O tártaro no dente é causado pela deposição de minerais que existem na saliva em uma placa bacteriana, levando a sua mineralização. É mais frequente em pessoas que consomem refrigerantes, doces e carboidratos, como pão ou arroz, e possuem maus hábitos de higiene oral.
O tártaro nos dentes nada mais é que um acúmulo de resíduos alimentares endurecido e calcificado causado pela higienização incorreta. Quando não escovamos os dentes corretamente, uma película de restos alimentares é formada em torno dos dentes e essa película abriga certos tipos de bactérias.
Tudo começa com o acúmulo de placa bacteriana, uma mistura de resíduos de alimentos, saliva e bactérias “ruins”. Quando ela não é completamente removida, fica presa e endurece, formando uma crosta de cor amarelo ou branca: o tártaro.
Higiene oral adequada: A escovação regular, pelo menos duas vezes ao dia, e o uso de fio dental ajudam a remover a placa bacteriana antes que ela se transforme em tártaro. Alimentação saudável: Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e amido, que podem alimentar as bactérias que causam o tártaro.
Os alimentos mais prejudiciais nesse cenário são os açúcares, mas qualquer tipo de resto de comida pode fazer com que a colônia bacteriana cresça, consequentemente aumentando a extensão da placa e o seu consequente endurecimento, formando o tártaro.
É fundamental escovar os dentes após cada refeição usando uma escova com cerdas macias e um creme dental rico em flúor. Também é muito importante escovar a língua porque ela acumula resíduos e prolifera bactérias. Outra medida essencial é usar o fio dental pelo menos uma vez por dia.
O tártaro no dente é causado pela deposição de minerais que existem na saliva em uma placa bacteriana, levando a sua mineralização. É mais frequente em pessoas que consomem refrigerantes, doces e carboidratos, como pão ou arroz, e possuem maus hábitos de higiene oral.
Invista no bicarbonato de sódio. Esse é o método caseiro mais conhecido. ...
Use óleo de coco. Esse óleo vegetal, conhecido por ter várias propriedades benéficas, também é usado para o tratamento do tártaro, por ter ação antibactericida. ...
O que é pior, tártaro ou cárie? O tártaro quando não tratado deixa espaço para que as bactérias trabalhem e danifiquem a estrutura dos dentes. Dessa forma, quando as bactérias do tártaro crescem elas podem desencadear patologias mais graves e dolorosas como é o caso das cáries dentais.
Desse modo, o valor desse procedimento pode variar de acordo com região, clínica e o fato de possuir ou não um plano odontológico. Portanto, o preço da raspagem de tártaro gira em torno de R$ 200 (duzentos reais), podendo variar para cima ou para baixo.
Quando não tratado, o temido cálculo dental pode provocar a formação de cáries que, quando acontece, se não tratada, pode se transformar em um problema dental ainda mais grave. Além disso, o tártaro nos dentes pode afetar a aparência de seu sorriso, já que deixa uma camada amarelada visível mesmo após a escovação.
São esses resíduos que formam a placa bacteriana, um biofilme que serve como alimento para bactérias nocivas. Ela pode ser eliminada facilmente com a escovação, porém, quando a higiene bucal não é feita, dá origem para o cálculo dental, ou seja, se forma o tártaro no dente.
A formação do tártaro ocorre a partir do biofilme bacteriano que, quando acumulado nas superfícies dentárias por um certo período, sofre o processo de mineralização através da deposição dos minerais presentes na saliva.
Esfregue a parte interna (o lado branco) das cascas de limão ou laranja nos dentes por pelo menos dois minutos. As substâncias contidas nas cascas ajudam a tirar o tártaro. Mas use no máximo duas vezes por semana, enxague e escove bem os dentes após, para tirar qualquer resquício de ácido.
O tártaro é uma crosta dura e quebradiça que se forma quando ocorre um acúmulo da placa bacteriana. A melhor maneira de eliminá-lo é através da escovação correta por, pelo menos, duas vezes ao dia. Mas, mesmo que você escove seus dentes muito bem, sempre haverá locais de difícil acesso para limpar.
Além disso, busque uma alimentação saudável, reduzindo o consumo de alimentos ricos em açúcar. O excesso de doces contribui para o crescimento de bactérias na boca. Escolha uma alimentação rica em frutas, legumes e alimentos ricos em fibras, como maçã, cenoura, melancia e pera.
Quando a escovação dos dentes é feita de forma inadequada, não retirando corretamente os resíduos dos alimentos, é formada uma placa bacteriana. Caso essa placa não seja completamente retirada todos os dias, ela endurece até transformar-se no indesejável tártaro.
Cremes dentais para controle de tártaro, como o Colgate® Total 12 Saúde Visível, foram desenvolvidos para remover o máximo de placabacteriana e interromper a formação de tártaro após a escovação dos dentes. Considere esses produtos para toda a família.
Em quanto tempo o tártaro se forma? Em média não existe um tempo pré definido para que o tártaro se forme. Isso irá depender de alguns fatores. Porém, com 12 horas sem escovação, os ácidos gerados pelas bactérias já desgastam alguns elementos do esmalte do dente, entre eles o fosfato.
A maioria dos dentistas geralmente começa com um raspador ultrassônico, que ajuda a remover a placa bacteriana e o tártaro enquanto usa um jato de água para resfriar a ponta do instrumento e enxaguar a boca.
O Tropiclean Fresh Breath é o produto ideal para remover o tártaro dos dentes do seu cão e prevenir o seu acúmulo. Além de ser eficaz, o produto também é seguro para a saúde do seu animal, pois é feito com ingredientes naturais.