Embora constituída de inúmeros componentes, a planta Erythroxylum coca apresenta como o seu principal princí- pio ativo, a cocaína, sendo amplamente utilizada de forma recreativa e abusiva como estimulante potente do Sistema Nervoso Central, assim, devido aos inúmeros problemas de saúde e segurança pública vinculados, ...
A coca é uma planta nativa da Bolívia e do Peru, é um vegetal arbustivo. O princípio ativo analgésico contido na coca foi descoberto pelos Incas, desde a época desse povo aos dias atuais a folha dessa planta é tradicionalmente mastigada nas áreas de relevo mais elevado, principalmente nas mediações dos Andes.
Por quê? Porque a folha de coca não é, em si, considerada droga. Na verdade, ela é uma das plantas que podem originar substâncias entorpecentes e/ou psicotrópicas. Ou seja, a folha de coca é uma matéria-prima.
"O refrigerante Coca-Cola não contém cocaína nem nenhuma substância nociva à saúde", afirmou a nota distribuída à imprensa pela multinacional. O mercado brasileiro é o terceiro maior consumidor do refrigerante produzido pela empresa em todo o mundo.
A Coca-Cola é um refrigerante feito à base de noz de cola, uma fruta rica em cafeína e comum na África Ocidental e na Indonésia. A semente também tem função estimulante e relaxante. Ou seja, é para lá de saborosa.
A folha de coca é uma das plantas mais importantes em todo o Peru e em alguns de seus países limítrofes, como Bolívia, Equador e Colômbia. A folha de coca é obtida de um tipo de arbusto que pode crescer até 2,5 metros de altura. Ela tem folhas em forma de elipses de 5 a 7 centímetros.
Mas a mastigação da folha de coca com fins medicinais é um hábito tão antigo quanto a própria civilização inca. Outros alcaloides da coca têm efeitos levemente estimulantes, ajudam a reduzir a fome e participam do processo digestivo, além de mitigar os efeitos da falta de oxigênio em regiões de altitudes excepcionais.
No livro que deve lançar em breve sobre os benefícios da folha de coca, Mamani lhe atribui as seguintes propriedades: afrodisíaca, emagrecedora, analgésica, anestésica, antiasmática, antibiótica, anticancerígena, antidiarréica, antidiabética, antigripal, antivômito, bactericida, cardiotônica, cicatrizante, depurativa, ...
Indicação Biocultural: A planta coca é um arbusto terrícola, que pode alcançar de 1 a 2 metros de altura, amplamente encontrada nas regiões do Peru e Bolívia. A coca é uma das plantas de cultivo mais antigo dos povos da América do Sul.
Urtiga. A urtiga tem uma espécie de pelinho nas folhas. Estes elementos liberam compostos que, em contato com a pele, causam coceira. Além da vontade de coçar, é possível sentir uma queimação na área que entrou em contato com a planta.
O contador de Pemberton, Frank Mason Robinson, foi o responsável por nomear o produto e criar seu logotipo. Robinson escolheu o nome "Coca-Cola" por causa de seus dois ingredientes principais (folhas de coca e nozes de cola) e por ser uma aliteração.
No ano de 1903, o então dono da Coca-Cola, Asa Candler, buscou o químico alemão Louis Schaefer, para que ele produzisse um composto de coca sem cocaína. No mesmo ano, a Coca-Cola eliminou a cocaína de sua bebida e substituiu por cafeína e folhas de coca apenas como aromatizantes.
O refrigerante tem sua venda autorizada em mais de 200 países. E, em cada um deles, sua composição foi aprovada pelas autoridades de saúde. No Brasil, uma análise feita pelo Instituto Nacional de Criminalística em 2000 atestou que não existem substâncias entorpecentes ou psicotrópicas na Coca-Cola.
A cocaína, benzoilmetilecgonina ou éster do ácido benzoico, também conhecida por coca, é um alcaloide, estimulante, com efeitos anestésicos utilizada fundamentalmente como uma droga recreativa. Pode ser aspirada, fumada ou injectada.
Cuba. A Coca-Cola está proibida no país desde 1959, quando a Revolução Cubana atingiu o poder. Antes disso, o produto não apenas era comercializado por lá, como também era fabricado. Apesar disso, nos últimos anos, alguns hotéis possuem o produto, mas apenas para turistas.
Os efeitos produzidos pela bala são de intensa euforia, aumento da auto estima, empatia, sensação de bem estar e de muita energia, intensificação da percepção de sons e cores (como se as cores tivessem sons e sons tivessem cores), além da hipersensibilidade ao toque, dando a sensação de que essas drogas são ...
Contudo, há dois países onde o rótulo Coca-Cola não entra. Cuba e Coreia do Norte são então os dois territórios no Mundo inteiro onde não há comercialização deste produto norte-americano.