Peça essencial para identidade e a realeza da Ayabá Oxum. Ferramenta confeccionada em madeira clara, com detalhes pintados a mão nas cores amarelo e dourado e acabamento em verniz brilhoso transparente.
O banho de Oxum contém 7 ervas ligadas à energia do amor incondicional, beleza, exuberância, e criatividade sendo elas: Artemísia, Calêndula, Malva, Erva-doce, Girassol, Colônia, e Melissa.
Ibá de Oxum (em iorubá: Igbá Oṣun) ou assentamento de Oxum como é chamado popularmente pelo povo de santo, são construídos com materiais de porcelana ou louça de cores variada, mas sempre com detalhes na cor amarela e dourada, simbolizando sua ligação e domínio com a gema do ovo.
Oxum Derrota um Exército sem Levantar uma Espada | LENDA DE OXUM
Qual é o instrumento de Oxum?
O Asalato, também chamado de Aslatua, Kass Kass, Kashaka, entre outros nomes, é um instrumento portátil e simples formado por duas pequenas cabaças cheias de sementes, pedrinhas ou contas, unidas com uma corda.
O amarelo-ouro é a cor preferida da orixá e a sua principal característica é a determinação. O difusor da deusa da cachoeira, lagos e rios traz a fragrância Flor de Laranjeira que favorece àqueles que buscam amor, alegria e bom humor.
Seu grande amuleto é uma obra de arte meticulosamente confeccionada, unindo cristal, quartzo rosa, citrino e pirita para criar uma poderosa sinergia de energias. O cristal, representando a pureza e a claridade, se entrelaça com o quartzo rosa, símbolo do amor incondicional.
Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira.
Na Nação Ijexá são cultuados Ogum Avagã, Ogum Onira e Ogum Adiolá. Este último é um guerreiro guardião que trabalha na beira da água a mando de Oxum, Iemanjá e Oxalá. Ogum Avagã tem seu assentamento junto a Bára e Oiá.
Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.
O banho de Oxum contém 7 ervas ligadas à energia do amor incondicional, beleza, exuberância, e criatividade sendo elas: Artemísia, Calêndula, Malva, Erva-doce, Girassol, Colônia, e Melissa.
As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.
Possui notas doces, frescas e sensuais. É a homenagem da Ewé à orixá Oxum. Feito com extratos de plantas como makassá, baunilha, além de derivados da abelha, como o mel e a cera.
Para agradar a Oxum, os melhores presentes que você pode dar são joias em tons de ouro ou ouro puro, bem como espelhos dourados e muitas flores amarelas e perfumes com essência de lírio.
Oxum é frequentemente representada pela cor amarela-ouro e é associada ao Quartzo Rosa devido à sua conexão com o amor, o afeto e a energia amorosa. O Quartzo Rosa é considerado uma pedra que emana vibrações de amor, compaixão, cura emocional e equilíbrio.
Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos. Seus números para sorte: 5, 7, 10 e 16.
Oxum: a rainha das águas doces, também é homenageada no sábado e, no ano, o seu dia é 12 de outubro. Nanã Buruku: orixá da morte, da ancestralidade e da sabedoria, que representa a transformação, a renovação e a conexão com os ancestrais.
O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.