Um ponto bastante importante do exame físico realizado numa suspeita de apendicite é a realização da manobra de descompressão dolorosa. Esta manobra, não é tão simples.
Pacientes com Apendicite procuram se movimentar o mínimo possível devido à irritação peritoneal, então movem-se devagar e com cautela. Quando deitados, assumem uma atitude característica: permanecem em decúbito dorsal com as pernas fletidas (posição antálgica).
A tomografia computadorizada com contraste é muito utilizada para o diagnóstico da apendicite. Isso porque, em caso de exclusão, o exame também pode informar outras causas possíveis para os sintomas. O ultrassom de abdome também pode ser realizado.
O ponto de McBurney, também conhecido como ponto apendicular, é uma região abdominal descrita pelo cirurgião Charles McBurney. Ele encontrou a área exata que, quando comprimida profundamente e descomprimida bruscamente, desencadeia dor no paciente que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo.
Sinal de Blumberg: Dor à descompressão brusca no ponto de McBurney. Pode ser indicativo de apendicite. Sinal de Rovsing: Dor no quadrante inferior direito ao realizar a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdome. Pode indicar apendicite aguda.
SINAIS DE IRRITAÇÃO PERITONEAL SINAL DE BLUMBERG, MURPHY, ROVSING, PSOAS, OBTURADOR
O que é rovsing positivo?
Sinal de Rovsing:
O sinal de Rovsing é um sinal de apendicite. Se a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdômen do paciente resultar em dor no quadrante inferior direito, diz-se que o paciente é positivo para o sinal de Rovsing.
Sinal de Blumberg. O sinal de Rovsing é realizado pela palpação do quadrante inferior esquerdo do abdome, embora o paciente apresente dor no quadrante inferior direito. Assim, caso o paciente sinta dor, é também um indicativo de apendicite. . O sinal do Obturador é feito à flexão e rotação externa da coxa direita.
Contribuição importante foi dada por Guyon, que descreveu a manobra do descolamento do peritônio e da gordura perivesical em direção cranial, expondo desta forma maior área da parede anterior da bexiga, evitando-se a entrada na cavidade abdominal.
O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.
Sinal de Jobert: perda da macicez hepática durante a percussão do hipocôndrio direito, que indica a presença de perfuração de víscera oca em peritônio livre, como na úlcera péptica. Durante a palpação do abdome, há rigidez involuntária com descompressão brusca positiva em todo o abdome (“abdome em tábua”).
A dor começa na parte superior do abdômen ou ao redor do umbigo e depois surgem náuseas e vômitos e então, após algumas horas, a náusea passa e a dor muda para a parte inferior direita do abdômen.
O inchaço abdominal pode ser um indicativo de apendicite, especialmente quando acompanhado de outros sintomas. Este inchaço pode ser resultado da inflamação e do acúmulo de gases no intestino, fazendo com que o abdômen se expanda e fique sensível ao toque.
A ultrassonografia e a ressonância magnética são exames de imagem que conseguem identificar bloqueio no lúmen apendicular, inflamação, outras causas de dor abdominal e apêndice estourado (que é considerado um caso gravíssimo).
Este sinal é caracterizado por uma equimose periumbilical de coloração azul-preta e pode estar associado ao sinal de Grey-Turner, caracterizado por equimose em flancos. Estes achados se devem à drenagem de líquido ascítico hemorrágico ao longo dos planos das fáscias, infiltrando o tecido subcutâneo.
Sinal indicativo de aumento de pressão na porção superior do tórax (tumor do mediastino, por exemplo). Consiste em pedir ao indivíduo para levantar os dois braços para cima da cabeça, de modo a tocarem um no outro.
Conclusões - Nosso estudo mostrou que a manobra BURP foi eficiente em 95,1% dos casos, permitindo visualização do laringe por laringoscopia direta. O tipo de bloqueador neuro- muscular utilizado não influenciou nas condições de IOT.
O sinal de Giordano é a percussão dolorosa da região lombar do paciente, utilizando a borda hipotenar da mão para aplicar um estímulo moderado que normalmente não seria doloroso. Indica a presença de inflamação da cápsula renal.
O teste de phalen é um teste realizado para avaliar compressão do nervo mediano ou síndrome do túnel do carpo. O nervo mediano é um ramo do plexo braquial que inerva a maioria dos músculos flexores superficiais e profundos do antebraço, os músculos da região tenar e dois músculos lumbricais.
A manobra de Muller é uma ferramenta para auxiliar o otorrinolaringologista no manejo do paciente apnéico, porém a sua relevância na avaliação deste tem sido questionada, pois há controvérsias na literatura quanto a sua capacidade de detectar o ponto de colapso da via aérea superior, de predizer o sucesso da cirurgia ...
Elevar a mandíbula com os dedos, pelo menos até os incisivos inferiores estejam mais altos do que os incisivos superiores. Essa manobra levanta a língua junto com a mandíbula, aliviando assim a obstrução das vias respiratórias superiores.
O sinal de Lapinsky corresponde à dor quando se realiza compressão do ceco enquanto a coxa direita é flexionada sobre a pelve. Nessa fase, a infecção da parede apendicular pode causar febre, geralmente menor do que 38°C, e leucocitose.
O sinal de Kehr é um sinal médico de ocorrência de dor aguda no ombro devido a presença de sangue ou outros irritantes na cavidade peritoneal homolateral quando uma pessoa está deitada e com as pernas elevadas. O sinal de Kehr no ombro esquerdo é considerado um sinal clássico de ruptura de baço.