Uma pessoa egocêntrica não consegue demonstrar empatia, ou seja, não consegue colocar no lugar do outro, porque está constantemente ocupado com os seu "eu" e com os seus próprios interesses. Um indivíduo egocêntrico é também egoísta, porque pensa só em si ou pelo menos pensa em si mesmo em primeiro lugar.
Narcisismo, ou também chamado por seu nome completo e técnico de Transtorno de Personalidade Narcisista, é um desvio que afeta a mente da pessoa por completo. Isso quer dizer que o narcisista pensa, sente, percebe-se e interage com o mundo de maneira diferente da maioria das pessoas.
Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica. Além da necessidade de permanecer debaixo dos holofotes, a pessoa egocêntrica se preocupa somente com a sua opinião e não costuma ter capacidade de sentir a dor do outro.
Todo mundo é capaz de citar, em linhas gerais, as características de um egoísta: alguém que só pensa em si mesmo e nas próprias necessidades e se coloca, na maioria das vezes, em primeiro lugar, desconsiderado os demais, mesmo que os magoe.
O que é ser uma pessoa egocêntrica? Uma pessoa egocêntrica tende a ver o mundo apenas a partir de sua própria perspectiva, muitas vezes mostrando desinteresse pelos sentimentos e necessidades dos outros.
O transtorno de personalidade narcisista, conhecido como narcisismo, é um tipo de transtorno de personalidade onde a pessoa tem um senso inflado de auto importância, ou seja, tem uma profunda necessidade de atenção e admiração, e raramente demonstra empatia por terceiros.
Um indivíduo egocêntrico é também egoísta, porque pensa só em si ou pelo menos pensa em si mesmo em primeiro lugar. Ex.: Ele só pensa no seu próprio bem!
Egoísmo, no senso comum, é uma prática de alguém que só pensa em si mesmo e nos próprios desejos, negligenciando as demais pessoas. Para além disso, há contextos em que essa noção é distorcida e usada para fins moralistas, misóginos, racistas.
Os narcisistas grandiosos costumam ser extrovertidos, dominantes e arrogantes. Também têm autoestima elevada, são confiantes e geralmente são felizes. Por outro lado, os vulneráveis são inseguros, tímidos e com baixa autoestima. Geralmente, são ansiosos, mais sensíveis às críticas e podem ter depressão.
Há uma necessidade constante de admiração. Assim, os narcisistas se esforçam para serem bem vistos pelas pessoas do convívio. Costumam fazer coisas positivas para chamar a atenção e serem admiradas. Também tentam difamar ou tratar com um certo desdém uma pessoa ao perceber que ela está sendo elogiada e admirada.
A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.
Como é o relacionamento amoroso com uma pessoa egocêntrica?
Agradar, se preocupar e se sacrificar não é amar. Se relacionar com pessoas com características egocêntricas pode ser muito desafiador. No começo você nem percebe e acha legal ter uma pessoa decidida ao seu lado. Além disso, você está tão apaixonada que nem liga para atender aos pedidos do amado ou da amada.
O egoísmo envolve se preocupar apenas com suas necessidades, sem pensar nas outras pessoas. Muitas vezes é caracterizada como uma preocupação excessiva com os próprios interesses, necessidades e bem-estar, sem consideração pelos outros. Todo mundo é um pouco egoísta às vezes, o que nem sempre é uma coisa ruim.
O Transtorno Obsessivo Compulsivo, mais conhecido como TOC, é uma doença e não uma simples mania. No entanto, consiste na mentalização de regras e obrigações que fazem com que seus portadores obedeçam a atos compulsivos, sejam eles físicos ou até mesmo mentais.
Como se chama uma pessoa que quer tudo do seu jeito?
Quando a pessoa narcisista não recebe a atenção necessária para se sentir valorizada ou saber se está no caminho certo, ela fica insegura. Assim, precisa fazer alguma coisa para ganhar a admiração dos outros, e as suas atitudes podem parecer forçadas ou estranhas.
Como se chama uma pessoa que não assume seus erros?
Como pessoas narcisistas não acreditam que estão erradas, se fazem de vítima quando são confrontadas por suas atitudes. Mesmo que tenham sido o pivô da situação desagradável, elas têm dificuldade para assumir a responsabilidade por suas ações e tomar atitudes para remediar os seus erros.