SANGUÍNEO PODE AUMENTAR O RISCO DE DOENÇAS? Qual o TIPO de SANGUE MAIS PERIGOSO DE TODOS?
Qual tipo de sangue tem mais imunidade?
Indivíduos tipo A possuem anticorpos naturais contra o antígeno B, e indivíduos tipo B possuem anticorpos contra o antígeno A. Indivíduos do tipo AB não possuem esses anticorpos naturais, e os do tipo O possuem anticorpos contra ambos os antígenos A e B.
Já o O- só recebe doações de O-, porém, em situações emergenciais, é possível substituir pelo tipo O+. Portanto, ele é considerado o tipo de sangue mais seguro, uma vez que pode servir para os muitos tipos sanguíneos, tendo maior capacidade de salvar vidas.
Os tipos mais raros que vêm em seguida são o B- (2%), AB+ (3%) — cujos portadores são considerados receptores universais —, A- (6%) e B+ (9%). Os mais comuns são os da categoria A+ e o O+, que aparecem em 36 e 37% dos brasileiros, respectivamente.
No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A. Juntos eles abrangem 87% de nossa população. O grupo B contribui com 10% e o AB com apenas 3%. O sangue O Negativo é conhecido como universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa.
O doador de sangue tipo O positivo, por exemplo, pode atender à necessidade de receptores igualmente do tipo O+, além do A+, B+ e AB+. Já o O negativo supre a necessidade todos os demais tipos, sejam eles Rh positivo ou negativo. É o chamado doador universal.
Por terem maior facilidade para digerir todos os tipos de carne e de gordura, a alimentação do grupo sanguíneo O, deve, de acordo com o criador da dieta, ser rica em proteínas de origem animal. Além disso, é indicado evitar o consumo de leite e derivados, já que podem causar ganho de peso, inflamação e cansaço.
O sangue conduzido pelas artérias, na circulação sistêmica, é chamado de sangue arterial. Por ser proveniente do pulmão, o sangue está rico em oxigênio e demais nutrientes necessários para carrear ao longo do organismo. É um sangue de coloração vermelho vivo.
Considerado o tipo sanguíneo mais raro do mundo, estima-se que o RH nulo ou, como é conhecido, sangue dourado, acomete menos de 50 pessoas em todo o mundo. No Brasil, há conhecimento de pelo menos dois casos, segundo dados do Ministério da Saúde.
AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos. Ele não possui anticorpos contra o sangue A e nem contra o sangue B. Isso significa que quem possui o tipo sanguíneo AB pode receber sangue de qualquer tipo. Esse grupo é o mais comum entre as pessoas, ele possui anticorpos anti-A e anti-B.
Um progenitor com sangue tipo A e outro com sangue tipo B: Os filhos podem ter sangue tipo A, B, O ou AB. Ambos os pais com sangue tipo B: filhos podem ter sangue tipo B ou O. Um progenitor com sangue tipo B e outro com sangue tipo AB: os filhos podem ter sangue tipo A, B ou AB.
Um indivíduo que possui sangue tipo A+ é alguém que possui antígeno A e antígeno D. Já uma pessoa com sangue tipo A- é alguém que possui o antígeno A, mas não possui o antígeno D. Esse é o fator Rh, ou seja, quem possui essa proteína é positivo e quem não possui é negativo.
Já quem é O não tem nem A nem B e é considerado o doador universal. Por isso é tão importante que esses voluntários mantenham suas doações com regularidade”, explica Denise. As características do sangue precisam ser compatíveis entre doador e paciente para garantir maior segurança transfusional.
Nessa correria do dia a dia, estamos sempre aperfeiçoando nossa comunicação para ser o mais breve e prático possível, né. Eis o significado: ➡ A+ é a abreviação de À PLUS, que é a abreviação de À PLUS TARD.
Já pessoas do Tipo B tendem a ser um pouco mais saudáveis do que pessoas de outros tipos sanguíneos. Vale ressaltar que estes estudos foram realizados em populações que não sofreram intervenções. Os indivíduos estudados não passaram por modificações na alimentação e no estilo de vida.
Qual tipo de sangue tem mais chance de ter câncer?
O tipo sanguíneo A foi associado ao maior risco. O grupo sanguíneo O, por outro lado, apresentou menor risco desse tipo de câncer. Não são apenas os fatores de risco genéticos que desempenham um papel no desenvolvimento do câncer gástrico.
Marcelo Jorge Carneiro, Chefe da Unidade Técnica do Hemocentro de Brasília, de fato existe uma predileção. Estudos indicam que o mosquito demonstra preferência por pessoas com tipo sanguíneo O, que atraem duas vezes mais mosquitos do que pessoas com outros tipos sanguíneos, seja positivo ou negativo.