Se utilizarmos retrospectivamente a linguagem do “Documento de Aparecida”, Madalena foi a primeira “discípula missionária”. Seguindo a narração do Quarto Evangelho, “Jesus lhe disse: 'Mulher, vai a meus irmãos e dize-lhes: subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
A mãe, pela coragem de tomar a decisão de enviar seu filho para o Palácio do Faraó, escondendo-o da violência do mesmo em relação às crianças nascidas naquele tempo. Miriã, irmã de Moisés, foi considerada a primeira mulher na bíblia a ser chamada de profetiza.
Quem foi a primeira missionária do Novo Testamento?
Nem prostituta, nem esposa de Jesus: Maria Madalena foi a principal testemunha da Ressurreição e “uma líder feminina que entendeu a missão de Jesus melhor do que os discípulos homens”.
Além das mulheres mencionadas nas narrativas bíblicas, há relatos históricos da igreja cristã antiga que muitas delas foram martirizadas por causa da fé que professavam e por anunciarem a fé cristã, dentre elas: Blandina, Perpétua, Felicitas, Potamiena, Valentina, entre outras, mencionadas pelo historiador Eusébio.
Entre os que receberam o anúncio naquela manhã estava Lídia, uma comerciante de púrpura que segundo o Livro dos Atos, teve seu coração aberto pelo próprio Senhor para ouvir o discurso de Paulo. Lídia foi batizada naquele mesmo dia com toda a sua casa, tornando-se uma evangelizadora.
Os missionários recebem a responsabilidade de pregar o evangelho a todas as pessoas, batizando-as e ensinando-as a fazer todas as coisas que o Senhor ordenou (ver Mateus 28:19–20). Os missionários santos dos últimos dias custeiam a própria missão, pregando a mensagem do evangelho em todas as partes do mundo.
Atos 13 conta como Paulo foi chamado para sua primeira viagem missionária. Ele partiu de Antioquia com Barnabé e viajou para Chipre e para uma região que hoje faz parte da Turquia. Muitas pessoas aceitaram sua mensagem, mas outros o consideraram um inimigo e tentaram impedir o trabalho que ele realizava.
A ordem missionária foi dada aos discípulos. No momento da ascensão de Jesus, os discípulos com Ele reunidos, representavam a Igreja na sua vocação e missão no mundo. A ordem missionária foi dada a Igreja hodierna. A Igreja de hoje está ligada à Igreja primitiva, não apenas por suas raízes históricas.
8 E disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas. 9 Enquanto ele ainda falava com eles, chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, porque ela era pastora.
Certas denominações evangélicas autorizam oficialmente a ordenação de mulheres nas igrejas. A primeira mulher batista que foi pastor consagrado é a americana Clarissa Danforth na denominação Batista de Livre Arbítrio em 1815. Posteriormente, outras ordenações de pastoras também aconteceram em várias denominações.
Onde está escrito na Bíblia que a mulher pode ser missionária?
Nós lemos no versículo 12: “Eu não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre homem.” Nesta passagem, Paulo proíbe as mulheres de se envolverem em duas atividades que caracterizam o ministério dos presbíteros: o ensino e o exercício da autoridade.
Em síntese: São Paulo e antigos documentos da Igreja referem-se a diaconisas. Eram mulheres de conduta irrepreensível chamadas a participar dos serviços que a Igreja prestava a pessoas do sexo feminino, principalmente por ocasião do Batismo (ministrado por imersão).
Segundo a Bíblia, o primeiro missionário mencionado é provavelmente Abraão. Ele foi chamado por Deus para deixar sua terra natal e se tornar o pai de uma grande nação. Abraão foi abençoado por Deus e se tornou uma bênção para todas as famílias da terra, espalhando a mensagem de Deus e estabelecendo uma aliança com Ele.
Os missionários são membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que deixam seu lar por 18 meses a 2 anos para servir ao próximo e compartilhar o evangelho de Jesus Cristo.
Lilith foi uma deusa originária da mitologia mesopotâmica associada a doenças e mortes. Diversos povos mesopotâmicos acreditavam nela. Sua lenda influenciou a cultura judaico-cristão, principalmente no início da Idade Média. Nas versões judaicas e cristãs da Alta Idade Média, ela foi a primeira mulher criada por Deus.
Gênesis 29:9 Nova Versão Internacional - Português (NVI) Ele ainda estava conversando, quando chegou Raquel com as ovelhas do seu pai, pois ela era pastora.
Qual foi o primeiro missionário no Novo Testamento?
O Novo Testamento, revela desde seu início um caráter profundamente missionário. Jesus Cristo, o Filho enviado por Deus, foi o primeiro missionário, conforme João 20:21, onde Ele comissionou Seus discípulos a propagar o evangelho.