Para os católicos do Brasil, desde 1971, setembro é o mês dedicado à Bíblia, porém, desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no último domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 desse mês é comemorado o dia de São Jerônimo.
Mês da Bíblia 2024: comunidades são convidadas a refletirem sobre o Livro de Ezequiel. A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta o subsídio que orientará o caminho da Igreja no Brasil, em setembro, mês da Bíblia.
O mês de setembro, para nós católicos do Brasil é o mês dedicado à Bíblia, isso desde 1971. Mas desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no ultimo domingo de setembro.
O nascimento de Jesus de Nazaré é celebrado pelos cristãos no dia de Natal, que cai em 25 de dezembro. Para a Igreja Russa e as antigas Igrejas do Oriente que ainda usam o calendário juliano, 25 de dezembro juliano corresponde a 7 de janeiro do calendário gregoriano .
7 SINAIS DE QUE VOCÊ FOI MARCADO POR DEUS (Isto pode te surpreender) @ViniciusIracet
Qual foi o dia que Deus nasceu?
Alguns historiadores falam que o dia 25 de dezembro começou a ser especulado por meio de escritos de Sextus Julius Africanus, historiador romano do século III, que supostamente teorizou essa data como o dia do nascimento de Jesus.
É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril.
No dia 14 de junho comemora-se o Dia Universal de Deus. Esta data se representa uma ótima oportunidade para as pessoas de todas as partes do mundo renovarem a fé e a crença numa força maior.
Deus criou o calendário dele para que nós estivermos alinhados ao tempo dele para que possamos receber as bênçãos e os presentes que Ele coloca na linha do tempo que ele criou. O calendário que nós vivemos sobre ele hoje, chamado calendário gregoriano, possui uma influência espiritual muito forte.
De acordo com o senador Carlos Viana (PSD-MG), autor do requerimento, a data celebrada no segundo domingo de dezembro é um dia de celebrações “para agradecer a Deus pelo acesso à sua Palavra”.
O ano de 2024 será regido por oito salmos da bíblia sagrada, todos eles ligados aos arcanjos, seres místicos que também governarão o período que logo se inicia. O Ano Novo 2024 está chegando e, para recebê-lo de forma ainda mais abençoada, nos questionamos: quais salmos regerão o ano seguinte?
O ano “B” (2024), coube, então, a São Marcos. É o mais suscinto e incisivo, dos evangelistas. Ele, ouvindo a São Pedro, transmitia as suas pregações (na evangelização). São Marcos ressalta que o Evangelho que prega, é o de Deus, e não o seu (cf Mc 1,15).
Dessa forma, o Evangelho de Marcos tornou-se o “Evangelho do ciclo B” lido, geralmente, de janeiro a novembro a cada três anos, por exemplo, 2021, 2024, 2027, 2030 etc.
O Mês da Bíblia, promovido pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, traz a reflexão a respeito do Livro de Ezequiel para as comunidades de todo o Brasil. Iluminado pelo lema "Porei em vós meu espírito, e vivereis" (cf.
O próximo dia 22 de janeiro de 2023, será 4° Domingo da Palavra de Deus, e foi instituído pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2019. O lema desta edição é inspirado em 1 Jo 1,3: "Nós vos anunciamos o que vimos".
Todo dia 30 de novembro, desde 2010, comemora-se o Dia do Evangélico no Brasil. A data celebra as pessoas que seguem as religiões evangélicas num geral, religião que é predominante no Brasil. De acordo com um estudo do Datafolha, divulgado em 2020, pelo menos 31% da população brasileira se define como evangélica.
Nos tempos bíblicos a determinação do começo do mês era realizada pela observação direta de testemunhas designadas para este fim, método seguido pelos caraítas até os dias de hoje, os quais determinam o primeiro mês do ano como Abibe.
Ele inicia dizendo “Haja luz”, diferenciando o dia da noite. No segundo dia, Ele segue com a criação do céu, o dividindo das águas. No terceiro dia surge a terra e as árvores que irão fornecer os frutos. No quarto dia são criados o sol e a lua para que governassem o dia e a noite.
Mas vamos falar sobre o domingo e o sábado, dias sagrados para duas tradições religiosas importantíssimas para a vida da humanidade: o sábado, dia sagrado ao Judaísmo, e o domingo, dia sagrado ao Cristianismo. Segundo a bíblia, no livro do Gênesis, Deus criou o mundo em seis dias consecutivos.
A resposta a essa pergunta, porém, é simples: Ninguém criou Deus. Deus existe sem uma causa. Ele sempre existiu e não há como Ele não existir. Só faz sentido a gente perguntar quem criou o universo e as coisas que existem dentro dele.