Heliotropismo o que significa: Helio significa Sol e tropismo significa movimento. 🟨É uma espécie de relógio interno faz com que o girassol se volte para leste durante a noite.
Afinal, é verdade que o girassol acompanha o sol? A resposta é positiva. O girassol realmente acompanha o movimento do sol, mas existe um motivo para esse movimento, que é conhecido como heliotropismo. O girassol começa o dia sempre virado de frente para o sol, no leste.
O movimento, chamado de heliotropismo, na verdade, só ocorre na fase de crescimento da planta, porque o lado da inflorescência, que não recebe a luz, cresce mais que o lado que recebe luz. É justamente esse crescimento diferenciado que gera a impressão de que o girassol se volta para o sol.
O ciclo de um girassol é sempre o mesmo: todos os dias, despertam e acompanham o Sol como as agulhas de um relógio. A noite, percorrem o sentido contrário para esperar novamente sua saída na manhã do dia seguinte. Mas um dia deixam de fazê-lo, alcançam a maturidade e param com essa movimentação.
Os girassóis procuram a luz do sol mas, em dias nublados, eles se viram uns para os outros buscando a energia em cada um. Não ficam murchos e nem de cabeça baixa. Olham uns para os outros, erguidos, lindos! É a sabedoria da natureza!
🌻 🟡O fenômeno responsável por esse movimento é o heliotropismo, que só ocorre na fase de crescimento da planta. Heliotropismo o que significa: Helio significa Sol e tropismo significa movimento. 🟨É uma espécie de relógio interno faz com que o girassol se volte para leste durante a noite.
O Antigo Testamento descreve o girassol como uma flor que segue o sol, lembrando-nos que devemos seguir a Deus. Nos Salmos, Deus é comparado ao sol, sendo a fonte de vida e luz para nós. O girassol também é um símbolo de fé e serviço a Deus.
A planta não pode ser afetada por chuvas muito fortes ou temperaturas baixas, por exemplo. Por isso, em muitos lugares, o verão é considerado a melhor época para o cultivo de girassol, devido à alta temperatura e à presença de chuva.
DESCRIÇÃO O Girassol é uma planta anual com caule grosso, robusto, erecto, simples e de cor verde médio. Podem atingir alturas de 2-3 m, havendo variedades anãs de 40 cm de altura. As folhas são ovais, opostas, pecioladas, com nervuras bem marcadas, ásperas ao tacto com cerca de 15-30 cm de tamanho.
Como acontece com as plantas chamadas anuais, o ciclo de vida do girassol não ultrapassa 12 meses, a partir das sementes. Cultive-o em vasos ou canteiros com bastante composto orgânico, em local ensolarado, mantendo a terra úmida, nunca encharcada ou seca demais.
Um girassol tem o ciclo de 1 ano, o tempo da semente brotar, crescer, as flores nascerem e morrerem, depois a planta seca e não produz. Para gerar novos girassóis as sementes são retiradas do miolo da flor.
Um deles é a felicidade; suas pétalas amarelas indicam lealdade, calor e entusiasmo, pois transmitem a energia e vitalidade do sol. Também em relação ao sol, o girassol simboliza adoração, pois seu miolo remete a uma cabeça que presta culto ao sol, sempre direcionada a ele.
As cores das suas pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo energia positiva e alegria. Uma passagem da Bíblia nos ensina que assim como o girassol segue o sol, nós devemos seguir a luz de Deus e permitir que a sua glória brilhe em nossas vidas.
Esse movimento ou mudança de orientação de plantas ou animais sésseis em resposta à luz solar é conhecido como heliotropismo. No caso do girassol, o fenômeno do heliotropismo ocorre durante a fase de crescimento da planta.
O girassol se volta para onde o sol estiver, mesmo que este esteja escondido atrás de uma nuvem. Ele está sempre em busca da luz, da vitalidade, da força, da beleza. Saber captar o lado luminoso da vida significa aprendermos a valorizar tudo de bom que já recebemos e também a sermos gratos por isso…
O fruto do girassol é bastante seco, possui formato oblongo, isto é, sua altura é maior que sua largura, achatado, formado por uma casca e, em seu interior, a semente propriamente dita. Dependendo do tipo de girassol, o fruto pode variar de tamanho, cor e também na quantidade de óleo.
O coração amarelo costuma ser usado junto com o girassol (🌻) e tem como objetivo alegrar um tweet ou mensagem. “Um amigo leu que era a cor da amizade e entre nós usamos esse coração”, diz Ruiz.
E há outra particularidade no girassol que poucos sabem: Quando não há sol e ele se encontra fechado numa sala escura com outros girassóis, ele se volta para o girassol mais próximo. E a proximidade dos dois os ajuda a viver por mais tempo ao compartilharem a energia do sol guardada por cada um.
Isso acontece. por meio de um mecanismo chamado de heliotropismo, em que hélio se refere a sol e tropismo a movimento, ou seja, é o movimento da planta guiado pela luz do sol. Esse movimento. somente ocorre na fase de crescimento da planta, porque existe um hormônio chamado de Alcina.
O mistério do girassol foi revolvido por pesquisadores da Universidade Davis, da Califórnia (EUA). O que faz a planta acompanhar a posição do Sol, do leste ao oeste, é um relógio biológico interno sincronizado com o ciclo circadiano, ou seja, que tem 24 horas de duração.
Para Clície, apenas o sol, representando sua paixão por Apolo, importava. Ela passou a acompanhar todo o seu percurso, desde o nascer até o crepúsculo. Assim, seus pés se enraizaram no chão e seu rosto tornou-se uma flor que gira sobre sua própria haste, voltada sempre para o sol, recebeu o nome de girassol.
O girassol nos mostra que nossas atitudes permanecerão vivas, dependendo sempre de nossas atitudes. Por isso, não devemos ser omissos aos obstáculos que aparecem em nossas vidas. Devemos lutar sempre.