"Maio é o mês com mais nascimentos e, em contrapartida, em novembro e dezembro esse índice é menor", diz. Para ele, uma das possíveis explicações para isso seria a influência da luz solar. "No inverno, as pessoas tendem a ficar mais tempo confinadas. Isso certamente cria oportunidades e facilita a concepção", explica.
A mãe de Angélica Gusmão de Freitas, 44 anos, sabia que daria à luz entre fevereiro e março, mas não podia adivinhar que seria no dia mais raro do calendário. A probabilidade de um bebê nascer em 29 de fevereiro é de uma em 1.461.
Mas qual é a melhor para seu bebê nascer? Conceber na primavera, por volta de março ou abril, pelo menos no hemisfério norte, levaria a mulher a dar à luz em dezembro ou janeiro. Mas a melhor época para nascer é, na verdade, alguns meses antes - em setembro.
Mudanças na atividade sexual ao longo do ano são, de fato, uma das hipóteses para explicar a sazonalidade dos nascimentos, diz Martinez, da Universidade de Columbia. Outra hipótese importante são mudanças na fertilidade. "Esses são os dois principais fatores.
O Sudeste lidera o número de registros de nascimento.
Foram 979.328 bebês em 2022, uma queda de 2,6% referente a 2021. O número é superior em 278.418 nascimentos em relação à região Nordeste — segunda onde mais nascem pessoas.
Como saber quantas pessoas fazem aniversário no mesmo dia que eu?
O Population.io permite até saber quantas pessoas no mundo fazem aniversário no mesmo dia que você. Hoje em dia praticamente tudo pode ser mapeado, calculado, estimado. As redes sociais e as tecnologias de análise de dados avançam com rapidez e nos permitem façanhas cada vez mais inacreditáveis.
As pessoas nascidas neste mês trazem consigo as experiências precoces da adaptabilidade decorrente da mudança. Poderá haver alguma instabilidade ou dificuldades em criar raízes. Viagens, mudanças repentinas e falta de estabilidade emocional poderão marcar o início de vida das pessoas nascidas em maio.
Qual é a média de filhos por família atualmente no Brasil?
A taxa de fecundidade no Brasil diminuiu de 6,28 para 1,87 em 50 anos (1960 a 2010). Em 2030 deve ser alcançado o patamar de 1,5. O tamanho médio das famílias brasileiras diminuiu de 3,62 pessoas em 2008 para 3,07 em 2018. número de filhos das que têm até 3 anos de estudo.
A Pesquisa de Estatísticas do Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (27), mostra que, em 2022, ao todo 2.542.298 nascimentos foram registrados no Brasil — 93,5 mil a menos que em 2021 (-3,5%) e 308 mil registros abaixo da média anual registrada entre ...
Por fim, 29 de fevereiro encerra essa lista dos dias raros, mas não tem como negar: a data por si só já é rara. Afinal, 29 de fevereiro só aparece nos anos bissextos, isto é, aqueles divisíveis por 4, como 2012, 2016, 2020, 2024, 2028, 2032 e 2036.
Saiba em qual época do ano há mais gente assoprando velinhas – e veja se o seu dia está acima ou abaixo da média diária de nascimentos. Você já deve ter ouvido falar que o mês mais movimentado do ano no quesito aniversários é novembro.
1º de janeiro. O dia que abre o ano, a cada 365 dias, é o que contém a menor proporção de nascimentos no Brasil, em relação à média diária, segundo dados do Sinasc. A taxa de nascimentos em 1º de janeiro é 12,43% menor que a média diária nacional, colocando o dia em 10º lugar.
2 de novembro é um dia qualquer no calendário biológico, porém neste dia ocorrem 30% menos nascimentos do que a média diária anual, ou seja, 6 de cada 10 cesárias deixam de ocorrer neste dia.