O ministério de Pedro é caracterizado por milagres e curas, que são realizados pelo poder de Deus em resposta à sua pregação. No capítulo 3 de Atos, Pedro cura um homem que era coxo de nascença na porta do templo. O milagre atrai uma grande multidão, e Pedro usa a oportunidade para pregar sobre a salvação em Jesus.
Ele abençoou o homem em nome de Jesus Cristo e o homem ficou curado. Depois, ajudou-o a levantar-se. O homem andou pela primeira vez na vida. Muitas pessoas viram o homem andar e saltar.
“A Pedro é atribuído o primeiro milagre depois da ressurreição de Jesus, na porta do Templo e ainda, é atribuída a ele, a primeira conversão de um pagão, o Centurião Cornélio”, conta. Nas perseguições sofreu a prisão por testemunhar Jesus e a sua salvação.
É um milagre, mas, se observa a importância do apóstolo. É ele também que reconhece que Jesus é o filho de Deus", acrescenta o hagiólogo. "A ele Jesus determina 'apascentar as ovelhas' e diz, 'tu és pedra e sobre esta pedra edificarei minha Igreja', ou seja, sobre sua liderança.
Toda História de Pedro o Pescador de Homens na Bíblia Falada
Qual foi a chave que Jesus entregou a Pedro?
As chaves do Céu
Quando Jesus deu a São Pedro a missão de ser líder da Igreja, disse a ele: tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja. Pedro era um homem simples, extrovertido, falava sem pensar. Por outro lado, estava acostumado às dificuldades da vida de pescador.
Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”
Qual milagre Jesus realizou na vida da sogra de Pedro?
Nos evangelhos de Marcos e Lucas, este episódio acontece após o exorcismo na sinagoga em Cafarnaum, quando Jesus vai até a casa de Pedro. Lá ele vê a sogra do apóstolo deitada numa cama com febres muito altas. Jesus toca a mão dela, a febre desaparece, ela se levanta e passa a tratar das necessidades d'Ele.
São Pedro foi o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso, considerado o primeiro Papa pela Igreja Católica. Este pescador tornou-se apóstolo e acompanhou todos os atos da vida de Jesus. O trabalho exercido antes de seguir o messias fez com que fosse considerado o santo dos pescadores. Ele é "O porteiro do céu".
Porque Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo?
O fato tem sido muito questionado, mas as pesquisas arqueológicas têm contribuido para confirmar a tradição, deixando claro que Pedro foi martirizado a mando de Nero. Conta-se que ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, para não igualar-se a Jesus.
O Papa Francisco explicou, durante a homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta, os motivos pelos quais Jesus escolheu São Pedro como o primeiro Papa da Igreja, uma decisão que poderia parecer contraditória, levando em consideração que alguns dias antes da sua eleição o havia negado.
A promessa de Cristo que de que Pedro seria a Rocha sobre a qual a Igreja seria construída se concretiza ao pedir-lhe “apascenta minhas ovelhas”. Depois de Pentecostes, Pedro, fortalecido pelo Espírito Santo, reunia multidões em suas pregações.
Jesus viu o interior, o coração de Pedro. Não houve nenhuma outra palavra, quando Simão chegou diante do Senhor, Jesus disse que ele era o filho de João e seria chamado Cefas, que quer dizer Pedro. E Pedro significa pedra.
Se para Marcos, Jesus anuncia que Pedro o negará três vezes antes do galo cantar duas vezes, para Mateus (26, 34), como ficou referido, Jesus anuncia que Pedro o negará três vezes e depois o galo cantará.
Pedro foi considerado como um dos pilares da primeira Igreja, juntamente com Tiago e João. Após a crucificação e ressurreição de Cristo, Pedro começou a pregar sua própria versão dos ensinamentos a todos os que ele encontrava.
Provavelmente era chamado de “o menor” por ser de estatura menor ou por ser mais jovem que o outro Tiago. Era também chamado de “o justo”, devido a sua grande piedade. Ele trabalhou nas proximidades de Jerusalém, onde se acredita que tenha sido Bispo. Ele é o mais controverso e estudado dos apóstolos.
Tiago aqui é retratado com uma deficiência na perna. E Jesus o convocou para uma missão de curar pessoas, deu este dom à ele. Então, Tiago questiona Jesus porque até agora Ele não o curou e como ele poderia curar outras pessoas sendo que ele mesmo não tinha sido curado.
Quantos anos tinha Pedro quando foi chamado por Jesus?
São detalhes como esses que indicam que, de fato, boa parte dos discípulos de Jesus era bem mais jovens do que se pensa. Talvez seja precipitado concluir que, acima da dúvida, todos os discípulos de Jesus, à exceção de Pedro, tinham menos de 21 anos, e foram chamados quando ainda tinham menos de 18 anos.
As chaves na mão de São Pedro simbolizam a autoridade que ele recebeu do próprio Jesus Cristo, que lhe disse: 'Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. Tudo o que ligares na terra será ligado no Céu; e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu'.