A osteoporose é talvez a mais conhecida de todas as doenças ósseas, mas existem muitas outras que não apenas enfraquecem os ossos, mas podem fazê-los se curvar ou deformar. Algumas condições causam até mesmo um aumento do crescimento ósseo levando a uma gama restrita de movimentos e dor crônica.
Quais são os tipos de doenças degenerativas dos ossos?
Neste artigo, você vai conhecer 3 doenças que acometem os ossos, seus sintomas e como você pode se prevenir.
Osteoporose. Segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose, cerca de 10 milhões de brasileiros apresentam algum grau de osteoporose atualmente. ...
As doenças crônicas degenerativas mais frequentes na população brasileira são a doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, demência senil e outras.
A artrose (sinônimos: osteoartrose ou osteoartrite) é a forma mais comum de artrite. Caracteriza-se pela degeneração (ou “desgaste”) da cartilagem entre os ossos e isto pode fazer com que o atrito entre os ossos cause dor. Isto também pode fazer com que a articulação saia de sua posição normal.
Série "Doenças autoimunes: O caminho da inflamação: osso" (episódio 2)
Qual é o nome da doença que enfraquece os ossos?
A osteoporose é uma doença silenciosa causada pela diminuição da absorção ou perda de cálcio pelo organismo. Estes fatores determinam a fragilidade dos ossos resultando em fraturas após queda ou batida de mínimo ou nenhum impacto.
A artropatia degenerativa é uma doença que ainda não tem cura conhecida. Doenças incuráveis devem ser prevenidas. Daí a necessidade de se consultar um médico especialista quando se manifestam os primeiros sintomas da doença.
A osteoartrite ou artrose de joelho é uma doença degenerativa que acomete os joelhos devido à sobrecarga e/ou desgaste da região e que não tem cura, mas com tratamento ideal o paciente pode conviver com o problema e manter sua qualidade de vida.
A síndrome de Gorham-Stout é uma doença que apresenta osteólise idiopática de um osso ou área contígua próxima. A etiologia é desconhecida, sendo uma condição rara, de difícil diagnóstico e tratamento controverso. Acomete pessoas sem distinção quanto à idade e ao sexo.
Essa é uma doença em que as células ósseas não são renovadas de maneira satisfatória, isso causa o enfraquecimento dos ossos, tornando-os suscetíveis a fraturas.
Classificam-se como doenças degenerativas o diabetes, a arteriosclerose, a hipertensão, as doenças cardíacas e da coluna vertebral, além de câncer (cancro), Mal de Alzheimer, reumatismo, esclerose múltipla, artrite deformante, artrose, glaucoma, coluna, cabeça, e membros.
O que quer dizer doença degenerativa óssea e discal?
A Doença Degenerativa do Disco é uma condição crônica e inevitável que está diretamente ligada ao envelhecimento. Quando apresenta sintomas, costuma causar muita dor nas costas e rigidez nos movimentos da coluna. Apesar de não ter cura, o tratamento é muito importante para aliviar e controlar os sintomas.
A osteomielite é causada por um fungo ou por uma bactéria, como a Staphylococcus aureus, que afeta um dos ossos ou mesmo todos os ossos do paciente. Esse fungo e/ou bactéria pode entrar no corpo de diferentes formas, chegando por meio da corrente sanguínea ou mesmo por meio de uma lesão na pele.
Ocorre quando as células ósseas não estão sendo renovadas de maneira satisfatória, ocasionando maior fragilidade e menor espessura óssea. Esta doença acomete principalmente mulheres, porque seus ossos já são naturalmente mais finos. Sintomas: fraturas, dor ou sensibilidade óssea, postura encurvada.
Quem tem doença degenerativa pode se aposentar. É o caso de quem sofre de Discopatia degenerativa. Um detalhe importante é que essa doença degenerativa deve impedir a pessoa de trabalhar com qualidade de vida.
Para concluir, quem tem artrose pode caminhar, mas nem todos têm a indicação. É recomendado realizar um preparo físico antes de iniciar a prática da caminhada. A bicicleta é o exercício seguro e indicado para melhorar essa condição física.
A osteomielite é uma infecção que acomete o osso e que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Esses microrganismos podem provocar a inflamação tanto pelos vasos sanguíneos, já que os ossos são vascularizados, quanto pelo próprio tecido ósseo.
Os resultados mostraram que pacientes com artrose são até 19% mais propensas a morrer de um problema cardiovascular do que o restante da população (incluindo quem não tem a doenças reumatológica).
Como se chama a doença que provoca dores nas articulações?
Artrite e artrose são as doenças de juntas mais conhecidas e, inclusive, muita gente até confunde as duas. Mas vamos entender quais são, de fato, as diferenças. A ARTRITE é, na verdade, uma inflamação nas articulações. Nesse caso, as articulações estão inteiras, mas prejudicadas por lesões ou infecções.
As doenças osteoporose, artrite e artrose não têm cura, mas têm tratamento. O objetivo principal dessas doenças dos ossos é reduzir a perda óssea e a inflamação, diminuir as dores e minimizar o impacto das patologias. É muito importante garantir a qualidade de vida do paciente, para evitar dores e fraturas.
Qual é o nome da doença que deixa os ossos fracos?
A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea, deixando os ossos fracos e porosos. Trata-se de uma doença, inicialmente, assintomática, o que dificulta bastante o seu diagnóstico precoce.
A dor em todo o corpo pode ter diversas causas, podendo estar associada a estresse, ansiedade ou ser consequência de processos infecciosos ou inflamatórios, como gripe, dengue ou fibromialgia, por exemplo.