Mantenha os hábitos de higiene Muitas das viroses são transmitidas através do contato com outras pessoas doentes, seja por gotículas da saliva ou do nariz. Além disso, o contato oro fecal também pode acontecer, fazendo com que o hospedeiro entre em contato.
Virose é como se chama qualquer doença causada por um vírus, que nem sempre pode ser identificado. Os tipos mais comuns de viroses são causados pelos rotavírus, adenovírus, entre outros. A partir daí, surgem problemas gastrointestinais e respiratórios, respectivamente.
A virose apresenta um risco baixo e como o próprio sistema imunológico combate a doença e acaba com os sintomas em uma média de 4 dias, realizar exames para identificar o vírus que está causando a infecção só iria atrasar o início do tratamento adequado e gerar custos financeiros e de tempo para o paciente.
As viroses respiratórias são transmitidas por gotículas da boca e do nariz da pessoa doente. Essas gotículas podem ser expelidas diretamente para a boca ou o nariz da pessoa saudável; ou ficarem sobre suas mãos ou objetos.
Virose: como pega e quais são os sintomas? A maior parte das viroses é transmitida via gotículas espalhadas pelo ar ou em superfícies contaminadas, nas quais podemos passar a mão e, então, levar à boca, nariz e olhos.
Viroses infantis | Tira-dúvidas com especialista #11
O que é bom para curar virose rápido?
A virose tem cura e o tratamento é baseado em repouso e fortalecimento do corpo, para que o sistema imunológico seja capaz de eliminar o vírus mais rapidamente. As principais recomendações são manter-se bem hidratado, manter uma alimentação equilibrada e evitar atividades desgastantes.
A virose é uma doença de fácil transmissão, sendo mais comum de acontecer quando a pessoa permanece em um ambiente com muitas pessoas e com pouca circulação de ar, o que favorece a circulação dos vírus, que podem ser liberados no ambiente através do espirro, tosse e fala de uma pessoa contaminada.
“Para colaborar com a prevenção e buscar melhorar os sintomas mais leves, o ideal é ter uma boa hidratação, ingerir bastante líquido como água, suco, água de coco e frutas. Evitar refrigerantes, frituras e derivados lácteos, também são importantes“, orienta o médico.
Na maioria dos casos o tratamento de virose é simples e feito em casa, com muito repouso e hidratação, a fim de auxiliar o corpo a expulsar o vírus. Também, alguns medicamentos para os sintomas podem ser inseridos no tratamento, ajudando a diminuir dores e febre.
Esse período pode variar dependendo da doença de 24h a 72 horas. Passado o período de incubação do vírus e iniciados os primeiros sintomas da doença, consideramos o período de transmissão médio entre o 3º e o 5ª dia dos sintomas.
No entanto, a possibilidade de transmissão pela tosse, espirros ou fala ainda precisa ser estudada. Além disso, as roupas, roupas de cama, toalhas ou objetos como talheres e pratos contaminados com o vírus por contato com uma pessoa doente também podem ser um meio de transmissão da doença.
O tratamento para a virose envolve aliviar os sintomas e evitar as complicações. Desse modo, caso o indivíduo seja acometido com um quadro virótico, o ideal é hidratar-se com líquidos (água, chás ou sucos de frutas) ou mesmo chupar gelo³. É importante, também, atentar-se à dieta.
Por isso, deve-se evitar beijar, ter contato muito próximo ou com pessoas desconhecidas ou que estejam com sintomas como febre, dor no corpo ou feridas na boca. Também se deve evitar compartilhar o mesmo copo.
Isso ocorre, pois uma infecção viral pode debilitar temporariamente o organismo, criando uma oportunidade para o crescimento bacteriano, levando a uma nova infecção . Quem tem mais viroses?
sintomas característicos: como febre, fadiga, dores musculares, dores de cabeça, dor de garganta e tosse podem sugerir a presença de uma infecção viral.
O principal tratamento para as doenças virais ainda são os remédios para os sintomas. Para a febre e a dor de cabeça, os antitérmicos e os analgésicos (dipirona, Novalgina, Tylenol) são a escolha mais comum. A congestão nasal deve ser tratada com lavagens do nariz com soro fisiológico.
Opte por não dividir objetos de uso pessoal, como pratos, talheres e copos. Evite o contato com a pessoa infectada, mantendo uma distância segura de mais ou menos 1 metro. Vacine-se conforme recomendação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar de comuns, não existem remédios específicos para os vírus que causam esse tipo de infecção. Eles são considerados autolimitados, ou seja, têm um período de sobrevivência no organismo que pode variar de três a sete dias. O recomendado como tratamento para viroses é o repouso e, principalmente, a hidratação.