É uma forma de depressão que as pessoas sofrem normalmente durante os meses de outono e inverno, quando há menos luz solar. Os meses mais difíceis para as pessoas com SAD tendem a ser janeiro e fevereiro, mas melhoram com a chegada da primavera.
O dia 10 de setembro, onde comemoramos o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, serviu de inspiração para a criação do Setembro Amarelo, um mês dedicado às discussões sobre transtornos mentais, como a depressão, uma das principais causas de suicídio.
Uma pesquisa da ISMA-BR, associação internacional que estuda a prevenção e o tratamento do estresse, revela que 75% das pessoas se sentem estressadas e irritadas nesta época do ano. Entre outros sintomas, os entrevistados relataram tensão (80%), ansiedade (70%) e insônia (38%).
A causa da Síndrome do Final do Ano – também conhecida como “dezembrite” – está na autocobrança e na melancolia típica dos ciclos que se encerram. Além do estresse causado pela agenda intensa de confraternizações, eventos e viagens, o balanço do ano e os planos não concretizados geram frustração.
Acordar feliz e ficar triste durante o dia ou o inverso: quem nunca passou por isso? Essa oscilação de humor é algo normal, mas há situações em que a mudança repentina de emoções pode ser uma doença.
O dia 29 de fevereiro só ocorre de quatro em quatro anos, em anos bissextos. O ajuste foi criado pelos romanos para adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. A translação é feita em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos.
O que causa a tristeza? A causa pode estar ligada, por exemplo, à perda de alguém querido, término de um relacionamento, frustração no trabalho ou com a carreira, problemas de performance, infelicidade com as conquistas pessoais, traumas e conflitos internos mal resolvidos.
Contudo, no período analisado, a maior variação na proporção de pessoas que relataram ter sido diagnosticadas com depressão foi verificada entre os adultos de 18 a 29 anos (51% de aumento), seguidos dos idosos de 75 anos ou mais (48% de aumento) (Gráfico 2).
Janeiro Branco é o mês da conscientização sobre a Saúde Mental. Neste primeiro Janeiro Branco, mês da conscientização sobre a saúde mental da população brasileira, alertamos para a importância da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
Como já mencionamos anteriormente, a depressão profunda é o estágio mais grave da depressão, ou seja, o mais perigoso. Com isso, entendemos que o que pode levar uma pessoa a chegar nesse estágio é a falta de tratamento adequado ou ter iniciado esse tratamento muito tarde.
Porquê? Somados todos os nascimentos em cada mês, é Setembro que fica na frente. O dia 16 ocupa o primeiro lugar da lista. Seguem-se os dias 20, 17, 23, 25, 24, 15, 21, 22 e 19 de Setembro.
"Maio é o mês com mais nascimentos e, em contrapartida, em novembro e dezembro esse índice é menor", diz. Para ele, uma das possíveis explicações para isso seria a influência da luz solar. "No inverno, as pessoas tendem a ficar mais tempo confinadas. Isso certamente cria oportunidades e facilita a concepção", explica.
O extenso banco de dados analisado — a partir de pesquisas internacionais que mediram o bem-estar de pessoas usando diferentes metodologias — mostrou que, em média, a idade mais infeliz das pessoas nos países desenvolvidos é em torno dos 47,2 anos, enquanto nos países em desenvolvimento é 48,2 anos.
Dessa maneira, de acordo com a análise de diversas instituições, é somente a partir dos 50 anos que o “U” atinge seu segundo pico de felicidade. Como indica Rosetti, isso ocorre porque é nessa idade que as pessoas costumam começar a desfrutar dos resultados de tudo o que fizeram nos últimos 30 anos de suas vidas.
Nos países desenvolvidos, a idade mais infeliz das pessoas é em torno dos 47,2 anos, enquanto nos países em desenvolvimento é nos 48,2 anos. “É algo que os humanos têm profundamente enraizado nos genes.
A ansiedade acaba sendo um fator de risco para a depressão, e o contrário também acontece. Há algumas questões envolvidas nessa relação, como fatores genéticos, por exemplo. “A gente sabe que os transtornos mentais de uma forma geral não têm um único gene, são vários genes que podem estar associados.
Sim, mesmo durante um período de depressão, é possível experimentar picos de felicidade ou momentos de bem-estar. Esses momentos podem ocorrer por várias razões: Variação natural do humor: O humor das pessoas, mesmo aquelas com depressão, pode variar ao longo do tempo.
É normal ficar triste em algum momento da vida, mas não que essa tristeza se estabeleça e cresça dentro de você. Acordar triste e passar o dia triste, colocando-se para baixo por qualquer palavra dita ou acontecimento superficial, são indicativos que o seu estado emocional e/ou psicológico está fragilizado.