Para quem tem pressa: Encontrado apenas em Mianmar, o kyawthuite é reconhecido pela Associação Mineralógica Internacional como o mineral mais raro do mundo, com apenas um exemplar conhecido; Caçadores de safiras encontraram o único exemplar de kyawthuite num riacho perto da cidade de Mogok, em Mianmar.
Dentre essa imensa variedade de sólidos cristalinos, apenas um possui um único exemplar conhecido em todo o mundo: a kyawthuita. Encontrada no leste asiático, mais especificamente em Mogok, no interior de Mianmar, a kyawthuita é considerada o mineral mais raro do planeta.
Nós considerarmos então. o metal mais puro que existe na terra, o mais forte de todos. é o tungstênio. Pois é, o tungstênio tem uma resistência de tração muito grande, ele é cerca de dez vezes mais forte que o aço.
O mais perigoso é o chamado "asbesto azul" , ou crocidolita, mas nenhum componente da família está isento de riscos. O perigo está na passagem aos pulmões de fibras diminutas destes minerais, produzidas durante a extração ou limpeza de exemplares.
A lonsdaleíta (também chamada de Lonsdaleite) era uma incógnita até então. Foi descoberta em 1967, na Cratera Barringer, uma estrutura geológica localizada no Arizona e formada há 50 mil anos após o impacto de um meteorito.
Os três metais mais comuns extraídos dos minérios no Brasil são ferro, alumínio e níquel. Os principais depósitos de minério de ferro estão nos estados de Minas Gerais e Paraíba. Os minérios de alumínio são encontrados no estado do Amazonas.
O país destaca-se principalmente na produção de ferro, bauxita (alumínio), manganês e nióbio. O ferro é o principal minério destinado à exportação no Brasil, sua extração ocorre especialmente em Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero; no Pará, na Serra dos Carajás; e no Mato Grosso do Sul, no Maciço do Urucum.
Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%.
O resultado mudou a história do tungstênio: um material que combina alta resistência, tenacidade e alta dureza. Na verdade, o carboneto de tungstênio é tão duro que o único material natural que pode arranhá-lo é um diamante.
Tanzanita: A tanzanita é conhecida por ser 1000 vezes mais rara do que o diamante. E, de fato, ela merece esse título, já que o mineral é exclusivamente encontrado no sopé do Monte Kilimanjaro, em quantidades limitadas.
O ouro é um dos metais mais raros encontrados no planeta Terra. Sempre muito valorizado, sua origem ocorreu após a colisão de estrelas de nêutrons, segundo Ulrich Faul, cientista e professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Localizada na região noroeste de Minas Gerais e conhecida como Cidade do Ouro, Paracatu conta atualmente com a maior mina de ouro do país e a maior do mundo a céu aberto.
Depois de Parauapebas estão os municípios Canãa dos Carajás, também no estado do Pará, em segundo lugar, com recolhimento de mais de R$ 1,8 bilhões, seguido por Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, com mais de R$ 668 milhões.
O trabalho principal realizado para pesquisa por minérios é o mapeamento geológico, onde o geólogo vai percorrer uma determinada área procurando indícios principalmente de rochas e estruturas geológicas que possam favorecer a ocorrência do minério pesquisado.
Em primeiro lugar começaremos com o Ferro, ele é um dos minérios mais utilizados na atualidade, possui como principais produtores os países: Austrália, Brasil, China, Índia e Rússia.
Um mineral natural raramente tem uma cor ideal, uniforme e perfeita. A luz que atravessa uma pedra preciosa se divide, e pode piscar, ou criar um brilho, ou difratar – isto é, espalhar ou dispersar – a cor. Pedras artificiais ou zircônias se distinguem pelo fato de que a luz do sol passa facilmente por elas.
É o diamante. Ele ainda mantém o posto de material mais duro existente na natureza. O mineral suporta uma pressão de até 97 megapascals (cerca de 9 mil vezes a pressão atmosférica) antes de se romper e só é riscado por outro diamante.
Já o diamante é o mais duro. Sendo assim, risca todos os outros minerais e não pode ser riscado por nenhum deles, apenas por outro diamante. O valor de dureza 1 foi dado ao material menos duro que é o Talco. O valor 10, dado ao diamante que é a substância mais dura existente na natureza.
A maioria dos metais não quebra um diamante, mas pode riscá-lo. Embora um martelo de aço possa quebrar um diamante, ele não causará arranhões facilmente. Isso porque os diamantes são duráveis, mas têm baixa tenacidade. Ou seja, a força bruta em um ponto suave pode quebrar completamente ou esmagar um diamante.